SóProvas


ID
838984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da determinação de preços e das quantidades de equilíbrio, conforme o tipo de estrutura de mercado, julgue os itens subsequentes.


Em competição perfeita, a quantidade e o preço de equilíbrio são estabelecidos quando se iguala a receita marginal ao custo marginal de produção de determinado bem.

Alternativas
Comentários
  • Não devemos considerar o lucro"justo" pelo produto?
    Ou seja, a receita tende a ser levemente maior que o custo para se estabelecer uma competição perfeita.
    Alguém poderia me ajudar?
  • Em mercados de concorrência ou competição perfeita temos um caso particular de equilíbrio, pois a demanda é constante. Assim o equilíbrio é dado quando o Preço se iguala ao Custo Marginal, ou seja, P = CMg.
    Não entendi como a CESPE considereu esta assertiva como VERDADEIRA!!

  • Acho que, em concorrência perfeita, a Rmg=P pois, como as empresas são tomadoras de preço o ganho de se produzir uma unidade adicional de produto é exatamente o seu valor, que é exógeno (não pode ser definido pelo produtor). Talvez por isso tenha sido considerada Verdadeira.
  • Pessoal, é verdadeira sim.
    No equilíbrio, Rmg = P e Cmg = P, portanto, Rmg=Cmg.
  • Na verdade, em qualquer mercado o equilíbrio ocorre quando Cmg=Pmg... a diferença está no preço praticado por cada um desses mercados.

    Perfeita
    Equilíbrio: Cmg=Rmg
    Preço: P=Cmg=Rmg (ou seja, o preço é exatemente igual ao custo marginal que por sua vez é igual a receita marginal).


    Monopólio
    Equilíbrio: Cmg=Rmg.
    Preço: P>Cmg (e é exatamente isso que faz com que o mercado monopolizado é inficiente economicamente).
  • O preço pode até ser determinado assim (Rme=Rmg=p=Cme=Cmg), porém, o quantidade dependeria de como está disposta a curva de demanda.
  • Em concorrência perfeita, no curto prazo, p=cmg. No longo prazo, rmg=cmg.
  • Diego,

    O lucro econômico na concorrência perfeita é zero.
  • Nessa questão caberia recurso...

    Em mercados perfeitamente competitivos não há determinação de preço (o preço é dado pelo mercado), há apenas determinação da quantidade produzida pelo produtor. Como o preço de mercado é igual a receita marginal (RMg) que o produtor obtém de uma unidade a mais vendida, ele irá definir sua produção igualando seu custo marginal  (CMg) ao preço.

    Só lembrando:

    Em mercados competitivos: P = RMg = RMe

    Condição de max. de lucro: P = CMg

  • A condição de maximização de lucro, em qualquer estrutura de mercado, é a igualdade entre receita marginal e custo marginal. Mais especificamente, em concorrência perfeita a receita marginal é simplesmente o preço, já que o preço não se modifica, logo o nível ótimo de produção se situa onde o preço é igual à receita marginal e ao custo marginal P=Rmg = Cmg.


    Gabarito: Correto.





  • Euclides,

     

    Acho que acabastes confirmando que a afirmativa era verdadeira (e que portanto não caberia recurso) quando dissestes: "preço de mercado é igual a receita marginal (RMg)" e "irá definir sua produção igualando seu custo marginal  (CMg) ao preço".

     

    Perceba que a afirmativa dizia "a quantidade e o preço de equilíbrio são estabelecidos quando se iguala...", ou seja, não se afirmava quem estabeleceria a quantidade e o preço, sendo perfeitamente plausível se entender que um será estabelecido pelo produtor e outro pelo mercado.

     

    Bons estudos!

     

  • Correto!

              Mas isso vale não apenas para competição perfeita.

              As firmas otimizam o lucro igualando receita marginal e custo marginal.

              Estando elas nos seus pontos de ótimo, as forças de mercado levam ao preço e à quantidade de equilíbrio.

    Resposta: C

  • Mas isso vale não apenas para competição perfeita.

       As firmas otimizam o lucro igualando receita marginal e custo marginal.

       Estando elas nos seus pontos de ótimo, as forças de mercado levam ao preço e à quantidade de equilíbrio.

    Resposta: C

  • # Equilíbrio: A firma individual deve escolher o nível de produção para o qual a receita marginal, o custo marginal e o preço sejam iguais. 

    • Maximização de lucro RMg = CMg = p

    Q12327 ⇒ Em concorrência perfeita, o preço é igual à receita marginal, mas inferior ao custo marginal, ou seja, P = RMg < CMg.(ERRADO)

    Q791575 ⇒ Na concorrência perfeita é possível maximizar o lucro quando o preço de mercado do produto é igual ao custo marginal.(CERTO)

    Q38359 ⇒ Em um mercado de concorrência perfeita, os produtores maximizam seu lucro quando o preço de mercado do produto é igual ao custo marginal. (CERTO)

    Q729605 ⇒ Considerando um mercado em concorrência perfeita a receita marginal das firmas é uma constante, igual ao preço de mercado.(CERTO)

    Q279659 ⇒ Em competição perfeita, a quantidade e o preço de equilíbrio são estabelecidos quando se iguala a receita marginal ao custo marginal de produção de determinado bem.(CERTO)

    # Encerramento: A  firma  competitiva  deve  encerrar  suas  atividades  sempre  que  seus  custos variáveis médios forem superiores ao preço de mercado de seu produto. 

    Q435542 ⇒ Se uma empresa em concorrência perfeita se defrontar com a situação em que o preço de mercado seja superior ao custo variável médio e obtiver, assim, lucro negativo, ela deverá encerrar suas atividades.(ERRADO)

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Questões do QC / Celso Natale - Estratégia

    MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA:

    # O fato é: a empresa maximiza o lucro no ponto onde a Receita Marginal é igual ao Custo Marginal

    Q1228546 ⇒ A regra de maximização de lucro em que a receita marginal é igual ao custo marginal mostra-se válida para todas as empresas, sejam elas competitivas ou não.(CERTO)

    # Mercado em concorrência perfeita é chamado de mercado competitivo, e as empresas que atuam nesse mercado são chamadas empresas competitivas

    1 Características: 

    1.1 - Demanda da firma é infinitamente elástica

    Q116801 ⇒ Em uma economia competitiva, todos os consumidores e produtores agem como tomadores de preços e, portanto, suas respectivas funções de demanda e de oferta são infinitamente elásticas.(CERTO)

    Q994513 ⇒ Na concorrência perfeita, a demanda individual da firma é horizontal. (CERTO)

    1.2 - Tanto os consumidores quanto as firmas são tomadores de preços.

    1.3 - Homogeneidade dos produtos

    Q994512 ⇒ Os bens são homogêneos na concorrência monopolística.(ERRADO)

    1.4 - Liberdade  de  entrada  e  saída

    Q917721 ⇒ Quando o mercado é perfeitamente competitivo, as firmas oferecem um produto homogêneo, são tomadoras de preço no mercado, defrontam-se com demandas perfeitamente elásticas e têm total liberdade para entrar ou sair desse mercado.(CERTO)

    OBS.: Essas características são suficientes para a classificação de um mercado em concorrência perfeita? NÃO! 

    Q460217 ⇒ Em determinado mercado, a existência de grande número de compradores e vendedores, a homogeneidade dos produtos e a existência de informação completa acerca do preço do produto são requisitos insuficientes para a classificação desse mercado como de concorrência perfeita.(CERTO)

    # Consequência de um mercado de concorrência perfeita: ÚNICO PREÇO DE EQUILÍBRIO

    Q930266 ⇒ A consequência direta dos pressupostos de produto homogêneo, informação completa e livre entrada e saída de agentes pequenos e numerosos em um mercado de concorrência perfeita é um único preço de equilíbrio por todo o mercado do produto em questão, a menos que haja choques que possam produzir abalos temporários. (CERTO)

    CONTINUA....

  • José Humberto | Direção Concursos

    01/04/2020 às 21:46

    Correto!

              Mas isso vale não apenas para competição perfeita.

              As firmas otimizam o lucro igualando receita marginal e custo marginal.

              Estando elas nos seus pontos de ótimo, as forças de mercado levam ao preço e à quantidade de equilíbrio.

    Resposta: C