SóProvas


ID
838450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Com base no disposto no CDC, julgue o  item  que se segue.


O princípio da vulnerabilidade, que, de acordo com a doutrina, se subdivide em dois aspectos, um de ordem técnica e outro de ordem jurídica, está expresso no CDC.

Alternativas
Comentários
  • CDC, Art. 4º A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os seguintes princípios:(Redação dada pela Lei nº 9.008, de 21.3.1995)

      I - reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo;

    A doutrina identifica as espécies de vulnerabilidade: a) técnica; b) jurídica ou científica; c) fática ou econômica; d) informacional. 


  • Com todo respeito (se é que seja possível) a banca, essa questão esta mais para raciocínio lógico ou interpretativa (português)  do que CDC. Só um analfabeto tendencioso diria que o princípio da vulnerabilidade não está expresso no CDC...

  • O princípio da vulnerabilidadeabarca tal conceito, com áreassubdividas pela doutrina – como a técnica, a jurídica e a financeira – pois o consumidor é considerado a parte mais fraca da relação por várias perspectivas. Por tal razão,as espécies de vulnerabilidade a serem abordadas vinculam e direcionam o aplicador do direito a uma normatização mais favorável ao consumidor.

  • Concordo com o comentário da Vanessa.

     

    O consumidor é vulnerável em 04 diferentes aspectos: 1) econômico; 2) jurídico; 3) técnico e 4) informacional.

     

    O que um consumidor comum sabe sobre como funciona um acondicionador de ar? Hehehe

     

    Eu abro o capô de um carro e não sei o que cada parte do motor faz e como tudo aquilo funciona Hehehe

     

    Vida longa à república e à democracia, C.H.

  • E a financeira?

    errado.

  • Viajaram nesse seu segundo erro amigo! Quando estiver subentendido “À MODA DE “ VAI CRASE SIM! MESMO SE TIVER PALAVRA MAIÚSCULA.

    eu colocaria em vez do seu erro o fato do advérbio deslocado faltando vírgula.

  • Não há erro na ausência de crase em "atender as necessidades" pois o verbo Atender possui dupla regência, pode ser tanto VTD quanto VTI, a sua preposição é facultativa. Exemplos:

    Eles atenderam ao pedido dos clientes (VTI)

    Eles atenderam o pedidos dos clientes (VTD)

    Fontes: Professor Fabrício Dutra e inúmeras questões do cespe do verbo "atender" e sua relação com a crase.