SóProvas


ID
840733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da gestão de qualidade e modelo de excelência gerencial,
julgue os itens seguintes.

O programa nacional de gestão pública (GESPÚBLICA), cuja implantação ocorreu na década de 90 do século passado, tem como finalidade melhorar a gestão e os serviços com área de atuação interna e foco em técnicas e ferramentas.

Alternativas
Comentários
  • O GesPública foi implantado em 2005  e tem como finalidade melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.
    FONTE: Administração Pública  -Paludo
  • Procurando pensar na questão como um TODO, tem-se que:   

       -O GESPÚBLICA é um instrumento do PDRAE;
      - O PDRAE dá início ao gerencialismo no Brasil;
     - O Gerencialismo está voltado para o RESULTADO, para missões. Logo seu foco não é técnicas e ferramentas;
     -Por ser oriundo do PDRAE, o GESPÚLICA tem FOCO no RESULTADO e não nos procedimentos, técnicas!

    Luz, paz e amor
  • Errado:

    O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) é o resultado da evolução histórica de uma série de iniciativas do Governo Federal para promover a gestão pública de excelência. Criado em 2005 por meio do decreto 5.378 de 23 de fevereiro de 2005, o Programa tem como principais características ser essencialmente público, ser contemporâneo, estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade e ser federativo.
  • GesPública

    O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) é o resultado da evolução histórica de uma série de iniciativas do Governo Federal para promover a gestão pública de excelência. Criado em 2005 por meio do decreto 5.378 de 23 de fevereiro de 2005, o Programa tem como principais características ser essencialmente público, ser contemporâneo, estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade e ser federativo.

     

    Leia mais

     

    07/05/2012

     

    Com o objetivo de alinhar a atuação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) às prioridades do governo, a Secretaria de Gestão Pública (Segep) informa que a estratégia e as formas de atuação do programa estão em processo de revisão.

     

    Para isso, são necessárias medidas como revisão dos critérios de excelência do sistema de gestão pública, refinamento nos conteúdos dos cursos do Gespública, relançamento do Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF), fortalecimento da rede de colaboradores e do modelo de atuação dos núcleos do programa e aprimoramento da metodologia da Carta de Serviços. Para conduzir essas medidas, o Gespública criará, a partir deste mês, comitês técnicos.

    O GesPública foi instituído pelo Decreto nº 5.378/2005 e é o resultado da evolução histórica de diversas iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência, visando a contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do país.

    Acesse o Comunicado - Revitalização do GesPública.

    http://www.gespublica.gov.br/folder_rngp

  • ERRADA.
    O programa nacional de gestão pública (GESPÚBLICA), cuja implantação ocorreu na década de 90 do século passado, tem como finalidade melhorar a gestão e os serviços com área de atuação interna e foco em técnicas e ferramentas.
    Pessoal... muito simples:
    GESPÚBLICA: FOCO NO CIDADÃO E NA SOCIEDADE.
    Se falar outra coisa, marca errado e vai para a próxima.
    CUIDADO: diferente do que possa parecer ou do que foi comentado, o foco não é no resultado, mas no cidadão.
     

  • Alexandre Marques Bento,

    O objetivo do interesse púlbico é sempre o cidadão. O resultado tem de sempre estar ligado ao cidadão. Por isso falar que o foco do GESPÚBLICA é o resultado ou o cidadão é a mesma interpretação! CUIDADO: é só ampliar a capacidade de visualização.
  • "resumão resumado"
    fases q  dividem o brasil:
    antes de 1930 - patrmonialismo - a respublica se misturava com a resprincipe- não havia diferença entre o que é do estado e o que é do " privado"

    Caracteristicas : coronelismo- clientelismo - corrupção- nepotismo

    1930 - mais precisamente em 1936/37-  getulio adota a Burocracia (iMPLANTAÇÃO DA DASP - Getulio Vargas - estado novo 1937 - 1945)- .aqui havia a desconfiança prévia ( as pessoas não eram confiáveis) e, como resultado , o apego a normas, papelórios - PROCEDIMENTOS. O estado vinha de uma sufocante administração patrimonialista onde tudo era errado, onde a corrupção e o nepotismo imperavam.

    Caracteristicas - Formalismo - excesso de procedimento e normas - observancia de excesso de poder- apego ao papel - centralização do poder no estado

    anos 50 - JK com varios programas e , entre eles], o 50 anos em 5 e a movimentação da capital para brasília

    1967 - decreto 200/67- Uma modesta descentralização do estado.  o chamado inicio do gerencialismo no  Brasil . A descentralização aqui não foi tão efetiva assim.

    anos de 1970- Criação da SEMOR ( secretaria de modernização) esse movimento pegou jovens administradores e colocou-os para dar mais uma nova cara ao brasil. Aqui eles deram mais ênfase às pessoas ( Acredito eu que esse tenha sido o primeiro movimeno que via que o capital humano era algo valioso)

    anos 80 - A chamada década perdida - Até entaõ com o movimento militar. aqui houve a redemocratização do país algo por volta de 1985 e então em 1988 a cf entre em jogo. Aqui o problema e que houve o chamado Engessamento do estado e a crise fiscal se torna absurdamente incontrolável - o país pagava mais do que arrecadava. enfim , ta tudo uma merda.

    nesse momento apesar da "evolução do brasil" o estado ainda era burocrata. ( alias ate hoje ele é, o problema não é a burocracia , mas sim o excesso e a falta dela)


    1995 - GERENCIALISMO  ENTRA DE VEZ NO BRASIL COM O PDRAE ( PLANO DIRETOR ) - AQUI AS PESSOAS NÃO SÃO MAIS VISTAS COM DESCONFIANÇA , MAS COM A CHAMADA CONFIANÇA LIMITADA E FOCO EM RESULTADOS ( NÃO MAIS EM PROCEDIMENTOS) . O FOCO É O CIDADÃO. NO ESTADO ELE DEVE SER TRATADO COMO SE CLIENTE FOSSE ( EQUIPARADO A COMO SERIA TRATADO POR EMPRESAS NO SETOR PRIVADO )

    1998 - TEM UMA EMENDA CONSTITUCIONAL N19 E A EFICIENCIA ENTRA NO ROL DOS PRINCIPIOS QUE REGEM A ADM PUBLICA - aNTESS LIMP - AGORA LIMPE - LEGALIDADE 0 IMPESSOALIDADE - MORALIDADE- PUBLICIDADE E EFICIENCIA -

    EM 2005 - É CRIADO A GESPUBLICA - PROGRAMA DE QUALIDADE TOTAL E DESBUROCRATIZAÇÃO  "COMANDADO PELA SEGES DO MPOG - QUE VISA O TRATAMENTO AO CLIENTE PASSANDO POR UMA MELHORIA CONINUA NO ESTADO. - (AQUI AINDA HÁ GESTAO DE PROCESSOS( NÃO O APEGO MAS A RACIONALIZAÇÃO  EM PROCESSO- VISANDO OS PROCESSOS QUE REALMENTE AGREGUEM VALOR AOS SERVIÇOS PUBLICOS E EXCLUINDO AQUELES QUE NÃO SERVEM PARA MERDA ALGUMA
     

  • DECRETO Nº 5.378 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2005.

    Art. 1o Fica instituído o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, com
    a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o
    aumento da competitividade do País.

    Art. 2o O GESPÚBLICA deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem:

    I - eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal;
    II - promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas;
    III - promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública;
    IV - assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados; e
    V - promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.

    Fonte: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Decreto/D5378.htm
  • Para acabar com o blá blá blá sobre resultado e cidadão, vejam esta questão do Cespe:

    O modelo de excelência em gestão pública não adota o critério resultados, haja vista ser o interesse público o seu foco principal.

    • Errada, obviamente.


  • Para acabar com o blá blá blá sobre resultado e cidadão, vejam esta questão do Cespe:

    O modelo de excelência em gestão pública não adota o critério resultados, haja vista ser o interesse público o seu foco principal.

    • Errada, obviamente.


  • se foi instituído em 2005, outro erro seria dzer 'cuja implantação ocorreu na década de 90 do século passado' não?

  • O Gespública tem como foco o CIDADÃO, usuário dos serviços públicos e a melhoria dos serviços públicos destinados aos cidadãos. Portanto, alternativa ERRADA.

    (Prof. Marcelo Camacho)

  • O erro está na "década de 90" .

  • amigos, a Gespública também se atém em grande parte ao contexto externo da Administração.

  • O programa Gespública foi criado por meio do Decreto 5.378/2005, portanto na primeira década deste século, e não na última do século passado. Além disso, o programa busca melhorar a gestão com foco nos resultados, e não com foco nas técnicas e ferramentas. Estas últimas também são importantes, mas configuram-se apenas como meios para que os resultados possam ser atingidos.

  • Errado.

     

    Comentário:

     

    O programa Gespública foi criado por meio do Decreto 5.378/2005, portanto na primeira década deste século, e não na

    última do século passado.
    Além disso, o programa busca melhorar a gestão com foco nos resultados, e não com foco nas técnicas e ferramentas.

    Estas últimas também são importantes, mas configuram-se apenas como meios para que os resultados possam ser

    atingidos.

     

     

     

     

    GABARITO: Errado.

     

     

    Prof. Carlos Xavier

  • E o foco é EXTERNO ...ou seja, tem várias coisas erradas...

  • GABARITO: ERRADO

    O GESPÚBLICA foi iniciado em 2005 e não na década de 90 e seu objetivo é contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade no país.

    Abraços.