SóProvas


ID
838849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da estruturação da máquina administrativa no Brasil, julgue os itens a seguir.


O paradigma pós-burocrático, ao romper radicalmente com o modelo racional-legal, procurou orientar o aparelho do Estado para o cidadão-cliente, fundamentando a gestão no controle dos resultados.

Alternativas
Comentários
  • Errada.
    O modelo gerencial não se desvincula totalmente do burocrático. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada  no modelo anterior, da qual conserva alguns de seus princípios fundamentais, como a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração.
    A diferença fundamental da administração gerencial para a burocrática está na forma de controle. Enquanto a burocrática se preocupava com o controle forma dos meios a gerencial se concentra nos resultados e nos fins pretendidos.
  • Olá,

    Wal, paradigma pós-burocrático e administração gerencial são a mesma coisa, o erro da questão não é esse.
    O comentário do colega Felipe atingiu o ponto nevrálgico da questão, ao dizer que parte da burocracia coexiste na administração gerencial.

    Abraços!
  • Retirei meu comentário colega...  só tentei chegar o mais próximo da explicação.  Obrigado! 
  • É recorrente as bancas afirmarem, erroneamente, que o modelo pós-burocrático rompeu radicalmente com o paradigma anterior, racional-legal ou burocrático, quando, na verdade, possui diversas características do modelo idealizado por Weber e nele está alicerçado.
    Portanto, assertiva ERRADA.

    Abraço a todos.
  • Errado..
    A justificativa, como já exposta, pode ser encontrada  no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado:

    A administração pública gerencial constitui um avanço e até um certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática (racional-legal). Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um  sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental.

    http://www.bresserpereira.org.br/Documents/MARE/PlanoDiretor/planodiretor.pdf
  • O erro da questão está em "ao romper radicalmente".
  • "A Administração Pública Gerencial  constitui um avanço e, até um certo ponto, um rompimento com a Administração Pública Burocrática. Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a Administração Pública Gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. Os princípios como Formalismo, Profissionalismo e Impessoalidade continuam sendo aplicados".
    Trecho do livro "Administração Geral e Pública" da Professora Giovanna Carranza.
    Logo, a questão se torna INCORRETA quando menciona "ao romper radicalmente".

  • O excesso de burocracia que faz mal,pois ela nao vai ser rompida radilcalmente assim do modelo pos-burocratico.

  • Gabarito: ERRADO

    Enfim, é certo que o modelo pós-burocrático não rompeu RADICALMENTE com o modelo racional-legal e com os princípios, isto é, preservou alguns e rompeu com outros. 

    Então oque me dizem desta questão. 

    Q279612 • Questão resolvida por você. •  Prova(s): CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 2


    A administração pública gerencial produziu avanços para a gestão do Estado, tendo sido marcada pelo rompimento com princípios da administração pública burocrática e pela adoção da administração por objetivos.

    Gabarito: ERRADO


    QUESTIONO: 

    O erro está no rompimento ou no emprego do termo ´´administração por objetivos``, que substituiu ´´administração por resultados``. 


    Fiquem com deus


  • O erro está em "radicalmente"

  • ERRADO

    Guardem uma informação "objetiva" que deve se levar para quaisquer provas que tratam dos modelos que fizeram parte da evolução da Administração Geral e Pública (não apenas no Brasil): Nenhum modelo extinguiu por completo o anterior. Não há uma mudança radical e sim uma adequação em busca da melhoria na gestão pública administrativa. Um modelo completa o outro. Tanto é que nos tempos atuais ainda nos deparamos com resquícios do Patrimonialismo.


    Outra informação: cuidado com palavras que abrangem demais a informação dada na questão. Exemplo: radicalmente, totalmente, integralmente, completamente.

  • O paradigma pós-burocrático é o paradigma gerencial de administração pública. Ele não rompe completamente com o modelo burocrático (racional-legal), apenas busca superá-lo para orientar as ações do Estado para a realização da gestão baseada nos resultados.

  • Nenhum modelo de administração rompe totalmente com os preceitos do anterior, havendo sempre uma continuidade, sem que o modelo precedente seja integralmente abandonado. No caso da transição do modelo burocrático para o gerencial, houve um certo rompimento, mas foram conservados, de forma flexibilizada, alguns princípios, como admissão por critérios de mérito, sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, avaliação de desempenho, o treinamento (BRASIL, 1995).

     

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/24107392/modelos-de-administracao-publica

  • ERRADO

     

    O paradigma pós burocrático é uma fase de transição entre a burocracia e o gerencialismo.

     

    1) "Não rompeu radicalmente com o modelo racional-legal,  pois constitui “um meio-termo” entre a gestão pública burocrática e a administração gerencial."

     

    2) "Não tinha como objetivo descartar a administração burocrática, mas sim considerar os aspectos em que está superada e as características que ainda se mantêm válidas como formas de garantir mais eficiência, eficácia e efetividade à Administração Pública."

     

     

    PALUDO,2013.

     

  • ERRADO

     

     

    FCC/TCE-PR /2011

    (A) Os modelos, em seu desenvolvimento, culminam no gerencial, sem que suas formas antecessoras deixem de existir inteiramente. CORRETO