SóProvas


ID
838990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da determinação de preços e das quantidades de equilíbrio, conforme o tipo de estrutura de mercado, julgue os itens subsequentes.


O fato de o monopolista definir o preço de seu produto diferenciando-o para cada grupo de consumidores em mercados diferenciados, de acordo com a elasticidade-preço de cada um, configura a denominada discriminação de preços de segundo grau.

Alternativas
Comentários
  • "O fato de o monopolista ...de segundo grau."
    Nesse caso, é de TERCEIRO grau. Retirado desse artigo http://www.fals.com.br/revela12/artigo5_VII.pdf:
    "A discriminação de primeiro grau envolve o estabelecimento de preços diferentes para  cada unidade consumidora. Essa prática é chamada de discriminação perfeita, e também  pode ser  difícil de ser  operacionalizada, a não ser que se  tenham poucos consumidores. Cada unidade é vendida ao consumidor a seu preço de reserva com o objetivo de capturar todo o excedente do mesmo. Assim o lucro do ofertante é maximizado pela extração de todo o excedente do consumidor. A discriminação de preços de segundo grau está relacionada com a quantidade comprada do bem. O preço do produto varia de acordo com a quantidade do lote adquirido pelo consumidor. A discriminação de preços de terceiro grau é o estabelecimento de diferentes preços a grupos de consumidores diferentes. É a forma de discriminação mais comum utilizada pelas empresas".
    Resumindo:
    1o grau: a empresa "entra" na sua cabeça, descobre exatamente quanto você está disposto a pagar, e cobra de você esse preço. Exemplo: algumas bandas (as pioneiras foram NIN e Radiohead) vendem CDs no formato digital com a ideia de "pague o quanto você acha que vale". 
    2o grau: se você comprar grandes quantidades, provavelmente conseguirá um desconto. Exemplo: fazer o rancho no atacado ou comprar produtos que sejam do tipo "pague 10 e leve 12".
    3o grau: a empresa cobra preços diferentes de grupos diferentes. Exemplo: vejam as passagens de ônibus: estudante paga meia, crianças e idosos não pagam, e todo o resto paga inteira.
  • Discriminação de preços é a prática de cobrar preços diferentes pelo mesmo produto.

    Para que a discriminação de preços seja eficaz, é necessário que a empresa seja capaz de identificar os diferentes consumidores, e de lhes cobrar preços diferentes e os consumidores não tenham a possibilidade de fazer arbitragem (os consumidores aos quais o produto é vendido a um preço mais baixo não o podem vender aos outros). A pratica de discriminação de preços se assemelha um pouco ao Dumping.

     

     

    Discriminação de preços

    A discriminação de preços pode ser subdividida em graus. São eles:

    Primeiro grau.

    Em geral, é o fato de cobrar preços diferentes para demandas diferentes, assim, maximizando os lucros através da venda pelo maior preço que o consumidor está disposto a pagar. É uma tática complexa, pois é necessário conhecer exatamente o perfil de cada consumidor, para assim distinguir o quanto ele deseja pagar.

    Os exemplos mais próximos podem ser vistos nos valores cobrados por consultoria (econômica, jurídica, médica...) e vendedores que recebem comissão sobre o valor vendido.

     

    Segundo grau

    São casos nos quais são cobrados valores diferentes para quantidades diferentes, assim, atraindo demanda para grandes volumes e onerando pequenas quantias. A famosa economia de escala.

    Não é difícil identificar exemplos dessa tática, que pode ser vista com frequência em supermercados, loja de roupas e lanchonetes. O famoso compre 3 leve 1 ou o compre 3 e ganhe desconto

     

    Terceiro grau

    É a tática de separar os consumidores por grupos (segmentação do mercado), facilitando assim, a diferenciação da demanda. Preços diferentes para grupos diferentes.

    São exemplos presentes no nosso cotidiano: descontos para estudantes e/ou idosos; separação entre classe executiva e classe econômica; ou diferenciação dos consumidores por idade, como maiores de 18 anos e menores de idade.

  • A divisão do mercado em grupos de consumidores, cobrando preços diferentes de cada um deles, configura discriminação de preços de 3º
    grau.

    Foco e Fé!!! Vem ANP!!!

  • ERRADO.

    A diferenciação por grupos de consumidores corresponde a Discriminação de 3 grau.

  • Errado!

    A discriminação de preços de SEGUNDO grau ocorre quando o monopolista cobra preços diferentes dos consumidores de acordo com a quantidade de produto comprada (leve 3, pague 2).

    A discriminação de preços que consiste na diferenciação de dois ou mais grupos de consumidores com diferentes elasticidades-preço da demanda é a de TERCEIRO grau.

  • Jetro Coutinho e Paulo Ferreira | Direção Concursos

    09/12/2019 às 17:30

    Errado!

    A discriminação de preços de SEGUNDO grau ocorre quando o monopolista cobra preços diferentes dos consumidores de acordo com a quantidade de produto comprada (leve 3, pague 2).

    A discriminação de preços que consiste na diferenciação de dois ou mais grupos de consumidores com diferentes elasticidades-preço da demanda é a de TERCEIRO grau.