-
Segundo expressa M. C. Yazbek (Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. In: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS/ABEPS: Brasília, 2009) o Serviço Social foi influenciado em sua gênese pela Doutrina Social da Igreja Católica e pelo pensamento de São Tomás de Aquino, conhecido também como tomismo e que orientava-se por preceitos abstratos como a dignidade da pessoa humana e sua perfectibilidade, sua capacidade de desenvolver potencialidades; a natural forma do homem de ser social e político. A letra "B" está incorreta, pois a Ação Social da Igreja Católica influenciou todo o Serviço Social latino-americano em sua origem. A letra "C" está incorreta, visto que o racionalismo higienista influenciou o Serviço Social somente de países como a Argentina e o Chile. A letra "D" está incorreta, já que ao se orientar por posicionamentos de cunho humanista-conservador, o Serviço Social era contrário aos ideários liberal e marxista. A letra "E" está incorreta, haja visto que o Serviço Social brasileiro começa a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norte-americano nos anos de 1940.
RESPOSTA: A
-
Gabarito A
Entre os postulados filosóficos tomistas que marcaram o emergente Serviço Social temos a noção de dignidade da pessoa humana; sua perfectibilidade, sua capacidade de desenvolver potencialidades; a natural sociabilidade do homem, ser social e político; a compreensão da sociedade como união dos homens para realizar o bem comum (como bem de todos) e a necessidade da autoridade para cuidar da justiça geral (YAZBEK, 2009, p4, grifou-se).
Erros dos demais itens, segundo a mesma autora:
B) Não somente no Brasil, mas aquela matriz (ação social da igreja) encontra-se na gênese da profissão em toda América Latina. (idem)
C) O racionalismo higienista soma-se somente na Argentina e no Chile. E não no Serviço Social como um todo. (ibidem)
D) O posicionamento de cunho humanista conservador era contrário aos ideários liberal e marxista. (idem, ibidem)
E) A partir dos anos 40. E não nos anos 30 como afirma a questão. (mesma referênia )
Referência: YAZBEK, Maria Carmelita. Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na conteporaneidade. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais.Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009
-
Para responder tal questão é fundamental ter por base o que está posto no texto "O significado Sócio-Histórico da Profissão", da autora Carmelita Yazbek (2009). Para essa autora " Entre os postulados filosóficos tomistas que marcaram o emergente Serviço Social temos a noção de dignidade da pessoa humana; sua perfectibilidade, sua capacidade de desenvolver potencialidades; a natural sociabilidade do homem, ser social e político; a compreensão da sociedade como união dos homens para realizar o bem comum (como bem de todos) e a necessidade da autoridade para cuidar da justiça geral", dessa forma a alternativa "A" está inteiramente correta pois é exatamento o que a autora afirma. Para melhor compreensão, vamos analisar o por quê das demais alternativas estarem ERRADAS, assim:
B) "É necessário assinalar que esta matriz encontra‐se na gênese da profissão em toda a América Latina". A questão erra ao afirmar que NÃO É em toda America Latina.
C) De acordo com Yazbek "É necessário assinalar que esta matriz encontra‐se na gênese da profissão em toda a América Latina, embora com particularidades diversas como, por exemplo, na Argentina e no Chile onde vai somar‐se ao racionalismo higienista. (ideário do movimento de médicos higienistas que exigiam a intervenção ativa do Estado sobre a questão social pela criação da assistência pública que deveria assumir um amplo programa preventivo na área sanitária, social e moral)". Perceba que a autora menciona apenas MOVIMENTO MÉDICO HIGIENISTA, já questão menciona "movimento de médicos, juristas e assistentes sociais higienistas", o que torna a questão errada e em desacordo com o que afirma a autora.
D) De acordo com Yazbeck "É, pois, na relação com a Igreja Católica que o Serviço Social brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos político/sociais orientando‐se por posicionamentos de cunho humanista conservador contrários aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja face à "questão social". Perceba que a questão menciona o contrário do que está grifado de vermelho.
E)O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 40, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norteamericano e suas propostas de trabalho permeados pelo caráter conservador da teoria social positivista. A questão erra ao mencionar que é a partir de 1930.
-
O Serviço Social foi influenciado em sua gênese pela Doutrina Social da Igreja Católica e pelo pensamento de São Tomás de Aquino, conhecido também como tomismo e que orientava-se por preceitos abstratos como a dignidade da pessoa humana e sua perfectibilidade, sua capacidade de desenvolver potencialidades; a natural forma do homem de ser social e político.
B) A Ação Social da Igreja Católica não influenciou somente no Brasil, mas em todo o Serviço Social latino-americano em sua origem.
C) visto que o racionalismo higienista influenciou o Serviço Social somente de países como a Argentina e o Chile.
D) Já que ao se orientar por posicionamentos de cunho humanista-conservador, o Serviço Social era contrário aos ideários liberal e marxista.
E) O Serviço Social brasileiro começa a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norte-americano nos anos de 1940 e não anos 1930.