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ID
840889
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:
Costuma-se contar a história do samba em dois momentos opostos. O primeiro, quando os sambistas eram perseguidos pela polícia — que reprimia manifestações culturais dos negros — e obrigados a tocar escondidos, em vielas dos morros e fundos de quintal. No segundo momento, acontece o contrário: o governo passa a incentivar 5 – o carnaval e as músicas populares. Em 1995, com a publicação do livro O Mistério do Samba, o antropólogo Hermano Vianna revelou que a mudança de postura com relação à música não aconteceu assim tão de repente. Estilos negros e populares faziam parte de festas dos ricos e famosos séculos antes de o desfile das escolas de samba virar uma festa oficial. Em 1802, por exemplo, o comerciante inglês Thomas 10 – Lindley escreveu que as festas dos baianos ricos eram animadas pela “sedutora dança dos negros, misto de coreografia africana e fandangos espanhóis e portugueses". Até mesmo em Portugal, os músicos populares brasileiros eram bem recebidos. No fim do século 18, poucos anos antes de a corte portuguesa fugir para o Brasil, o músico Caldas Barbosa, mestiço filho de uma escrava, encantou a corte de 15 – dona Maria I, a rainha louca, tocando lundus. Hermano Vianna revelou também que o samba, em sua origem, tinha muito pouco de folclórico ou nacionalista. Os estilos europeus fazem parte da raiz ancestral do samba tanto ou mais que a percussão africana. Os primeiros sambistas liam partituras, tocavam instrumentos clássicos, participavam de bandas de jazz, adoravam 20 – ouvir tango e conhecer as novidades musicais nos cabarés parisienses. A cara que o samba tem hoje, de símbolo da “autenticidade brasileira" e da resistência da cultura negra dos morros cariocas, é uma criação mais recente, que de certa forma abafou a primeira. NARLOCH, Leandro. O samba antes do folclore. Guia politicamente incorreto da História do Brasil. São Paulo: Leya, 2009. p. 126-127. Responda:
C, se a proposiçao é certa;
E, se a proposição é errada.

O enunciador do texto em estudo apropria-se do discurso de Hermano Vianna para contestar as suas ideias sobre as origens do samba.

Alternativas
Comentários
  • Questão confusa, pois o pronome "suas" introduzem dúvida: ideias do enunciador ou de Hermano Vianna? Todavia, em nenhum momento há contestação, mas apenas uma espécie de paráfrase, denotando que o enunciador concorda com o antropólogo. Assertiva errada.
  • O enunciador usa do discurso de Hermano Vianna para reforçar suas idéias sobre as origens do samba, denotando que o mesmo concorda e não contesta. Portanto, concordo com a confusão no entendimento.
  • Questão errada.
     
    Na realidade, o enunciador utiliza as ideias de Hermano Vianna para confirmar o discurso que ele próprio quer transmitir, isto é, que a origem do samba não foi o que comumente pensamos hoje sobre o tema. Ao contrário, envolveu baianos ricos e sambistas com raízes musicais até clássicas, podendo inferir que eles seriam elitizados, visto que tinham conhecimento técnico e amplo da música em vários estilos.
  •  O enunciador faz uma comparação de suas idéias com o livro escrito por Vianna.
  • Na verdade o que deixa errado é a palavra contestar, que significa não aceitar como válido. O certo seria confirmar.