-
Gabarito CERTO
A conta de provisão para devedores duvidosos, que hoje é
chamada de provisão para créditos de liquidação duvidosa é uma conta
patrimonial retificadora da conta "clientes" ou "duplicatas a
receber", possuindo natureza credora.
A conta de exaustão, também é uma retificadora do grupo do
imobilizado, é utilizadas para contas como "minas", onde o produto
extraído do solo vai se findando, ou seja, exaurindo-se. Possui natureza credora.
As contas pertencentes ao ativo são de natureza devedora, as
que retificam esse grupo de contas devem ter a natureza inversa, ou seja,
natureza credora.
bons estudos
-
As duas são contas retificadoras do ativo, por isso têm natureza credora.
-
Gabarito certo
-Complementando:
PROVISÃO: É um passivo de prazo ou de valores incertos. O setor jurídico, portanto, vai olhar e dizer: ora, é provável (mais para sim do que para não) que nós percamos esta lide. Todavia, não sabemos qual o valor exato, que pode ou não ser aquele do auto, nem quando será efetuado o desembolso, já que essa pendenga pode durar anos a fio.
EXAUSTÃO: A exaustão é a perda de valor de ativos naturais de uma empresa decorrente da exploração dos mesmos.
-
Gente a questão não está se referindo apenas "provisão". Mas sim "provisão para créditos de liquidação duvidosa". Esta é uma conta RETIFICADORA DO ATIVO, por isso é crédito.
Somente provisão = Passivo
Provisão para créditos de liquidação duvidosa (PCLD) = Ret. do ativo
-
Saldo???? Não seria a NATUREZA? aff . Pensei demais acabei errando...
-
São retificadoras do ativo. Cuidado para não generalizar que toda provisão é passivo, pois a Provisão para Devedores Duvidosos é retificadora do ativo, tendo natureza credora.
-
Gabarito: Certo.
Provisão para Devedores Duvidosos é uma conta que a entidade tem em casa de inadimplência de algum dos clientes. Por tal motivo ela retifica o valor do Ativo. Na pratica é algo do tipo: A entidade tem que receber 500 reais de um cliente, mas o cliente tem um histórico de pagamentos muito ruim, nunca paga, tem vários acordos pra liquidar obrigações e etc. Ela constitui a PDD, que você pode encontrar sendo chamada de PLCD, para se antecipar CASO o cliente realmente não pague. De maneira semelhante, a exaustão acumulada reflete a perda de valor de recursos naturais. Por exemplo, uma floresta tinha um volume inicial e com o tempo sofreu um grande desmatamento. A entidade pode determinar a exaustão com base na quantidade de recurso extraída em relação ao que existia no início do período, retificando, também, o valor do ativo. Como as duas retificam o ativo, possuem natureza credora.
Bons estudos!