SóProvas


ID
840160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne ao gerenciamento de conflitos e à gestão da
mudança, julgue os itens que se seguem.

A improvisação organizacional é um tipo de mudança em que as decisões não planejadas alteram os componentes da estrutura da organização.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta. Mudança organizacional, para Bruno-Faria, é "qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização, decorrente de fatores internos e/ou externos à organização que traz algum impacto nos resultados e/ou nas relações entre as pessoas no trabalho" e improvisação organizacional é mudança mudança não planejada. Sendo uma mundaça, causa alterações na estrutura da organização.
  • CORRETA. Improvisação organizacional é um tipo de mudança deliberada, mas não resulta de decisões pro-ativas. Esses tipos de mudanças normalmente dizem respeito aos movimentos, estratégicos ou incrementais, que acabam por caracterizar, aleatoriamente, alterações estruturais, tecnológicas e nos processos administrativos; assim como, reações adversas de pessoas ou grupos direta ou indiretamente envolvidos com as mudanças. Fonte:http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?p=7734953&sid=704c2b8720a377ed7abd1a9c8cc5bcc0
    Tema que vem ganhando importância na teoria e gestão das mudanças organizacionais, a improvisação refere-se, basicamente, ao ajuste do planejamento e da execução e compreensão da ação à medida que ela vai dando lugar à capacidade de executar um movimento de antecipação ou reação sem o benefício de planejamento prévio (CUNHA; REGO, 2002).
    Fonte:http://www.ccsa.ufpb.br/ppga/site/arquivos/dissertacoes/dissertacao_50.pdf
  • Tipos de mudanças:


    Mudança Incremental

    Não gera habitualmente grandes impactos na organização, a intervenção efetua-se através de ligeiros ajustamentos organizativos.


    Mudança Transformacional

    Procede-se a mudanças no clima e cultura da organização, com alterações profundas dos processos de gestão, estruturação e de concepção de trabalho, segundo um plano previamente elaborado.


    Mudança Planejada/Planeada

    Quando a empresa reformula a sua estratégia, de uma forma claramente pacífica, normalmente ocorre quando a organização apresenta um bom desempenho, no entanto vislumbra a possibilidade de claras melhorias com a indicada reformulação.


    Mudança Improvisada

    É um tipo de mudança deliberada, mas não resulta de decisões pró-ativas, mas de decisões tomadas em tempo real. Tipo de mudança em que as decisões não planejadas alteram os componentes da estrutura da organização.


    Mudança Emergencial

    Processo habitualmente complexo, não planejado/planeado, no qual a organização vai respondendo de forma a ultrapassar as ameaças ou os desafios com que se vai deparando.


    Mudança Radical

    Habitualmente planejada/planeada, de forma a antecipar acontecimentos futuros ou a inverter uma deficiente performance. Apesar dos diversos tipos de gestão de mudança referidos, existe um conjunto de etapas fundamentais, comuns aos diversos tipos de intervenções.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_da_mudan%C3%A7a



    Gabarito: correto.

  • O improviso é fundamental para a empresa.

     

    Em determinadas situações, decisões não planejadas serão tomadas, gerando grandes inovações, que podem impactar drasticamente na estrutura da organização.

     

    by neto..