SóProvas


ID
840088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de conceitos e princípios arquivísticos, julgue o item que
se segue.

A avaliação dos documentos de arquivo é feita com base no princípio da ordem original.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva errada

    Avaliação:  Processo de análise e seleção da documentação de arquivos, visando a estabelecer sua destinação (guarda temporária ou permanente, eliminação e/ou reprodução), de acordo com o seu valor probatório e informativo.
  • A banca misturou dois conceitos que na verdade não se relacionam diretamente.
    Avaliação: é a atividade realizada na fase de destinação da Gestão de Documentos pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. Visa, dentre outros, a atribuir o valor dos documentos e criar a tabela de temporalidade.
    Princípio da ordem original: afirma que o arquivo deve conservar o arranjo (organização) estabelecido pelo produtor.

    Que Deus nos abençoe!
  • Errado
    Respeito à ordem origial -> Na administração do conjunto de documentos, deve-se respeitar, para fins de guarda e registro, o fluxo natural com que ocorreu a produção.
    Por exemplo, as folhas de qualquer processo administrativo devem ser numeradas - e jamais substituídas, visando a retratar a ordem racional em que as ações foram tomadas.
    Este princípio é também conhecido como ORGANICIDADE.

    Deus ilumine a todos.
  • A  avaliação  é  atividade  da  Gestão  de  Documentos,  em  sua  fase  de destinação, e consiste em estudar a importância que o documento tem para a instituição ou para a sociedade. Este estudo deve ser realizado por uma comissão formada especialmente para  este  fim,  que  é  a  Comissão  Permanente  de   valiação  de  Documentos. Devem  participar  como  membros  efetivos  dessa  comissão  um  arquivista  ou responsável  pelo arquivo,  um membro  da direção  da instituição,  um jurista  e um  profissional  da  área  financeira;  e  como  membros  eventuais  devem participar os profissionais ligados à área de que trate o assunto do documento.
    Professor Myko Gomes
  • A avaliação determina o período de tempo em que o documento permanecerá nas fases corrente e intermediária, além de sua destinação, que pode ser eliminação ou guarda permanente. Como a avaliação determina prazos de guarda nas fases e destinação, está intimamente ligada à Teoria das Três Idades
  • Só para acrescentar..
    PRINCÍPIO DO RESPEITO À ORDEM ORIGINAL
    princípio segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade.
  • O princípio da ordem original preconiza que os documentos devem ser mantidos no arquivo na mesma ordem que lhe foi atribuída nos setores que os criaram, isto é, deve-se manter a ordenação original dada pela entidade. Dessa forma, vislumbra-se que respeitar a ordem de proveniência não tem nada a ver com o estabelecimento de idades para os documentos e sua posterior destinação. O estabelecimento do ciclo de vida dos documentos, pela construção de uma tabela de temporalidade, independe da ordem que foi atribuída aos documentos nos setores que os criaram.
  • se trocasse a palavra AVALIAÇÃO por CLASSIFICAÇÃO o item ficaria correto.

  • AVALIAÇÃO - TABELA DE TEMPORALIDADE


  • Questão errada, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Acervo e Pesquisa Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário; Avaliação de Documentos; 

    A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais. Por meio dessa tabela, são gerenciados os prazos de guarda e definida a destinação final dos documentos.

    GABARITO: CERTA.


  • A avaliação de documentos é uma atividade complexa, realizada por uma equipe multidisciplinar e com base em critérios subjetivos. São estes critérios que determinam os valores dos documentos. E, por isso, a avaliação é realizada com base na Teoria das Três Idades, ou seja, no princípio de que os documentos devem ser eliminados ou mantidos de acordo com os valores que possuem.

    O princípio da Ordem Original diz que os conjuntos de documentos devem manter, quando no arquivo permanente, a mesma organização que lhes foi dada no arquivo corrente. Isso por que esta organização também é uma informação que devem ser conservada para os usuários dos documentos.

    Gabarito do professor: Errado
  • A avaliação de documentos é uma atividade complexa, realizada por uma equipe multidisciplinar e com base critérios subjetivos. São estes critérios que determinam os valores dos documentos. E, por isso, a avaliação e realizada com base na Teoria das Três Idades, ou seja, no princípio de que os documentos devem ser eliminados ou mantido de acordo com os valores que possuem.

    O princípio da Ordem Original diz que os conjunto de documentos devem manter, quando no arquivo permanente, a mesma organização que lhes foi dada no arquivo corrente. Isso por que esta organização também é uma informação que devem ser conservada para os usuários dos documentos.

    Gabarito do professor: Errado
  • A avaliação dos documentos de arquivo é feita com base na tabela de temporalidade. 

  • ERRADA

     

    AVALIAÇÃO É FEITA COM BASE NAS 3 IDADES

  • É FEITA COM BASE NA CLASSIFICAÇÃO, POIS A ORDEM É A SEGUINTE:

    CLASSIFICAÇÃO -> AVALIAÇÃO -> TTD

     

    ÀS VEZES DIZ QUE A ORDEM É AVALIAÇÃO --> TTD

    ÀS VEZES A ORDEM É TTD --> AVALIAÇÃO...

    VAI ENTENDER...

  • Pois é Vanessa Medeiros, errei porqu sei que intrisecamente a ordem original está relacionada a proveniência ----> a classificação é feita respeitando-se o fundo, por que, então, a avaliação não respeitaria esses princípios?

     

    Difícil entender...

     

     

  • Segundo o DBTA (Dicionário), Avaliação é o processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. E por isso, está diretamente ligada à Tabela

    de Temporalidade

  • Gab: ERRADO! 

    Princípio da ordem geral --->  Arquivo encaminhado para terceiro deve conservar o arranjo. Logo, a redação da questão não está batendo com as descrições desse princípio.  

     

    Sobre a avaliação dos documentos, veja essa questão: 

    Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Acervo e Pesquisa Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário; Avaliação de Documentos; 

    A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais. Por meio dessa tabela, são gerenciados os prazos de guarda e definida a destinação final dos documentos.

    GABARITO: CERTA.

  • O princípio da ordem original: A organização constituída pela entidade produtora deve ser preservada, seguindo o curso natural com que os documentos foram criados.

  • Com base na teoria das três idades. 

    GB: Errado. 

  • A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais.

  • Tabela de temporalidade CONARQ:

    "Para a elaboração da tabela de temporalidade há que se observar os princípios da teoria das três idades, que define parâmetros gerais para arquivamento e destinação dos documentos de arquivo.

    O processo de avaliação deve considerar a função pela qual foi criado o documento, identificando os valores a ele atribuídos (primário ou secundário), segundo o seu potencial de uso."

    Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/cctt_meio.pdf (pág 45)

    Basicamente:

    Avaliação --> teoria das 3 idades

    Classificação/Arranjo --> princípio da proveniência

  • CLASSIFICAÇÃO - segue os princípios da Proveniência e Ordem original

    AVALIAÇÃO - não segue nenhum princípio