SóProvas


ID
840754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo à cultura organizacional.

A cultura organizacional é, também, instrumento utilizado para controlar os membros de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Pode ocorrer por meio do processo de criação da cultura dentro da empresa, que é dividida em 3 partes:

    1 - Os fundadores dão preferência em contratar e manter funcionários que pensam como eles;

    2 - Os fundadores doutrinam e socializam esses funcionários de acordo com a sua forma de pensar ( treinamento);

    3 - O comportamento como um modelo, encorajando os funcionários a se identificarem com ele e dessa forma, mostrar os seus valores, convicções e premissas. 
  • Eu só não entendi a questão do "controlar".

    Dá a entender que a cultura organizacional teria um controle remoto sobre as ações dos indivíduos, o uqe na prática não acontece de fato...

    Acredito que a afirmativa correta ficaria assim:

    "A cultura organizacional é, também, instrumento utilizado para influenciar as ações dos membros de uma organização."

    Quem tiver algum argumento mais forte pra dar razão à banca, por favor opine...
  • Concordo com o Tiago!

  • Concordo com os colegas acima. Não seria de fato um "controle", e sim uma influência, quiça uma intimidação....mas controle, só errei por conta dessa palavra.
  • ERREI TAMBÉM.
    TÍPICO DO CESPE ELABORAR QUESTÕES PARA INDUZIR O CANDIDATO AO ERRO. QUANDO O EXAMINADOR COLOCA "CONTROLAR" ENTENDE-SE QUE A CULTURA ORGANIZACIONAL CONTROLA, MANIPULA, DETERMINA OS MEMBROS DE UMA ORGANIZAÇÃO E SABEMOS QUE ELA NÃO O FAZ. PORÉM QUANDO VOCÊS VIREM EM QUESTÕES CESPE APENAS O TERMO "CONTROLAR" ISOLADO EM QUESTÕES PERCEBAM QUE SEMPRE ELE TERÁ UM SENTIDO DISCRICIONÁRIO (QUE PODE OU NÃO CONTROLAR). A BANCA SÓ ENTENDE O SIGNIFICADO PLENO DA PALAVRA CONTROLAR QUANDO ELA COLOCA NAS QUESTÕES DA SEGUINTE MANEIRA: "O OBJETIVO ...É CONTROLAR..." OU "...TEM COMO OBJETIVO CONTROLAR...". QUANDO VIREM ASSIM O CESPE ESTÁ AFIRMANDO QUE O OBJETO ANALISADO CONTROLA, MANIPULA, DIRIJE O FIM EM QUESTÃO. #FICAADICA
  • CORRETO
    Entendo que o "controle" utilizado no comando da questão seria uma espécie comprometimento organizacional. Existe uma interação psicológica entre cada pessoa e a organização na qual participa e trabalha. Dessa interação decorre um processo de reciprocidade: a organização oferece incentivos para o participante e, além disso, remunera-o, oferece segurança e status e cria condições para que ele trabalhe adequadamente; o participante responde com contribuições, seja trabalhando, esforçando-se e desempenhando suas tarefas conforme solicitado. Ambas as partes estão orientadas por expectativas que definem o que é correto e equitativo e o que não é.
    Assim a cultura tem uma importante função, propagando valores e normas desejadas, evitando comportamentos que poderiam ser negativos. 
  • é controle mesmo. 

    è a forma de interpretar, muitas empresas de grande porte impregnam suas convicções morais, e até mesmo criam uma atmosfera de comunidade, como clubes, competições e associações diversas para que os seus funcionários não fiquem fora do alcançe das empresa, mesmo na hora do lazer, ou seja, toda a famila do empregado cria vínculos diretos na formação e ideologia da empresa. Exitem Kits infantis, presentes de natal etc... brincadeiras infantis para os filhos dos funcionários. Isso tudo é e uma forma, direta ou indireta, de controle.  
  • O melhor é se acostumar com a doutrina criada pela banca, veja:

    Prova: CESPE - 2012 - TCE-ES - Auditor de Controle Externo - Auditoria Governamental
    Define-se cultura organizacional como o conjunto de valores e normas compartilhado entre os membros de uma organização e que controla as relações entre esses membros, fornecedores, clientes e demais pessoas externas à organização

    QUESTÃO: CERTA
  • Vejo o entendimento do Cespe da seguinte forma... ou você entende a cultura e segue, ou é mandado embora.

    Tenho que concordar com o gabarito

  • Alguns aspectos desse " controle" pela cultura organizacional são nitidamente observados em industrias de bebidas por exemplo.

    onde  a empresa impõe o consumo de seu produto aos seus funcionários e proíbe o consumo de produtos concorrentes dentro e fora de suas dependências. a exemplo, dentro das cervejarias não se pode ao menos falar o nome das marcas concorrentes( esse fato foi observado em um estudo de caso).

    outro exemplo mais implícito são as empresas de TI que implantam sistemas de gestão ERP e afins, dentro da cultura é observada que tem mais status quem trabalha alem do horário comercial, não se preocupando com horas extras ou finais de semana. O que significa que quem trabalha apenas no horário comercial não vai ser demitido ou punido, mas não será visto como um bom funcionário para galgar cargos mais altos ja que nesse segmento de mercado o tempo e dedicação ao trabalho é primordial.


    espero ter elucidado um pouco mais a respeito do "controle" a que o cespe se refere.

    a luta continua...

  • (con.tro.le) [ô]

    sm.

    1. Ação ou resultado de controlar; ação de exercer domínio ou comando sobre algo ou alguém

    2. Fiscalização ou monitoramento exercidos sobre certas atividades, ou o poder de exercê-los: A prefeitura detém o controle do trânsito na cidade.

    3. Verificação, fiscalização ou avaliação das regras, normas, ou do valor ou das especificações estabelecidos para processos, produtos, serviços etc. (controle de qualidade)

    4. Ação ou poder de regular, determinar ou monitorar as ações ou o comportamento de outrem.

    5. Observação ou manutenção de algo (avaliável ou mensurável): Há anos busca o controle do seu peso

    6. Ação ou resultado de exercer força restritiva sobre algo, de limitar, de determinar, ou de impedir sua ocorrência (controle de natalidade)



    Read more: http://www.aulete.com.br/controle#ixzz3fJfjHGYk





  • De acordo com Freitas (2000) a cultura organizacional funciona primeiro como poder, segundo como conjunto de representações imaginárias sociais que se constroem e reconstroem nas relações cotidianas dentro da organização, que se expressam em termos de valores, normas significados e interpretações, tornando a organização fonte de identidade e de reconhecimento para seus membros.


    A cultura dita aos funcionários o que é e o que não é aceitável dentro do ambiente de trabalho. Visa controlar o comportamento organizacional por meio da representação simbólica, tornando-se referencial de padrões de desempenho entre os funcionários, influenciando vários aspectos da vida organizacional como pontualidade, produtividade e preocupação dos trabalhadores com a garantia da qualidade dos serviços prestados.

  • define-se cultura organizacional como o conjunto de valores e normas compartilhado entre os membros de uma organização e que controla as relações entre esses membros, fornecedores, clientes e demais pessoas externas à organização.

                     

                   ano: 2012   banca: cespe   órgão: tce-esprova: auditor de controle externo

     

     

    a cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores e normas que são compartilhados pelos membros de uma organização e controlam a forma como eles se relacionam entre si, com fornecedores, clientes e membros externos

                                 

                      ano: 2012  banca: cespe órgão: anacprova: técnico administrativo

                

                                                                                                                                                       AVANTE,COMBATENTES !!!!

  • De acordo com Ribas e Salim uma das funções da cultura é:

     

    "Servir de mecanismo de controle que orienta e dá forma às atitudes e comportamentos dos funcionários".

     

    CORRETA

  • O termo "controle" pode sugerir algo agressivo e  uma pessoa autoritária controlando a outra, mas não é somente isso.

     

    Exemplo: imagine uma empresa extremamente tradicional, muito antiga, onde cada funcionário tem sua sala para que não haja interação uns com os outros. A empresa é assim porque sempre foi, ficou assim, e a cultura dela é essa! Então oss funcionários tem a cultura de ficar cada um na sua, falar baixo, acreditam em uma postura extremamente hierárquica e comportamental que deve ser respeitada porque já é tão enraizada que é a cultura dessa empresa. Então, um novo funcionário jovem e muito espontâneo, comunicativo, que gesticula muito e fala alto, quando ingressa nessa empresa percebe que terá de controlar seus impulsos, sua voz, seu comportamento para poder se adequar à cultura da empresa.

  • CERTO

     

    GIOVANNA CARRANZA

    Vantagens da cultura:
    • fornece uma visão compartilhada aos membros da organização;
    • ajuda a estabelecer um sentimento coletivo de identidade;
    • influencia o tipo de comprometimento estabelecido entre os indivíduos e a organização;
    permite maior controle (propaga valores e normas desejados) e estabilidade (muda no médio e longo prazo)
     

  • Vantagens de uma cultura organizacional forte:

    Diferencia as organizações

    Gera senso de união - ''um por todos e todos por um'', como disse o cespe

    Promove estabilidade organizacional - há uma compreensão clara dos papéis e da maneira como as coisas são feitas

    Têm uma influência maior sobre o comportamento dos seus membros - alto controle comportamental, moldando atitudes

    Estabelece limites  - menor preocupação em desenvolver regras e regulamentos

    Gera um índice de rotatividade mais baixo da força de trabalho

    Constitui tradições 

    Define perfis para admissão, promoção, capacitação e reconhecimento

    Fonte: Apostila do Professor Rafael Ravazolo da Casa do Concurseiro 

  • Macete: é saber que tanto a cultura quanto o clima organizacional moldam o comportamento de qualquer funcionário. O resto é só associar com os fatos.

     

    Só isso já garante umas questões sobre o tema hehe

     

    --

     

    Gabarito: certo

  • A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.


    Neste contexto, a cultura organizacional pode ser entendida como um instrumento de controle, uma vez que direcionam e orientam as ações e, por vezes, também os comportamentos dos indivíduos que a compõem.

  • Questão excelente e que se voltar a cair da mesma forma: derruba multidões. 

  • Quando a cultura é forte, ela tem influencia maior sobre o comportamento dos seus membros - alto controle comportamental.

    A cultura organizacional representa o modo institucionalizado de pensar e agir da organização, sendo perceptível na forma que seus funcionários se comportam, na forma de realizar negócios, na lealdade dos funcionários, etc. Trata-se das normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização, direcionando suas ações para os objetivos organizacionais. Deste modo, os padrões culturais agem como um mecanismo de controle organizacional mais sutil do que os tradicionais

  • CERTO.

  • CERTO

    Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

  • Comentário:

    Com toda a certeza que sim! A cultura consiste em um controle tácito, já que por si só já orienta o comportamento dos indivíduos dentro da organização. Se a cultura for forte, ou seja, muito difundida e aceita dentro da empresa, os seus membros já sabem como devem se comportar em cada situação, pois foram construindo esses aprendizados através da adaptação externa e integração interna. Inclusive, uma cultura forte diminui a necessidade de normas e regulamentos expressos. Portanto, correto o item.

    Gabarito: C

  • À medida que a cultura organizacional sinaliza os valores e crenças do grupo e afeta as atitudes e comportamentos dos indivíduos, podemos, de fato, afirmar que pode ser usada como um instrumento para controlar os membros de uma organização.

    Gabarito: Certo

  • Amigos, se você está errando muitas questões do Cespe, parabéns, você está apto a passar em qualquer concurso. Basta esquecer o Cespe e focar em outras bancas, vai por mim, foi batata.