SóProvas


ID
840856
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Numa prática pedagógica, embasada no comprometimento com o projeto ético-político profissional, o assistente social contribui de forma significativa para a construção do protagonismo dos trabalhadores, enquanto sujeitos sociais, na luta pela consolidação da democracia e da cidadania. Dessa forma:

I. O assistente social, através do exercício profissional, busca a consolidação da garantia dos direitos, conquistados através dos movimentos e lutas dos trabalhadores.

II. Garantir a inclusão de usuários na concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que são exemplos de programas de renda no campo da filantropia e dos interesses particulares.

III. O exercício profissional do Assistente Social requer ainda capacitação permanente, exige um olhar crítico do passado conservador, compreensão do presente e a capacidade de projetar o futuro numa utopia, aqui entendida como horizonte que faz caminhar e avançar nos objetivos e projetos coletivos em direção de uma sociedade humanizada.

IV. O trabalho do assistente social exige o esforço de articulação entre a crítica do conhecimento, a história e a profissão.

É correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • "capacidade de projetar o futuro numa utopia"

    Fala sério!!!

  • Marquei errado pois eu discordo a utopia da questão. Cabe recurso.
  • A prática profissional do Assistente Social com base no projeto ético-político da categoria profissional está comprometida com a classe trabalhadora e suas lutas, visando a efetivação e ampliação dos direitos, a radicalização da democracia e o fim de todas as formas de exploração e opressão. Desse modo, a assertiva I está correta. No que se refere a assertiva II, esta encontra-se incorreta visto que os programas mencionados, como o BPC, o Bolsa Família e o PETI são exemplos de programas de transferência de renda no campo dos direitos, ao passo que a política pública de assistência social é um direito daquele que necessitar e um dever do Estado. Dessa forma, tais programas e o acesso a eles é um direito e não uma benesse ou favor. Com relação as assertivas III e IV, as mesmas estão corretas visto ser necessário para a atuação competente e qualificada o aprimoramento do profissional de Serviço Social. Além disso, a visão crítica e a negação da realidade são necessárias para o desvendamento e conhecimento aprofundado da realidade e das expressões da questão social. Assim, o assistente social ao desvelar a realidade é capaz de forjar alternativas para superá-la e, com isso, efetivar e ampliar os direitos dos cidadãos buscando a radicalização da democracia, a universalização das políticas sociais, a divisão da riqueza produzida e a emancipação política dos trabalhadores. Ressalta-se ainda que utopia, conforme descrito na assertiva III, consiste na busca pela transformação social, isto é, o projeto profissional do assistente social está vinculado a um projeto social classista e, desse modo, está comprometido com a transformação dessa sociedade. Aponta-se também que isto não é uma tarefa de uma categoria profissional somente, afinal ela não teria condições de transformar essa ordem social, mas sim é tarefa de toda a classe trabalhadora. Posto isto, entendendo que o projeto profissional do assistente social está comprometido com a classe trabalhadora, esta categoria está também comprometida com a justiça social, com a igualdade, com a defesa dos direitos humanos, com a expansão e ampliação da cidadania, com os projeto coletivos visando a utopia, isto é, uma sociedade igualitária, onde os trabalhadores possuam emancipação política e humana.


    RESPOSTA: C
  • gabarido C

     

  • Essa questão deveria ser anulada, não existe projetar o futuro numa utopia, se assim fosse nem precisaria projetar nada já que seria algo inatingível...

  • a puc fazendo puc quise