-
Isso não é objeto da Ciência Política, mas da Psicologia. A Ciência Política está preocupada com conflitos na sociedade como um todo, que ajudam a compreender comportamentos coletivos.
-
O Comportamento Organizacional é um campo multidisciplinar dedicado ao estudo de como os indivíduos e s grupos tendem a agir nas organizações. Abrangem conceitos de muitas disciplinas como a psicologia, a sociologia, a antropologia cultural, a engenharia industrial, a ECONOMIA, a ética, o direcionamento vocacional assim como a disciplina da administração.
Esses são fatores internos que compreendem o comportamento humano nas organizações. Caso a questão abordasse a política interna da instituição , ou seja, normas e regulamentos, teríamos então uma questão na cultura da empresa que iria influênciar o comportamento organizacional. Porém a ciência política NÃO é objeto de estudo do comportamento organizacional.
Fonte: Livro " Administração" - Richard L. Daft, pág. 346 / Comportamento Organizacional.
-
Para complementar os estudos segundo Idalberto Chiavenato ( Administração Geral e Pública, pg. 54):
"A Teoria Comportamental ( ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO, o abandono das posições prescritivas e normativas das teorias anteriores....Ênfase permanente nas pessoas, mas dentro de um CONTEXTO ORGANIZACIONAL MAIS AMPLO.
Espero ter contribuído...
-
Uma das funções da Administração de Recursos Humanos é exatamente compreender os compartamentos dentro de uma organização, a fim
de buscar melhores desempenhos e eficácia organizacional. Por meio de estudos realizados dentro da empresa, a Adm. de Pessoal ou RH, torna-se uma ferramenta diferenciada, que procura ser o mais vantajosa possível trazendo o sucesso para as organizações.
As ciências políticas nada tem a ver com o estudo do comportamento individual nas organizações.
Fonte: Noções de Administração de Pessoas, Flávio Assis, Vesticon Editora.
-
A questao é bastante Técnica e Versa sobre as variaveis do comportamento organizacional que sao as Dependentes e as independentes
As VARIÁVEIS DEPENDENTES são os fatores chave que você pretende explicar ou prever e que são afetados por algum outro fator. Quais são as variáveis dependentes básicas no comportamento organizacional? Os estudiosos do assunto tradicionalmente enfatizam a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade, a satisfação com o trabalho e, mais recentemente, a cidadania organizacional.
As VARIÁVEIS INDEPENDENTES são os principais determinantes da produtividade, do absenteísmo, da rotatividade, da cidadania organizacional e da satisfação no trabalho. Uma variável independente é a suposta causa de algumas mudanças em variável dependente.
• Variável no Nível do Indivíduo - As pessoas entram para as organizações com determinadas características que vão influenciar seus comportamentos no trabalho, tais como: características biográficas, como idade, sexo e estado civil; características de personalidade; estrutura emocional; valores e atitudes; e níveis básicos de capacitação. Essas características pouco podem ser alteradas pelo esforço de gerenciamento e tem grande impacto sobre o comportamento. Existem outras quatro variáveis no nível do indivíduo que afetam o comportamento dos funcionários: percepção, tomada de decisão individual, aprendizagem e motivação.
• Variáveis no Nível do Grupo: O comportamento de um grupo é mais do que a soma das ações dos indivíduos que fazem parte dele. A complexidade de nosso modelo aumenta quando compreendemos que o comportamento das pessoas é diferente quando elas estão sozinhas
ou em grupo. Destacam-se, por exemplo, como os padrões de comunicação, os estilos de liderança, o poder e a política e os níveis de conflito afetam o comportamento do grupo.
• Variáveis no Nível do Sistema Organizacional: O comportamento organizacional alcança seu mais alto nível de sofisticação quando somamos a estrutura formal ao nosso prévio conhecimento do comportamento dos indivíduos e dos grupos. Da mesma forma que os grupos são mais que a soma de seus membros individuais, a organização também é mais que a soma dos grupos que a compõem. O desenho da organização formal, os processos do trabalho e as funções, as políticas e práticas de recursos humanos da organização e a cultura interna, tudo isso tem impacto sobre as variáveis dependentes.
Fundamentaçao: Como vimos, nas variaveis independentes existem alguns niveis, os individuais , grupais e o da organizaçao. Estudos de Ciencias Politicas podem sim fazer estudos sobre comportamentos nas organizaçoes, so que a questao diz que eles contribuem para a compreensao dos comportamentos individuais( Variavel no nivel individual) o que esta ERRADO, pois como vimos, esses estudos contribuem para o a Variavel no Nivel do Grupo que estao relacionados aos niveis de liderança, poder e a POLITICA DOS NIVEIS DE CONFLITO que afetam o grupo. Ou seja, o estudo sobre os conflitos ira nos auxiliar na compreensao dos niveis de um grupo(comportamentos Grupais , e nao individuais como fala a questao), pois os niveis individuais estao relacionados à aprendizagem e motivaçao.
-
não sabia que caia icp em prova de técnico.
-
Segundo a Prof. Andrea Ribas, a Ciências Políticas estudam o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. Alguns tópicos específicos dessa área são a estruturação de conflitos. a alocação de poder e como as pessoas manipulam o poder para o atendimento de seus próprios interesses.
Contribuições: conflito, políticas intra-organizacionais e poder.
Foco: Sistema Organizacional
-
Tem um vídeo interessantíssimo da Andreia Ribas no YouTube sobre a contribuição das ciências sociais para a Gestão de Pessoas: CLIQUE AQUI!
Vale a pena ver! Dura só 5 minutinhos!!!
http://www.youtube.com/embed/JK7-4niggYc
-
Excelente o vídeo, Thaís!
OBRIGADA!!!!
-
Muito bom o vídeo Thais, valeu continue contribuindo!!!!
-
ERRADO. Somente no âmbito politico!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
A Profª Andrea Ribas é um referencial em G. Pessoas. Tem muitos aulas disponíveis.
-
QUESTÃO ERRADA. CIÊNCIAS POLITICAS ESTUDAM O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS E DOS GRUPOS DENTRO DE UM AMBIENTE POLÍTICO .
AS CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS POLÍTICAS SÃO; CONFLITO,POLÍTICA INTRAORGANIZACIONAIS E PODER. AS CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIAS POLÍTICAS TÊM FOCO NO SISTEMA ORGANIZACIONAL, E NÃO NO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL COMO DIZ A QUESTÃO
COMPORTAMENTO INDIVIDUAL É DA ÁREA DA PSICOLOGIA.
FONTE: ANDRÉIA RIBAS
-
Ciências Políticas - É o estudo da política - dos sistemas políticos, das organizações e dos
processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de
estrutura) e dos processos de governo - ou qualquer sistema equivalente
de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos
civis.
-
Psicologia: Foco no indivíduo
Psicologia Social: Foco no Grupo
Sociologia: Foco no grupo e no Sistema Organizacional
Antropologia: Foco no Grupo e no Sistema Organizacional
Ciências Políticas: Foco no Sistema Organizacional
-
Psicologia: comportamentos individuais
-
Thais Corrêa, foi a melhor contribuição que já vi aqui no QC! Parabéns, ajudou muuuuuito!
-
O CORRETO SERIA:
Os estudos desenvolvidos pela área de ciências políticas sobre os conflitos no trabalho contribuíram para a compreensão do SISTEMA ORGANIZACIONAL.
Quem estuda o quê?
Comportamento individual:
Psicologia
Sistema Organizacional:
Antropologia (Cultura, Ambiente organizacional),
Sociologia (Cultura, Mudança Organizacional)
Ciências Políticas (Conflitos, Poder)
> Sistema Organizacional (Antropologia, Sociologia, Ciências Políticas)
> Grupos (Sociologia, Psicologia Social, Antropologia)
> Indivíduos (Psicologia)
-
Comportamentos individuais; Psicologia
sistema Organizacional ; Ciencias politicas, antropologia ,sociologia .
Grupos; Psicologia social, antropologia , sociologia.
-
ERRADO
PSICOLOGIA= comportamentos individuais
PSICOLOGIA SOCIAL= influência de um indivíduo sobre outro
SOCIOLOGIA= grupos
ANTROPOLOGIA= cultura
CIÊNCIA POLÍTICA= conflitos, políticas e poder
Ribas (2013)
-
Os estudos desenvolvidos pela área de ciências políticas sobre os conflitos no trabalho contribuíram para a compreensão dos comportamentos individuais nas organizações.
Resposta: Errado.
Comentário: a psicologia estuda a compreensão dos comportamentos individuais. As ciências políticas estuda o conflito no trabalho. Portanto, não houve uma contribuição da área das ciências políticas sobre a compreensão do comportamento nas organizações.
-
O vídeo que a THAIS AC citou é muito bom mesmo!
-
Colocando aqui em cima o link do video que a Thais A C indicou:
http://www.youtube.com/embed/JK7-4niggYc
-
O app do QC ainda é muito limitado. Não tem como acessar links, editar ou formatar comentários, acessar o desempenho e outros recursos. Fora isso, os vídeos demoram muito para carregar. Lamentável que uma plataforma tão boa não tenha melhorado esses pequenos detalhes.
-
GABARITO: ERRADO
Das disciplinas que contribuíram para o estudo do comportamento organizacional, temos a ciência política, que estuda o comportamento dos indivíduos e de grupos no ambiente político.
Abraços.
-
Rebeca Oliveira!
obrigada, por compartilhar muito bom o vídeo e ótima explicação.
Bons estudos!
Rumo á posse!
-
O estudo das Ciências Políticas tem foco no sistema organizacional.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Comportamentos individuais: Psicologia
sistema Organizacional : Ciencias politicas, antropologia ,sociologia .
Grupos: Psicologia social, antropologia , sociologia.
-
CIÊNCIA POLÍTICA
• As contribuições das Ciências Políticas são: conflito, políticasintra-organizacionais e poder. As contribuições das ciências políticas têm o foco no SISTEMA ORGANIZACIONAL.
gab: errado!
Andreia Ribas