-
Gabarito CERTO
Se o sistema adotado é o inventário periódico, no qual é computado o valor dos custos das mercadorias vendidas no final dos períodos determinados, mensalmente, por exemplo. Não se deve fazer registros na conta de estoque de mercadorias entre um período e outro. Caso ocorresse esse registro, seria o inventário permanente e não o periódico.
O sistema permanente é os que se utiliza dos PEPS, UEPS E MPM, já o sistema periódico é os que se vale da equação "CMV = EI + Compras líquidas - EF".
bons estudos
-
Inventário Permanente:
D - Mercadoria / C - Fornecedores
Inventário Periódico:
D - Compras / C - Fornecedores
-
O item está correto. Vejam que o próprio nome estabelece que o inventário é periódico. Apenas na data do balanço é que realizamos o inventário físico. A empresa não faz registro a cada compra ou a cada venda na conta estoques. O inventário periódico é apurado através da conta mercadorias função mista.
-
CORRETO
inventario periódico : contagem no BP , não a controle a cada mercadoria que sai ou que entra , pois a contagem e apenas uma vez no exercício social pela regra !!
---> (CMV e estoque apurados no fim período)
Vantagem:mais prático
Desvantagem: informações só no fim período
inventario permanente: utiliza sistemas de contagem: aqui a controle de todas as mercadorias que saem e que entram na empresa ,logo a movimentação na conta estoque .
--> (CMV e estoque atualizados a cada compra e venda )
Vantagem: informações tempo real
Desvantagem:menos prático
sistemas exemplos ---> ueps , peps , média ponderada[...]
-
CERTO
INVENTÁRIO PERIÓDICO: contabilizado o CMV ao final do exercício, e não entre um período e outro.
-
Apenas na data do balanço é que realizamos o inventário físico. A empresa não faz Registro a cada compra ou a cada venda na conta estoques. O inventário periódico é apurado através da conta mercadorias função mista.
-
Vejam que o próprio nome estabelece que o inventário é periódico. Nesse contexto, apenas na data do balanço é que se realiza a contagem física (inventário físico). Logo, a empresa não faz registro a cada compra ou a cada venda na conta estoques. Normalmente no inventário periódico utiliza-se uma conta de mercadorias com função mista