SóProvas


ID
838879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca das convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, julgue os itens que se seguem.


Assim como a estrutura organizacional do setor privado, a administração pública também apresenta uma estrutura verticalizada, burocratizada e flexível.

Alternativas
Comentários
  • Burocrática e Flexível são contrapostos, por isso o item está ERRADO.
  • ERRADA


    Assim como a estrutura organizacional do setor privado, a administração pública também apresenta uma estrutura verticalizada, burocratizada e flexível.


    ADM BUROCRÁTICA = RIGIDA E INEFICAZ 
    ADM GERENCIAL = FLEXÍVEL E EFICIENTE 

  • Quanto à estrutura: A administração pública tem sua estrutura mais verticalizada e burocratizada, enquanto a gestão privada tende a ser mais horizontalizada e flexível.
  • Ao meu ver a questão erra do início ao fim. Não podemos afirmar que a estrutura das empresas do setor privado é verticalizada e/ou burocrática. O modo como a empresa será gerenciada depende de inúmeros fatores. Uma empresa de pequeno porte se encaixa melhor na estrutura burocrática. Já uma empresa de grande porte tende a ter administração gerencial, com maior autonomia de seus colaboradores. E como já explicado pelos colegas anteriormente, burocracia se caracteriza pela rigidez, não compatibilizando com o conceito de flexibilidade.
  • Essa questão está errada mesmo ? quer dizer que a administração não pode ser verticalizada, burocratizada e flexível em sua estrutura concomitantes ? apesar dos bons comentários dos colegas, fico com minha dúvida no ar, alias eu DISCORDO da resposta certa ser a ERRADA DA QUESTÃO... será que poderia a administração ser burocrática em alguns pontos e flexível em outros ? então vejamos...

    Se na gestão burocrática foca nas tarefas, normas e impessoalidades com um controle baseado de desconfiança prévia no empregado.

    e na gestão gerencial foca nos resultados, pessoas e com controle baseado na confiança e na descentralização das responsabilidades. (Flexibilidade)

    Acredito que a resposta teria que estar CERTA, pois com essa transição de burocracia para a gerencial, a administração atualmente trabalha com os dois modelos e é tanto que, mesmo obedecendo um sistema burocrático de trabalho, os administradores possuem margem de liberdade para sua boa execução das funções.


    Se alguém discordar de mim, favor deixar um recado pra mim, para que eu possa acrescentar o conceito de vocês e que será de valor pra mim...

    E espero ter ajudado também... :)

    Vamos estudar com amor e fé !!

  • Concordo com o colega que "burocrática e flexível", são contrapostos, mas poderá cumular os dois sistemas em qualquer das organizações, tanto na privada, quanto na pública.

    Com o intuito de diminuir corrupção e nepotismos - burocrática; e tornar mais eficiente -flexível.



  • A priori considerei a questão como certa, mas depois, analisando bem, cheguei a conclusão de que o erro da questão está em comparar a estrutura organizacional do setor privado como burocrática......quando na verdade essa estrutura é gerencial (flexível).  O restante está correto, pois a administração pública é pautada numa estrutura burocrática  e flexível.

    Foco, Força e Fé!! E o Acre existe!! rsrs. 

  • o principal problema dessa questão, ao meu ver, é q ela exige mto da nossa atenção. por conta da maioria da questões seguir uma estrutura semelhante, estamos condicionados a dar por correta a 1a parte da questão e só começar a procurar erro a partir da 2a. 

    sobre essa questão, a 2a parte está correta: a adm pública apresenta, de fato, uma estrutura mais burocratizada e verticalizada, mas NÃO flexível (de acordo com meus materiais); só q a questão dá alcance dessas características ao setor privado, q é menos burocratizado, flexível e com uma estrutura horizontal

  • Pública: verticalizada (ok), burocratizada (ok) inflexível (não há flexibilidade na adm pública).

    privada: horizontalizada, desburocratizada, flexível.

  • O Acre existe e eh bom de se conhecer...rs


  • Gabarito: ERRADO.

    Resolução: 

    Estão havendo algumas confusões nos comentários. Os erros estão em:

    (...) a administração pública também apresenta uma estrutura verticalizada, burocratizada e flexível.

    Isso não se dá simplesmente por conta das definições de Burocrático (rígido) e Gerencial (flexível). Vejam:

    Da crise fiscal passamos à crise de gestão do Estado, uma vez que a percepção dos cidadãos sobre a disponibilidade de serviços públicos se deteriora gradativamente, à medida que o Estado perde a capacidade de realizar suas funções básicas, e não consegue acompanhar as pressões crescentes por mais saúde,educação, segurança pública, saneamento, etc…

    Essa crise de gestão implica na tentativa de superar as limitações do modelo de gestão vigente até então, conhecido como “modelo burocrático”, transformando-o em algo novo, mais parecido como o modo de gestão do setor privado, conhecido na área pública como “modelo gerencial”.

    Nessa nova perspectiva, busca-se o fortalecimento das funções de regulação e de coordenação do Estado, particularmente no nível federal, e a progressiva descentralização vertical, para os níveis estadual e municipal, das funções executivas no campo da prestação de serviços sociais e de infra-estrutura.

    Mudou de um tipo de administração pública burocrática, rígida e ineficiente, voltada para si própria e para o controle interno, para uma administração pública gerencial, flexível e eficiente, voltada para o atendimento do cidadão, melhorando a capacidade do Estado de implementar as políticas públicas, sem os limites, a rigidez e a ineficiência da sua máquina administrativa.



    Referência: APOSTILA ONLINE "ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA" - PROF CARLOS RAMOS

  • Entendi que a estrutura do Estado não é flexível, pois para a criação de órgãos e entidades existe uma necessidade legal a ser suprida.

  • mas o cespe vai pela regra da necessidade de criar cargos/orgaos via lei. entao nao eh flexivel.

  • Essa CESPE sei não viu!!! Como pode existir o conceito de "não flexibilidade" na Administração Pública Brasileira... Se fosse assim, os cargos de Direção, Chefia e Assessoramento não seriam de livre nomeação e exoneração... Sem esquecer que o DAS são cargos que são escolhidos discricionariamente pelo governante...


  • Samuel está correto


  • Eu imagino a cara do ser humano que formula algumas questões do Cesp. Eu juro que imaginei, tipo, o Dolinho do Face, com aquele sorrisinho chato no rosto...

  • Assim como a estrutura organizacional do setor privado, a administração pública também apresenta uma estrutura verticalizada, burocratizada e flexível.Questão:

    Primeiro erro, a estrutura organizacional so setor privado não é unica, depende do tamanho da empresa, dos objetivos de expansão, pode ser em rede e todas as estruturas comumentes citadas em questão.

    A administração pública, concordo que pode ter uma "cara", verticalizada, hierarquica e flexível ao ponto que a lei permite.

    Pegando o exemplo de um orgão qualquer, o diretor pode nomear chefes e modificar a estrutura ao ponto de renomear setores e competências, mas mesmo assim, o modelo burocratico é a feição da administração pública. Lembre-se das poucas possibilidades de licitação, os orgãos serem preenchidos por concursos etc.

    com isso, questão errada.

     

     

  • ADM pública:

    Inflexivel 

    verticaliza

    burocrática

     

     

    ADM privada

    Flexivel 

    horizontalizada

    desburocrática

  • Se é burocratica então não é flexivel...

  • Nunca uma organização, seja ela, pública ou privada, que apresentar o sistema burocrático vai ser flexível.

  • ERRADO

     

    PENSEI CONFORME O COMENTARIO DE Ilanna Silva

  • So eu que estou estudando para concurso por aqui ou tem mais alguém? rsrs

  • ERRADO

     

    1º Uma estrutura burocratizada não vai ser flexível, pois se prende a regras e regulamentos,

    2º Nas organizações privadas, a tendência atual é a horizontalização e a flexibilidade.

    3º A administração pública é burocratizada, rígida e verticalizada.

     

  • QUESTÃO ERRADA

     

    Uma das divergências entre a Gestão Pública e a Gestão Priva é:

     

    Estrutura - Gestão Pública: verticalizada, rígida e burocrática.

                    - Gestão Privada: horizontalizada, flexível e desburocrática.

  • Flexível não!

     

  • DIFERENTE  da estrutura organizacional do setor privado, a administração pública também apresenta uma estrutura verticalizada, rígida e burocrática

  • ERRADO

     

    Estaria correta se não estivesse a palavra ''flexível'', tal palavra se enquadra no setor privado. 

  • Ainda estaria ERRADA, Magda Alves, pois na questão fala "Assim como a estrutura organizacional do setor privado", não, no setor privado é FLEXÍVEL, HORIZONTALIZADO e não burocrático e vertical, como alguns colegas falaram. 

     

     

  • se é borucrática, não pode ser flexível

  • A palavra flexibilidade não combina com estruturas burocratizadas e verticalizadas.

     

    É a estrutura horizontal que é mais flexível.

     

    Além disso, essa estrutura está presente nas organizações privadas.

     

    No setor público, temos organizações verticais e menos flexíveis.

     

    by neto..

  • Burocratizada e flexível? Se é rapadura, não é mole.

  • A flexibilidade, até o momento, ainda encontra-se restrita à esfera federal, onde já se vêem traços mais fortes do modelo gerencial de administração mas, em geral, considera-se que a adm pública ainda é rígida e burocrática!

  • Flexível não! Rígida.

  • Não tô entendendo essa.

    Na matéria de empreendedorismo governamental o que mais tem são questões sobre como a ADM Pública se distancia da burocracia. Até mesmo nas questões de gestão de qualidade e excelência.

    E agora a ADM Pública voltou a ser burocrática??

    Alguém explica?

    Segue uma Questão:

    As últimas mudanças percebidas na gestão pública consistem na presença de um governo empreendedor, que se distancia do modelo burocrático tradicional ao estimular a ação e a parceria com a sociedade.

  • A finalidade principal do setor público é a de prestar serviços à sociedade em prol do bem-estar comum, ou seja, atender com eficiência as demandas dos cidadãos (política de qualidade - excelência no atendimento). Dito isto, a ação governamental é difícil, complexa com menor autonomia, em relação ao setor privado, em que sua ação é menor, flexível e tem maior autonomia. Afinal, a administração privada preocupa-se apenas com o bem-estar dos seus negócios, e foca apenas nos seus problemas.

  • Mesmo com o modelo Gerencial, o qual perdura até os dias de hoje, ainda a gestão pública trabalha com muitos procedimentos burocráticos, pois os atos administrativos são pautados nas normas legais, por isso quando se fala de burocratizados, trata- se de rigidez, e não flexível.

    Logo questão ERRADA

  • Estruturas :

    Setor público : em geral é vertical ,burocrática e rígida .

    Setor privado : horizontal e flexível.

    Obs : vertical e flexível não combinam....

    Fonte : meus resumos.

  • ERRADO

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre a estrutura organizacional da administração pública.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Segundo Meirelles (1989), “a administração pública é o aparelhamento do Estado, estruturado com vistas à realização de seus serviços, para a satisfação das necessidades coletivas".

    Cabe ressaltar que as organizações públicas possuem as mesmas características básicas das demais organizações privadas, contudo possui algumas especificidades, como o interesse público como ponto principal.

    A estrutura pública possui sua estrutura mais verticalizada e burocrática, diferentemente do que o ocorre na estrutura privada. Pois essa detém mais flexibilidade e sua organização é horizontal.

    Outra diferença entre os dois setores é que a administração pública é pautada pelos princípios constitucionais (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência), mas o setor privado não. Pois a gestão privada poderá realizar tudo que não estiver proibido em lei, diferente do gestor público que só pode fazer o que está autorizado em lei.

    Ante o exposto, a questão está ERRADA, uma vez que o setor privado possui como características a horizontalidade, flexibilidade e a desburocratização. Já o setor público possui como aspectos: a centralidade e a burocracia.


    Fonte:

    MEIRELLES, Hely Lopes. A administração pública e os seus controles. Revista Direito Administrativo. Rio de Janeiro.


    Gabarito do professor: ERRADO.