SóProvas


ID
837871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em relação à análise de risco, às técnicas e aos procedimentos de
planejamento e execução de auditoria, julgue os itens seguintes.

A matriz de achados é uma forma de organização das informações sobre os achados relativos ao planejamento da auditoria. Achados identificados durante a execução da auditoria, mas não listados nessa matriz, não devem constar da documentação de auditoria, ainda que sejam relevantes.

Alternativas
Comentários
  • A matriz de achados é feita durante a EXECUÇÃO da auditoria.

    138. As constatações e informações obtidas durante a execução da auditoria, bem como as propostas de conclusões, recomendações e determinações, são registradas na matriz de achados. Fonte: Manual de Auditoria Operacional do TCU.

  • Qualquer fato significativo, digno de relato pelo auditor, constituído de quatro atributos: situação encontrada, critério, causa e efeito. Decorre da comparação da situação encontrada com o critério de auditoria e deve ser devidamente comprovado por evidências juntadas ao relatório.

  • Errado.

    Como resultado da aplicação dos procedimentos de auditoria, o auditor vai obtendo evidência quanto à conformidade ou não dos procedimentos perante leis, normas e princípios. Quando essas constatações são relevantes tem-se achados de auditoria, cuja análise é realizada mediante utilização da Matriz de Achados, preenchida durante a fase de execução da auditoria. O item apresenta dois erros. A matriz de achados é uma forma de organização das informações sobre os achados relativos à execução da auditoria e os achados relevantes devem constar da documentação da auditoria e listados na matriz

    Professor Marcelo Aragão

  • Tudo errado!

    Na fase de Planejamento, o auditor identifica possíveis achados. Os achados em si só são identificados na fase de Execução, que é a fase na qual o auditor coleta as evidência que podem embasar os achados. 

    Assim, a Matriz de Achados de fato é uma forma organização das informações sobre os achados, mas esses achados são relacionados à Execução da auditoria (e não ao planejamento). 

    Além disso, TODOS OS ACHADOS devem constar na Matriz de Achados. Não faz sentido fazer uma Matriz de Achados se os achados não estiverem lá.

    Resposta: Errado

  • Gab. E

    A matriz de achados é o principal papel de trabalho da fase de execução da auditoria. É o instrumento no qual será lançada a essência dos resultados de fiscalização, além de constituir a essência do que virá a ser o produto final do trabalho: o relatório de auditoria. Atualmente, com o Fiscalis Execução, o TCU emite automaticamente, por sistema informatizado, o relatório de auditoria a partir da matriz de achados. 

    "Os achados não decorrentes de questões de auditoria devem constar, também, da matriz de achados, com o destaque que se referem a “Achados não decorrentes da investigação de questões de auditoria” e considerados nas conclusões e nas propostas de encaminhamento. Tais achados, como os demais, devem estar devidamente sustentados por evidências"

    Fonte: Auditoria Governamental - TCU