-
CERTO
Departamentalização= maneira de divider, consite na forma de divider as tarefas dentre os departamentos, são esses os critétios:
Ø FUNCIONAL = divisão por função dentro da org. (critério mais usado)
Ø PROJETOS = são as atividades temporárias, execução de projeto.
Ø PRODUTO = diz respeito ao produto, trabalha com vários produtos diferentes entre si.
Ø CLIENTE = a empresa trabalha com vários tipos de cliente.
Ø TERRITORIAL GEOGRÁFICA = cada unidade de trabalho compreende uma região.
Na estrutura matricial há a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização. A mais comum refere-se à fusão entre estrutura por projetos +funcional. Essa estrutura surgiu como resposta às formas tradicionais que não eram tão eficazes para lidar com situações complexas, envolvendo áreas de conhecimento específico e prazos determinados para a realização das atividades.
Assim, a estrutura matricial uniu os dois tipos de departamentalização (funcional e projetos), no intuito de reduzir as desvantagens de cada uma e buscando as características tendentes a ampliar as vantagens dos dois referidos tipos de departamentalização, ou seja elas são as que mais enfatizam a descentralização eo trabalho em equipe, sendo assim, matricial é vantagem e não uma desvantagem.
-
Certo.
A departamentalização matricial tem como principal característica o comprometimento do princípio da unidade de comando existente na estrutura linear. Ela fere a unidade de comando e gera ambiguidade nas relações entre chefes e subordinados.
A estrutura matricial é um tipo de departamentalização híbrido, pois evolui da departamentalização funcional aliada a outra de projetos ou produtos, gerando com isso maior especialização, sendo indicada para projetos específicos.
-
Correto, dica falou em PROJETO, cabe departamentalização matricial.
-
Estrutura Matricial => A estrutura matricial é a utilização simultânea de duas ou mais formas de estrutura sobre os mesmos membros de uma organização. Um aspecto particular da estrutura matricial é a dupla ou múltipla subordinação. É particularmente aconselhável em organizações complexas ou orientadas por projetos como é o caso das organizações aeroespaciais (NASA) ou nas empresas de construção civil de empreitadas de grande dimensão (autoestradas, pontes, etc.).
Características
É uma excelente alternativa principalmente para as organizações que desenvolvem projetos. Multidimensional, por se utilizar de características de estruturas permanentes, por função e por projeto. É permanente, sendo temporários apenas os grupos de cada projeto. Proporciona a empresa condição de flexibilidade e de funcionalidade adequada para atender as mudanças ambientais.
Combina a estrutura hierárquica, vertical, tradicional, com uma estrutura superposta horizontal de coordenadores de projetos. A estrutura matricial é uma solução mista em que normalmente se combinam a estrutura com base em função e projetos.
Fonte. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfnFYAJ/trabalho-completo-estrutura-matricial
-
Estrutura Matricial. A estrutura é uma “celebridade” em concursos! Como diz um professor famoso, “não cai, despenca em provas”! Estas questões, entretanto, não são complexas e vamos ver quais são os pontos pedidos, ok? Estas estruturas são um modelo híbrido, que conjuga duas estruturas em uma só. Normalmente, é um somatório de uma estrutura funcional com outra estrutura horizontal, temporária, focada em projetos. As empresas que atuam com esta estrutura buscam associar as vantagens das duas estruturas, juntando os especialistas funcionais nos projetos mais estratégicos, sempre que necessário. Ela é chamada de matricial porque seu aspecto é parecido com o de uma matriz. Sua criação foi uma tentativa de conciliar em uma estrutura rígida e hierárquica a flexibilidade de uma estrutura temporária. Neste tipo de estrutura, os profissionais estão associados geralmente a um departamento funcional (Marketing, Finanças, Tecnologia, etc.) e são alocados a alguns projetos, sempre que este projeto necessite de alguém com seu perfil. Com isso, você pode estar trabalhando diretamente com seu gerente financeiro, por exemplo, mas também responder ao gerente de um projeto de lançamento de um produto. Terá de cumprir tarefas associadas tanto com seu departamento (processos que já estão em vigor), bem como colaborar com sua especialidade para que o projeto tenha sucesso. Desta forma, a lógica da estrutura matricial é a da autoridade dual. São dois chefes (ou mais) por funcionário, por isso o termo “dual”. Desta maneira, neste tipo de estrutura não existe aquele princípio da unidade de comando. Normalmente, este tipo de estrutura é utilizado por organizações que estão envolvidas com projetos que “pedem” equipes com profissionais com especialidades distintas e possam agregar diferentes qualidades de uma maneira mais ágil. A facilidade em alocar pessoas de áreas diferentes por um período de tempo pode facilitar a troca de informações e um fluxo de comunicação maior entre os diversos órgãos da instituição. • não há unidade de comando na estrutura matricial! Atenção! Outro aspecto fundamental seria o de melhor utilizar as pessoas e recursos, evitando a ociosidade em uma área quando existe muito trabalho em outra área ou projeto.
-
CORRETA.
MATRICIAL :Forma de tentar maximizar as forças das organizações funcionais e por projetos. Os membros se reportam a dois “chefes”: de projetos e funcional. Os membros são alocados parcialmente nos projetos. A comunicação ocorre entre o projeto e a equipe funcional. As equipes fazem o trabalho em acréscimo às horas de trabalho normal do departamento.
-
Curioso...
'Estruturas matriciais combinam a estrutura hierárquica vertical tradicional com uma estrutura superposta, horizontal, de coordenadores de projetos ou produtos'...
Para mim, a questão estaria corretíssima, não fosse a adição do trecho em destaque... não encontrei nenhum material na internet com essa complementação, a não ser os que incluíram essa questão da banca...
-
Com dúvida, o que me levou a errar a questão. :/
A estrutura matricial consiste na junção da departamentalização por funções mais a por produtos ou projetos, certo? Ok, mas a departamentalização por funções é uma horizontalizada.
A questão mencionou uma estrutura hierárquica vertical tradicional, que me levou a pensar na LINEAR.
Alguém poderia explicar esse ponto? Agradeço desde já.
Bons estudos.
-
Também errei a questão por pensar que a estrutura matricial é: a funcional (horizontal) + uma divisional (horizontal). Ao meu entender a funcional é horizontal, não?
Nos materiais de estudos que pesquisei, vertical seria a linear.
Alguém poderia tirar essa dúvida?
Obrigada!
-
Para Taylor, o tipo de organização por excelência é a organização funcional - estrutura hierárquica vertical tradicional. Essa estrutura superposta com outra horizontal (departamentalização) por projetos, por produtos ou por clientes forma a estrutura matricial que, dentre outras, é adequada para organizações que implementam projetos.
-
O q eu pude entender da questao é que, estrutura hierarquica vertical seria a linear (com formação piramidal, superior e subordinado, com linhas diretas e unicas de autoridade.) e a estrutura superposta horizontal seria a funcional ( foca na especialização, divide a autoridade, praticamente todos mandam). A matricial é a mistura das duas e tb trabalha combinando dois critérios ( funcional e projetos e-ou produto). foi isso que entendi e acabei acertando a questao.
-
ESTRUTURA MATRICIAL: Combina a estrutura hierárquica, vertical, tradicional, com uma estrutura
superposta horizontal de coordenadores de projetos. A estrutura matricial é uma
solução mista em que normalmente se combinam a estrutura com base em função e
projetos.
-
Em suma, estruturas matriciais unem o que há de melhor na funcional e na por programas, projetos e serviços. (SANTOS,2006).
-
Pessoal o comentário da daniela bone, tem uma definição quase perfeita para as provas do Cespe!
-
Estruturas matriciais combinam a estrutura hierárquica vertical tradicional com uma estrutura superposta, horizontal, de coordenadores de projetos ou produtos,
coloquei errado pq deu a entender que só pode ser tradicional com horizontal e projetos ou produtos
e o professor fala o seguinte:
Além dessa possibilidade, toda estrutura que combinar dois tipos de departamentalização em um só poderá ser chamada de matricial.
então qualquer que combinar dois tipos e não só vertical e horizontal como diz a questão não???
-
Estruturas matriciais são híbridas: têm a parte vertical, que geralmente traz uma estrutura funcional, e tem a parte horizontal, que geralmente traz uma estrutura por projetos.
Gabarito: CERTO.
-
Rodrigo Rennó diz que:
Estrutura Matricial: § Sua criação foi uma tentativa de conciliar em uma estrutura rígida e hierárquica a flexibilidade de uma estrutura temporária.
A priori errei a questão, mas depois pensei: vai para o caderno.
-
R :: Como dizem Ana Carolina e Seu Jorge: “é isso aí”! Estruturas matriciais são
híbridas: têm a parte vertical, que geralmente traz uma estrutura funcional, e tem a parte
horizontal, que geralmente traz uma estrutura por projetos.
Ela é ótima para organizações que lidam com projetos, como grandes construtoras, pois
consegue organizar setores funcionais e especializados dentro de vários projetos de
obras.
Gabarito: certo.
-
A estrutura matricial, também chamada de mista ou híbrida é a combinação de duas formas de departamentalização a funcional com a departamentalização de produto ou projeto - na mesma estrutura organizacional. Possui um esquema participativo e flexível, pois depende da colaboração das pessoas envolvidas e enfatiza o interrelacionamento de especialidades. A estrutura funcional enfatiza a especialização, mas não enfatiza o negócio, enquanto a estrutura de produto/projeto enfatiza o negócio, mas não enfatiza a especialização de funções.
O desenho matricial permite satisfazer duas necessidades da organização: especialização e coordenação.
Já Maximiano (1986, p. 168), neste modelo ideal, o especialista tem compromissos funcionais em seu departamento e ao mesmo tempo está envolvido em um ou mais projetos, ou seja, cada departamento oferece, por meio de seus especialistas, determinada contribuição técnica para a realização dos projetos. Estes especialistas, portanto, ficam numa posição de dupla subordinação: estão subordinados ao gerente de seu departamento e, simultaneamente, ao coordenador do projeto.
Para Cury (2010), as características da estrutura matricial são: ser multidimensional; permanente; adaptativa, portanto, flexível; resultado da combinação da clássica estrutura vertical funcional tradicional com uma estrutura horizontal de coordenadores de projetos/produtos; e trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores.
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03