-
Errei a questão porque na minha visão não substituiu, e sim reduziu consideravelmente o uso do telegrama
Correio Eletrônico
8.1 Definição e finalidade O correio eletrônico (“e-mail”), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.
-
Alternativa: CORRETA
O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos como meio de urgência. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
O telegrama, por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm#_Toc26002119
-
Em relação ao comentário do Jorge Eduardo, se você analisar um pouquinho melhor, substituir não significa necessariamente extinguir o outro documento... O telegrama foi substituído pelo e-mail,mas ele ainda é usado em alguns poucos casos... Ou seja, ele substituiu e ao mesmo tempo, como o JE mesmo frizou, reduziu bastante o uso de telegrama. Em suma: Hoje, ao invés de enviar telegrama, se envia e-mail, mas em alguns poucos casos em que não é possível o uso do e-mail (difícil imaginar isso hoje) se envia telegrama... Muito sutil as questões da CEP, isso que mata!
-
Concordo plenamente com o Renato. Na mesma linha de raciocínio equivale dizer que os caixas Preferenciais se tornaram Exclusivos.
Imagine uma pequena cidade que não tenha serviço de internet e que a comunicação deverá ser feita por outro meio sem a possiblidade daquele.
Qual o meio utilizado? Pombo-correio? Sinal de Fumaça? Telepatia?
Não dá para aceitar esse tipo de questão. Sabemos que o telegrama é mais oneroso que a internet, porém, na ausência deste usa-se aquele.
O CESPE sempre quer inovar tudo!!!!
CESPE=Órgão jurisprudencial
-
8. Correio Eletrônico
8.1 Definição e finalidade
O correio eletrônico (“e-mail”), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de
comunicação para transmissão de documentos.
8.2. Forma e Estrutura
Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma
rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial (v.
1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais).
O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a
organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A
mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo..
Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve
constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.
8.3 Valor documental
Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é,
para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do
remetente, na forma estabelecida em lei.
-
Errei a questão, mas, raciocinando um pouquinho mais sobre ela, cheguei à conclusão que o gabarito está CORRETO. Sigam o raciocínio.
“Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão.” (Manual de Redação da Presidência da República)
Ora, se o uso do telegrama deve restringir-se às situações de urgência em que não seja possível o uso de correio eletrônico (ou fax), então o uso do correio eletrônico substituiu sim o uso do telegrama, uma vez que o uso deste deu-se anteriormente ao uso daquele (o uso de e-mail é mais recente, claro).
Para mim, é ideia similar afirmar que o computador substituiu a máquina de escrever. Se, eventualmente, usamos uma máquina de escrever (Ave Maria!), não é por isso que vamos dizer que é falsa a afirmação de que o computador a substituiu, entenderam?
É isso. Espero ter contribuído.
Bons estudos e sucesso!
-
Significado de Substituir
v.t. Pôr no lugar de: substituir móveis velhos por novos.
Suprir uma coisa por outra: o mel substitui o açúcar.
Ocupar o lugar de outro, suceder-lhe: substituir o prefeito.
Mudar, trocar (por outro): substituir um empregado.
Preencher momentaneamente o posto de outro: substituir um funcionário doente.
-
Questão errada. Quando a banca colocou "...o USO do correio eletrônico SUBSTITUIU O do telegrama..." Disse expressamente que o USO DO EMAIL SUBSTITUIU O USO DO TELGRAMA por conta da referência do artigo "O" faz a "USO" sem dar margens para interpretações contrárias . Se colocasse "pode substituir" aí sim. Então visto que o examinador quiz afirmar, expressamente que o "uso do email" substituiu (do verbo subsituir que significa "pôr no lugar de", "mudar", "trocar") o uso do telegrama está ERRADO: POIS O USO DO TELEGRAMA, APESAR DE RAREMENTE, AINDA OCORRE.
-
O uso do correio eletrônico substituiu o do telegrama????? Acredito que o uso do telegrama foi reduzido consideravelmente !! Questão muito duvidosa !!!!
-
PESSOAL, NÃO COLOQUEM O GABARITO ERRADO, POR FAVOR. TEM GENTE DIZENDO QUE A QUESTÃO ESTÁ ERRADA E OUTROS DIZENDO QUE ESTÁ CERTA. CONSULTEM O GABARITO ANTES. MEU TEMPO É PRECIOSO.
-
O uso do telegrama foi ficando obsoleto ao passo que o e-mail foi se tornando cada vez mais frequente por questões divergentes. Mas isso não significa que o e-mail, necessariamente, substituiu o telegrama. Não está escrito no Manual.
De certa forma, todas as outras formas de correspondências oficiais podem ter substituído o telegrama.
Não concordo com o gabarito, mas... fazer o quê!?
-
Reduziu mas não substituiu. Entendo que caiba recurso!
-
-
A questão abaixo foi dada como errada. A diferença é que foi usada a palavra "integralmente":
Q488911 - Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: MPU
O telegrama é uma forma de
comunicação oficial que, por ser dispendiosa e tecnologicamente
ultrapassada, foi substituída integralmente por formas de comunicação
mais modernas, econômicas e rápidas, como o fax e o correio eletrônico. ERRADO.
-
Edmilson Silva:Substituir o uso é diferente de substituir a modalidade de comunicação. Explico, no primeiro caso (substituir o uso) significa que se pode utilizar um ou outro. No segundo caso ( substituir a modalidade de comunicação) significa que o correio eletrônico substitui o telegrama ( saiu o telegrama entrou o e-mail no seu lugar).
-
Questão mal formulada! Se foi substituído, então, naturalmente, deixa de ser um tipo de expediente, o que não existe na prática, pois Telegrama é sim uma das alternativas de envio!