-
O examinador retirou este item do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE):
"Na burocracia pública clássica existe uma noção muito clara e forte do interesse público. A diferença, porém, está no entendimento do significado do interesse público, que não pode ser confundido com o interesse do próprio Estado. Para a administração pública burocrática, o interesse público é frequentemente identificado com a afirmação do poder do Estado. Ao atuarem sob este princípio, os administradores públicos terminam por direcionar uma parte substancial das atividades e dos recursos do Estado para o atendimento das necessidades da própria burocracia, identificada com o poder do Estado. O conteúdo das políticas públicas é relegado a um segundo plano. A administração pública gerencial nega essa visão do interesse público, relacionando-o com o interesse da coletividade e não com o do aparato do Estado".
Item certo.
-
Para a administração pública burocrática, o interesse público é frequentemente identificado com a afirmação do poder do Estado. A administração pública gerencial nega essa visão do interesse público, relacionando-o com o interesse da coletividade, e não do Estado.
Fonte: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=hxZqzYz174LJ6l1LVRxZqJKJbk4vKQPNsq1iN0GHjS4~
-
Acho que vi um gatinho rsrs
1 • Q59900 • Prova(s): CESPE - 2010 - AGU - Agente Administrativo
Ver texto associado à questão
Para a administração pública burocrática, o interesse público é frequentemente identificado com a afirmação do poder do Estado. A administração pública gerencial nega essa visão do interesse público, relacionando-o com o interesse da coletividade, e não do Estado.
Certo
-
Embora limitado, este modelo tem uma clara vantagem sobre a administração anterior, separando o público do privado, o politico da administração.
Concentra-se no processo, na criação de procedimentos para gestão do Estado em todas as suas atividades e no controle desses procedimentos.
Por isto, a burocracia é lenta, cara, autoreferida (só olha pra si mesma), pouco orientada para o cidadão
-
Colega Trindade,
São duas questões diferentes. Repare que os enunciados se completam. O examinador apenas copiou e colou fragmento do livro do Chavienatto. As duas questões estão corretas e são uma boa forma para entender a "jurisprudência" da banca.
-
Correto.
É uma administração autorreferida
-
Esta questão afirma que a administração pública burocrática “acha” que o interesse público será o interesse do próprio Estado, por isso exerce seu poder para realizá-lo. Com isso, a máquina estatal termina colocando seus próprios interesses acima dos interesses da coletividade, o que é superado apenas pela visão gerencialista da administração pública.
-
Colega Pedro Silva, bem que vc poderia citar de onde está tirando suas respostas heim. Material do professor Carlos Xavier do Estratégia Concursos. Não é bacana transcrever textos de outras pessoas sem citar a fonte.
-
Burocracia = Ideia de carreira, foco nos processos, afirmação do poder do Estado, crise do Estado, Crise econômica, formalismo...
Administração geral e pública! Idalberto Chiavenato.
- 2.ed. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2008.
-
Questão desnecessária e sem utilidade, sem dizer que a teoria passa longe da prática.
-
Certo.
A Administração Burocrática tem, entre outras, a característica de ser autoreferente. Para ela as ações do governo pautava-se no interesse público, mas esse interesse público não era o interesse da coletividade, mas sim o interesse do Estado.
Somente na Administração gerencial, as ações do governo estarão apoiadas na consecução dos interesses da coletividade.
-
TRADUÇÃO: No contexto da administração pública burocrática, o interesse público NÃO VALE NADA E SIM A afirmação do poder do Estado.
-
A administração gerencial busca mudar a mentalidade existente no modelo burocrático de que o interesse público é o interesse da máquina pública. O modelo gerencial prega que todas as ações devem ter como objetivo satisfazer a sociedade, o cidadão. Ou seja, a prioridade passa a ser satisfazer o coletivo, não satisfazer as necessidades do corpo burocrático. O gabarito é questão correta!
Força nos estudos!
Rodrigo Rennó
-
Quando o examinador diz que o interesse público é frequentemente identificado com o Poder do Estado, quis dizer que o interesse público é o interesse do Estado, como máquina pública. Isso realmente acontecia na Administração Burocrática. Já na administração gerencial, o interesse público é o interesse da sociedade, dos cidadãos.
-
CORRETO
MODELO GERENCIAL: RELACIONA O INTERESSE PÚBLICO COM O INTERESSE DA COLETIVIDADE, E NÃO DO ESTADO.
MODELO BUROCRÁTICO: O INTERESSE PÚBLICO É FREQUENTEMENTE IDENTIFICADO COM A AFIRMAÇÃO DO PODER DO ESTADO.
Assunto que já caiu em questões anteriores.
-
A administração pública burocrática busca romper com o modelo anterior, patrimonialista, pois separa os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do Poder Público para garantir a satisfação do interesse público. Tem como objetivo defender a sociedade contra o poder arbitrário do soberano.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)