-
O princípio da prudência especifica que ante duas alternativas, igualmente válidas, para a quantificação da variação patrimonial, será adotado o menor valor para os bens ou direitos e o maior valor para as obrigações ou exigibilidades. Assim, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos outros princípios fundamentais de contabilidade será escolhida a opção que diminui ou acrescenta menos valor ao Patrimônio Líquido.
Baseia-se na premissa de "nunca antecipar Lucros e sempre prever possíveis Prejuízos".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_cont%C3%A1bil#Prud.C3.AAncia
-
A questão está mal elaborada, uma vez que diz que o princípio da prudência "objetiva EVITAR que os ativos ou receitas NÃO sejam superestimados". Ora, vc não deve evitar isso, vc deve buscar que eles não sejam superestimados.
-
Tbm achei estranha a questão Amanda!
Na Contabilidade, a prudência caracteriza-se pelas estimativas que são realizadas em determinadas condições de incerteza, com o objetivo de evitar que ativos ou receitas não sejam superestimados e que passivos ou despesas não sejam subestimados, quando da preparação das demonstrações contábeis do período.
-
Meio estranha essa questão! No entanto, a ideia do enunciado é compatível com o princípio da prudência, que dispõe que a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido, mas não o descreve inteiramente.
Por isso, a alternativa está correta.
Gabarito: CERTO
-
Questão mal formulada ao tentar alterar a redação do artigo 10, parágrafo único da Resolução CFC nº 750/1993:
"Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais."