-
Gabarito E
1.1.Quanto ao Gênero(suporte físico)
1.1.1. Escritos ou textuais: documentos manuscritos, datilografados ou impressos;
1.1.2. Cartográficos: documentos em formatos e dimensões variáveis, contendo representações geográficas, arquitetônicas ou de engenharia (mapas, plantas, perfis);
1.1.3. Iconográficos: documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado ou não, contendo imagens estáticas (fotografias, diapositivos, desenhos, gravuras);
1.1.4. Filmográficos: documentos em películas, cinematográficas e fitas magnéticas de imagem (tapes), conjugados ou não a trilhas sonoras, com bitolas e dimensões variáveis, contendo imagens em movimento (filmes e fitas videomagnéticas);
1.1.5. Sonoros: documentos com dimensões e rotações variáveis, contendo registros fonográficos (disco e fitas audiomagnéticas);
1.1.6. Micrográficos: documentos em suporte fílmico resultantes da microreprodução de imagens, mediante utilização de técnicas específicas (rolo, microficha, jaqueta, cartão-janela);
1.1.7. Informáticos: documentos produzidos, tratados ou armazenados em computador (disquete, disco rígido – winchester, disco óptico).
-
Fiquei em dúvida entre a B e E.
Alguém pode me explicar pq não a B? Obrigada.
-
Bom dia, Day e Laise!!!
Ontem estava procurando questões, pois estava estudando esse assunto. Achei a sua pergunta no meio, também fiquei me perguntando a mesma coisa, mas só consegui uma resposta depois que de ter terminado de ver o conteúdo, ou pelo menos uma parte dele. Espero que possa tirar sua dúvida.
Pra começar, Day e Laise, gêneros documentais, segundo o livro que tenho aqui, é a reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres, particularmente o suporte e a forma de registro da informação. Como exemplo, tirando da questão, temos todos os itens, exceto o E. Pois "documentos tridimencionais" não é um gênero documental de arquivo. Mas de MUSEUS. Há uma passagem em que o livro explica o conceito de Museu e daí o que seria um documento Tridimensional.
"O Museu é o órgão de interesse publico, guarda documentos com finalidade de informar e entreter, suas peças são dos mais variados tipos e dimensões, dependendo de sua especialização. Por serem objetos, são classificdos como TRIDIMENSIONAIS."
Não ficou tão bem explicado, mas espero ter ajudado.
-
A tipologia documental pode ser dividida em: gênero e espécie.
Quanto ao gênero o documento pode ser:
Textual (registrado de forma escrita, textual);
Iconográfico (composto por imagens estáticas);
Audiovisuais;
Informático ou digital;
Cartográfico (áreas geográficas);
Micrográficos.
Um documento pode ser de um ou mais gêneros também,
assim sendo, nada impede que um documento seja textual e ao mesmo tempo seja digital ou cartográfico e micrográfico ou audiovisual e digital ou iconográfico e micrográfico.
-
no documento da NOBRADE fala que os gêneros documentais sao os seguintes:
bibliográfico,
cartográfico,
eletrônico,
filmográfico,
iconográfico,
micrográfico,
sonoro,
textual,
tridimensional
e aí? alguem pode me explicar pq essa questao ta certa?
-
Também encontrei em um material que documentos tridimencionais fazem parte de gêneros, porém acho que a ESAF não considera...
-
Alternativa correta: e) documentos tridimensionais.
Tem que seguir uma lógica e ter em mente sempre os conceitos dos assuntos de Arquivologia.
Vejamos o conceito de:
Arquivos São produzidos e conservados com objetivos funcionais. O documento não é objeto de coleção. Provém tão-somente das atividades, públicas ou privadas, servidas pelo arquivo.
Vejamos agora o conceito dos gêneros apresentados pela questão:
Textuais: a linguagem básica é a palavra escrita – textos manuscritos, impressos, digitados...
Audiovisuais: a linguagem básica é a associação do som e da imagem - filmes, vídeos, DVDs
Cartográficos: / Iconográficos: Documentos com representações geográficas; a linguagem básica é a imagem – cartões postais, mapas, fotografias, gravuras, desenhos, cartões postais
Fonográficos: a linguagem básica é o som - discos, fitas magnéticas, CDs
Documento tridimensional Esculturas, maquetes, objetos e suas representações (fósseis, esqueletos, objetos de museu, animais empalhados, monumentos etc.)
Sabendo que arquivos são criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade já da pra matar que não poderia ser tridimensional, que é característica de museu.
Fonte. http://www.arquivoestado.sp.gov.br/saesp/GESTAO_DOCUMENTAL_APLICADA_Ieda.pdf Páginas 15, 16. O arquivo vale a leitura, ele estabelece norma para arquivos no Estado de SP e segue a base definida pelo CONARQ, uma boa oportunidade de ver na prática como é definido um projeto e explicações que ele mostra.
Fonte¹. Aqui também tem um vídeo interessante sobre o tema arquivologia: http://www.youtube.com/watch?v=FhuSR29ME44
-
Por eliminação é fácil chegar na resposta certa, porem, alguns livros trazem o gênero tridimensional como sendo também de arquivos.
-
Galerinha, nas questao ele diz generos documentais encontrados nos ARQUIVOS! Então nao pode ser tridimensional, pois tridimensional é o nome que se da aos documentos pertencentes ao MUSEU, que por ser objetos sao chamados TRIDIMENSIONAIS.
Fonte: Renato Valentini, Série Provas e Concursos.
-
O Cespe também vem adotando o posicionamento de que documentos tridimensionais não são documentos de arquivo. Vejam as questões:
Cespe 2013 - TCE-RO - Agente Administrativo
"A presença de peças tridimensionais em um conjunto documental indica que o material analisado não é um arquivo." --> Certo
Cespe 2012 - TJ-RR - Auxiliar Administrativo
"Entre os gêneros documentais considerados documentos de arquivo se
incluem documentos tridimensionais, textuais, audiovisuais e cartográficos" --> Errado
-
Comento:
Quanto ao gênero, os
documentos são classificados segundo a forma em que a informação foi registrada
no mesmo.
Podemos destacar: textuais;iconográficos; audiovisuais; informáticos
ou digitais; cartográficos; micrográficos.
-
tridimensional é relativo a museu, não a arquivo
-
Classificação dos Documentos :
Quanto ao gênero:
* Escrito/Textual
* Iconográfico
* Filmográfico
* Sonoro
* Cartográfico
* Micrográfico
* Informático/Digital
* Audiovisual
-
tridimensional é o nome que se da aos documentos pertencentes ao MUSEU.....
-
Gabarito: E
Gênero
O gênero dos documentos está ligado à maneira de representá-los, de acordo com os seus diversos suportes. São eles:
• Textuais – manuscritos, datilografados ou impressos.
• Cartográficos – documentos em formatos e dimensões variáveis, ligados às áreas de geografia, engenharia e arquitetura. Exemplos: mapas, plantas, perfis e fotografias aéreas (utilizadas na elaboração de mapas).
• Iconográficos – documentos com imagens estáticas. Exemplos: fotografias (negativos, ampliações etc.), desenhos, gravuras, litogravuras (litografias), cartazes, cartões-postais, estampas, diapositivos (slides), partituras.
• Filmográficos – documentos com imagens em movimento. Exemplos: filmes, fitas videomagnéticas.
• Sonoros – documentos com registros fonográficos. Exemplos: discos, fitas audiomagnéticas.
• Micrográficos – documentos ligados à microfilmagem de documentos (assunto a ser tratado em outro capítulo). Exemplos: rolos, microfichas, jaquetas, cartões-janela.
• Informático – documentos ligados ao computador. Exemplos: disquetes, discos rígidos, discos ópticos.
Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.
-
TRIDIMENSIONAL É NO MUSEU
GAB: E