SóProvas


ID
83848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando q u e o desenvolvimento capitalista no Brasil
tem promovido a reordenação territ o r ial no campo, julgue
os itens que se seguem.

O crescimento agrícola do país se deu não só pela modernização t e cn o lógica, mas também em função do aumento das terras cultivadas, com a instauração de processos erosivos acelerados e perda de solo.

Alternativas
Comentários
  • Como poderei ter um crescimento agrícola com perda de solo?
  • Eu também tive esta dúvida, Mas notei que o final da questão trata-se das consequências do aumento de terras cultivadas. Então questão CETA.
  • Continuo achando bizarra a questão ter o gabarito "certo". "O crescimento agrícola ... de deu... em função ... da instauração de processos erosivos acelerados e perda de solo". Ok. onde eu vou ter crescimento agrícola em uma área erodida, meu deus?? sem solo? o.O Eu que não iria querer plantar aí. 
  • A questão está certa sim. A CESPE adora formular enunciados complicadíssimos de se interpretar.
  • Vejamos o Cerrado. A agricultura teve um papel crescente em tal ambiente ( diga de passagem, extremamente importante a alguns setores brasileiro). Contudo, acarretou o processo de erosão e mais algumas coisas.

    Óbvio? Pois bem, é isso que a questão colocou.

    Caudilhos chegaram e falaram:

    "Vamos produzir aqui! Soja é a melhor opção para o meu bolso, o solo será prejudicado, mas para mim tudo bem."

    Questão: Certa

  • "O crescimento agrícola do Brasil está intimamente ligado ao desenvolvimento de novas tecnologias modernizadoras da agricultura, mas esses avanços dependiam da necessidade de buscar novos solos cultiváveis, como os do cerrado, uma vez que os processos erosivos ameaçavam o uso das terras férteis do país". (Comentário Prof. Felipe Ferreira Ramos - Como passar no concurso da Diplomacia) Questão 2004. 

  • CORRETO

    Aumento das terras cultivadas, de que fala o enunciado é dado pelo processo de desmatamento, observado o que ocorreu com o bioba do cerrado, que atualmente encontra-se com apenas 20% do que já foi.

    A instauração de processos erosivos acelerados e perda de solo se da pelo processo de monocultura intensiva, cultural da agricultura brasileira que degrada o solo, sem contar o fato da retirada da vegetação original do local, que também influencia para a potencialização dos processos descritos na questão

  • esta questão é digna de receber uma contestação, principalmente quando falamos acerca da correção do solo e de altos investimentos com laboratório (tecnologia) para manejo e cultivo.