SóProvas


ID
842107
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São princípios do planejamento que compõem a administração estratégica, exceto:

Alternativas
Comentários
  • a) Inerência ?
    b) Universalidade - O planejamento deve atingir toda a organização.
    c) errada
    d) Planeja-se prevendo
    e) Os caminhos para alcançar os objetivos não podem ser retos e duros.
  • Alternativa C.
    Normalmente, cada autor ou estudioso da Administração tende a abordar as variáveis e assuntos típicos da orientação teórica de sua escola ou teoria, dessa forma pode ser ter diferentes conceitos para o mesmo assunto.
    Quanto ao apresentado na questao:
    Para a autora Margarita Barreto (2.000, p.14) os princípios do planejamento estão divididos em etapas, a saber:
    • Inerência –o planejamento é indispensável;
    • Universalidade– o planejamento tenta prever todas as variáveis e todas as conseqüências, até onde seja possível, levando em conta todas as opiniões. Uma visão unilateral vicia qualquer planejamento;
    • Unidade –o planejamento abrange múltiplas facetas, que devem ser integradas num conjunto coerente;
    • Previsão –o planejamento é intrinsecamente previsão;
    • Participação –o planejamento requer a participação de todos os níveis e setores da administração. Na empresa, o planejamento central está vinculado às condições em que o operário realiza sua função. Assim, numa campanha nacional de promoção de turismo, o planejamento dependerá de todos os setores envolvidos, do ministro aos garçons da rede gastronômica.
    Fonte http://legacy.unifacef.com.br/novo/publicacoes/IIforum/Textos%20IC/Augusto%20Celso%20Vanini.pdf
  • Quanto aos princípios de planejamento, na visão de Amado ( 2004 ) e Oliveira (2001), registra que todo o planejamento, quando formulado, implantado e implementado necessita possuir determinada harmonia no seu contexto para que seja exeqüível. Para tanto ele precisa de:
    Universalidade:o planejamento deve abordar os aspectos do problema e prever, até onde seja possível, todas as suas conseqüências;
    Objetividade:todo planejamento deve desenvolver-se sem perder de vista o objetivo a que ele deu margem, atentando à realidade;
    Economia de Meios: todo o planejamento é orientado pela preocupação de conseguir o máximo rendimento, através de emprego eficiente, racional e judicioso dos meios necessários e disponíveis;
    Segurança:todo planejamento deve efetivar o máximo de segurança nas ações previstas, através de utilização de informações objetivas, que garantam acompanhamento das circunstâncias internas do empreendimento que está sendo planejado;
    Coordenação:todo planejamento usa a máxima cooperação entre os que participam do empreendimento, exigindo uma permanente coordenação entre todas as atividades que lhe são inerentes, capaz de integrar, no todo, os esforços de cada parte;
    Disciplina:todo o planejamento deve ser realizado em obediência à orientação a outras prescrições contidas nas diretrizes superiores, assegurando fidelidade ao propósito do empreendimento;
    Flexibilidade:todo planejamento deve ser conduzido de forma à assegurar a flexibilidade necessária, para atender às contingências, garantindo a continuidade e a sobrevivência do empreendimento.
    Fonte http://www.seplan.am.gov.br/arquivos/download/arqeditor/artigo_07.pdf
  • Letra C, a resposta.
    Inerência: qualidade de inerente.
    Inerente: Algo  necessário: responsabilidade inerente a uma função, ou seja indispensavel.
  • Marquei letra C por eleminação. Alguém sabe em que sentido o Fracionamento estaria errado como princípio para o planejamento? Obrigado.
  • A administração estratégica tem como princípio fundamental a universalidade (visão global). O fracionamento é exatamente o oposto (visão fracionada).

    Portanto, letra C.
  • O fracionamento acredito estar entre o tático e o operacional, pois o nível tático estabelece suas diretrizes e desdobramento a serem executadas de forma mais imediata para a execução das atividades rotineiras do nível operacional.

  • Significado de Inerente

    adj. Algo ou alguém ligado de modo íntimo e necessário: responsabilidade inerente a uma função.
    Relativo a algo que é próprio de alguém ou ao que está na essência desta pessoa: o choro é inerente às pessoas tristes.
    (Etm. do latim: inhaerens)

    Sinônimos de Inerente

    Sinônimo de inerente: imanente, inseparável, intrínseco, ligado, peculiar e próprio

    Inerência --> Algo imprescindível (inseparável), ligado de modo íntimo.

  • O planejamento estratégico examina as questões principais, olha o ambiente externo para assegurar de que a abordagem é realista, e determina rumo amplo e generalizado para a organização. Esse rumo é então escrito e pode ser comunicado para os componentes internos e externos.


    FONTE: http://www.cursofmb.com.br/arquivosprof/att00005.pdf


  • Olhem essa bibliografia!!!! Onde essas bancas vão parar hein???

  • Para Benome (2007), os princípios do planejamento seriam:

    1.       INERÊNCIA: o planejamento é uma função indispensável à organização, sendo parte integrante de todos os setores de uma organização, estejam ou não ligados à área principal do negócio.

    2.       UNIVERSALIDADE: o planejamento busca antecipar as variáveis e consequências que influenciarão a organização sob todos os pontos de vista e levando em conta diferentes opiniões para evitar uma visão unilateral. São as considerações acerca dos cenários e seus imprevistos, que devem ser ao menos calculados.

    3.       UNIDADE: apesar de ter múltiplas facetas, o planejamento deve ser integrado em um conjunto coerente com base em critérios que contemplem mais de uma área ao mesmo tempo.

    4.       PREVISÃO: deve-se estabelecer prazos e cronogramas claros para a execução das tarefas, inclusive considerando correções de rumo.

    5.       FLEXIBILIDADE: o planejamento deve ser adaptável às diferentes situações, pois assim fica mais fácil fazer os ajustes de trajetória necessários para o sucesso.

    Fonte: apostila – estratégia concursos – noções de administração com professor Carlos Xavier

    1.        INERÊNCIA: o planejamento é uma função indispensável à organização, sendo parte integrante de todos os setores de uma organização, estejam ou não ligados à área principal do negócio.
    2.        UNIVERSALIDADE: o planejamento busca antecipar as variáveis e consequências que influenciarão a organização sob todos os pontos de vista e levando em conta diferentes opiniões para evitar uma visão unilateral. São as considerações acerca dos cenários e seus imprevistos, que devem ser ao menos calculados.
    3.        UNIDADE: apesar de ter múltiplas facetas, o planejamento deve ser integrado em um conjunto coerente com base em critérios que contemplem mais de uma área ao mesmo tempo.
    4.        PREVISÃO: deve-se estabelecer prazos e cronogramas claros para a execução das tarefas, inclusive considerando correções de rumo.
    5.        FLEXIBILIDADE: o planejamento deve ser adaptável às diferentes situações, pois assim fica mais fácil fazer os ajustes de trajetória necessários para o sucesso.