SóProvas


ID
840328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca dos atos administrativos.

O atributo da presunção de legitimidade é o que autoriza a ação imediata e direta da administração pública nas situações que exijam medida urgente.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO: O atributo da   presunção de legitimidade   é o que autoriza a ação imediata e direta da administração pública nas situações que exijam medida urgente.
    GABARITO: ERRADO. Trata-se aqui do atributo AUTOEXECUTORIEDADE.
  • Acho que essa presunção tbm autoriza a adm a agir com rapdez pois sem ela precisaria recorrer ao judiciário e aí não poderia agir com urgência. questão relativa
  • Colegas,
    concordo com Limdemberg.
    Presumir um ato legítimo é o mesmo que aplicá-lo sem a necessidade de autorização judicial, sendo que até que provem sua ilegitimidade, será autoexecutável (salvo raras exceções). Portanto, o ato administrativo só pode ser autoexecutorio se presumida sua legitimidade.
    Por este motivo creio que a assertiva esta correta.
  • O atributo da presunção de legitimidade é o que autoriza a ação imediata e direta da administração pública nas situações que exijam medida urgente.

    ERRADO

    Não é pelo fato de ter presunção de legitimidade que já garante a auto-executoriedade, a auto-executoriedade não está em todo ato, só é usado em medidas de execução imediata e que por sua excepcionalidade precisam estar previstos em lei, não precisando de previa autorizada o poder judiciário para sua execução.

    Bons estudos a todos !
  • Colega alucard, sei que a autoexecutoriedade é que autoriza a adm. exigir o imediato cumprimento, mas sem a presunção de legitimidade não seria possivel pois quem garantiria que o ato seria legal?

    Acho assim.
  • ERRADO

    NA AUTO EXECUTORIEDADE A ADMINISTRAÇÃO EM REGRA PODERÁ PRATICAR DIRETAMENTE OS SEUS ATOS, SEM A NECESSIDADE DE AUTORIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO.


     

  • Concordo com o gabarito, mas se o ato não fosse presumidamente legítimo a administração poderia auto executar?
  • A questão está errada.

    O atributo que autoriza a ação direta e imediata da administração publica (se necessário com a utilização do uso da força, sem a necessidade de recorrer previamente ao judiciário) nas situações que exijam medidas urgentes é o atributo da autoexecutoriedade e não o atributo da presunção de legitimidade como proposto erroneamente pela questão. 

      

  • Gabarito: 'errado'

    A legitimidade é uma presunção relativa de que o ato foi elaborado de acordo com o ordenamento jurídico. Por exemplo, a aplicação de multa de trânsito (essa é batida mas só lembrei dela às 06hs da manhã de um sábado) SÓ É POSSÍVEL POIS A LEI ENTENDE QUE TAL ATITUDE É IMPRÓPRIA (atravessar semáfaro vermelho, por exemplo). Porém a multa, MEDIDA URGENTE E QUE DEVE SER REGISTRADA NO MOMENTO DA INFRAÇÃO, só pode ser aplicada por que goza do atributo de exigibilidade (o amarelinho não precisa ir ao judiciário para poder aplicar a multa). 



  • GABARITO: ERRADO


    Em caso de medidas tomadas como urgentes o atributo tratado aqui é o da AUTOEXECUTORIEDADE. Imagine se a administração tivesse que esperar uma autorização dada pelo judiciário para efetuar determinado ato imputado urgente! Não haveria autoexecutoriedade....

  • PRESUNÇÃO DE VERACIDADE: fatos, presume-se verdadeiros os fatos alegados pela administração.

    PRESUNÇÃO DE LEGITIMIDADE: presume-se que todos os atos praticados pelo poder público estão de acordo com a lei.

    OBS: NOS ATOS ENUNCIATIVOS( CERTIDÃO, ATESTADO, PARECER, APOSTILA) e NOS ATOS NEGOCIAIS( LICENÇA, PERMISSÃO, AUTORIZAÇÃO), não há imperatividade.


    AUTOEXECUTORIEDADE: é o que autoriza a ação imediata e direta da administração pública nas situações que exijam medida urgente.


    gab:errado


  • Na verdade, o conceito proposto na presente questão afina-se com outro atributo dos atos administrativos, qual seja, a autoexecutoriedade, por meio da qual, de fato, os atos podem ser colocados em prática de plano, sem a necessidade de prévia autorização jurisdicional.  

    A presunção de legitimidade, por sua vez, significa que, em linha de princípio, atos administrativos são produzidos em conformidade com o ordenamento jurídico como um todo, de sorte que o ônus de demonstrar o contrário recai sobre quem eventualmente alegue a invalidade do ato. Ademais, até que seja pronunciada a nulidade, o ato persiste produzindo seus regulares efeitos.  

    Incorreta, portanto, a assertiva ora analisada.  

    Resposta: ERRADO 
  • ERRADO, trata-se do atributo da autoexecutoriedade. 

     

     

     

  • O atributo é a autoexecutoriedade. 

  • Comentário: a afirmação contida na assertiva versa sobre o atributo da autoexecutoriedade. A presunção de legitimidade, por sua vez, se refere à conformação do ato com a lei, enquanto que a veracidade afirma que os fatos alegados pela Administração presumem-se verdadeiros.


    Fonte: Prof. Herbert Almeida - Estratégia Concursos.

  • O atributo da autoexecutoriedade é o que autoriza a ação imediata e direta da administração pública nas situações que exijam medida urgente.

     

     

    GABARITO ERRADO

  • AUTOEXECUTORIEDADE

  • PRESUNÇÃO DE LEGITIMIDADE ->> Presume-se que o ato está em CONFORMIDADE COM A LEI

    AUTOEXECUTORIEDADE ->> Poder de execução DIRETA das decisões da Administração SEM intervenção judicial

    Gabarito: ERRADO

  • Pense em uma situação de emergência onde um prédio corre risco iminente de desabar e prejudicar o interesse público. Diante disso, a administração, usando seu atributo de autoexecutoriedade, pode demolir o prédio sem que haja prévia intervenção do poder judiciário. Portanto, o atributo que autoriza ação imediata e direta da administração sem que haja prévia anuência de outro Poder é a autoexecutoriedade.

    Gabarito: ERRADO

  • Comentários: Questão errada. O atributo da presunção da legitimidade é o que se pressupõe que até prova em contrário, os atos praticados pela administração pública são presumidamente verdadeiros e emitidos em conformidade com a lei.

    O atributo que autoriza a ação imediata e direta da administração pública sem a intervenção do judiciário é a autoexecutoriedade.