SóProvas


ID
839023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) desenvolveu uma interpretação própria sobre o desenvolvimento econômico latino-americano, apresentando propostas para acelerar o crescimento dessa região. Considerando essas informações, julgue os itens de 91 a 93, referentes à CEPAL e à teoria de vantagens comparativas.


A CEPAL exerceu influência sobre a política econômica brasileira, especialmente com sua tese acerca da deterioração dos termos de troca.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Raúl Prebisch, o intelectual da CEPAL de maior destaque, foi o grande defensor da "industrialização a qualquer custo" na América Latina.

    Para tanto, ele se baseava na deterioração dos termos de troca. Esta tese diz que as commodities tem maior elasticidade-renda que os bens industrializados. Portanto, com o tempo, os países de terceiro mundo deverão exportar cada vez mais commodities para importar a mesma quantidade de bens industrializados.

    Foi nesta teoria que se baseou o processo de substituição de importações brasileiro, de 1940 à 1980, que, embora com diversas falhas, atingiu relativo sucesso.