- ID
- 840856
- Banca
- PUC-PR
- Órgão
- DPE-PR
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Serviço Social
- Assuntos
-
- Assistência Social no Serviço Social
- Benefícios Eventuais e de Prestação Continuada/LOAS
- Bolsa Família
- Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social
- Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social
- Proteção Social à Criança, ao Adolescente e à Família
- Trabalho e Serviço Social
- Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais
Numa prática pedagógica, embasada no comprometimento com o projeto ético-político profissional, o assistente social contribui de forma significativa para a construção do protagonismo dos trabalhadores, enquanto sujeitos sociais, na luta pela consolidação da democracia e da cidadania. Dessa forma:
I. O assistente social, através do exercício profissional, busca a consolidação da garantia dos direitos, conquistados através dos movimentos e lutas dos trabalhadores.
II. Garantir a inclusão de usuários na concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que são exemplos de programas de renda no campo da filantropia e dos interesses particulares.
III. O exercício profissional do Assistente Social requer ainda capacitação permanente, exige um olhar crítico do passado conservador, compreensão do presente e a capacidade de projetar o futuro numa utopia, aqui entendida como horizonte que faz caminhar e avançar nos objetivos e projetos coletivos em direção de uma sociedade humanizada.
IV. O trabalho do assistente social exige o esforço de articulação entre a crítica do conhecimento, a história e a profissão.
É correto o que se afirma APENAS em: