-
ABORDAGEM FUNCIONAL
É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.
Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada.
Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos. Este tipo de departamentalização é o mais comum nas organizações.
A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.
A departamentalização funcional pode também ser denominada de departamentalização pelo uso de recursos organizacionais ou estrutura funcional.
(continua...)
-
VANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
- Melhora a coordenação intradepartamental, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.
- Incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade.
- Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua capacidade de maneira eficaz, garantindo o máximo de utilização das habilidades técnicas, simplificando o treinamento do pessoal.
- Ocorre uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto.
DESVANTAGENS
- A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos. Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.
- Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.
- Devido à focalização interna de cada departamento e não sobre os objetivos globais da organização, existe uma carência de estruturas próprias de coordenação do andamento do trabalho, levando os problemas de coordenação para os níveis mais elevados da organização.
- A estrutura funcional tende a ser muito burocratizada, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada, com um número maior de níveis hierárquicos.
Bons estudos!!!
Fonte: http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao
-
DICA:
1. Quando falar em projeto >>>>> matricial
2. Quando falar em especialização >>>> funcional
-
essa ¨organização dentro de organização¨ me pegou.
-
somos duas. também não entendi esse organização dentro de organização.
-
Para tentar ajudar as colegas: A especialização é tão grande criando organizações dentro de organizações, ou seja, no caso prático a área financeira só se preocupa com a economia de custos , esquecendo o objetivo principal da organização. Cada área se torna indiferente com a outra, não ocorrendo a sinergia.
-
A questão apresenta as principais características da departamentalização funcional.
Vantagem = Especialização das tarefas
Desvantagem = Visão parcial da organização, cada departamento faz a sua atividade especializada sem se preocupar com o resto, o que acaba gerando uma "organização dentro de uma organização"
-
tentando explicar baseado do dia a dia: Uma desvantagem da departamentalização funcional é a concentração intRAdepartamental (organização dentro de organização).
Pra quem já trabalhou em firma... quando tem festinha quem vai: o pessoal do setorrrrrrrr!!
Quando saem sexta para comer num lugar diferente quem vai: o pessoal do setorrrrrrrr!!
deu pra entender... criam-se nichos de pessoas dentro da própria organização
Principalmente do grupinho de engenheiros que acham que no resto do mundo todo mundo é "arigó"!
-
A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais. É a divisão lógica de acordo com as funções (especializações) a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização.
O principal ponto forte da departamentalização funcional é o agrupamento de especialistas ao mesmo tempo em que permite o compartilhamento dos recursos especializados entre os diversos produtos. Seu principal ponto fraco é a dificuldade de coordenação das tarefas dos diversos especialistas funcionais, possuindo um alto grau de diferenciação, de modo que as atividades sejam concluídas dentro do orçamento e prazos.
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)
-
o alto grau de especialização = cada um é desempenhado a fazer uma funça específica o que gera à especialização.
AO MESMO TEMPO
um alto nível de diferenciação = apesar de cada um fazer uma funçao específica é em tarefas diferentes de um mesmo produto. EX. montagem de carro: um coloca portas, outro os vidros, outro coloca pneus... = cada um faz uma função específica em funções diferentes.
-
Aqui, o conhecimentos sobre os critérios de departamentalização se faz necessário para responder ao que se pede. Vejamos qual das alternativas apresenta o critério de departamentalização que apresenta as características apresentadas no enunciado.
A - incorreta. Departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços (CHIAVENATO, 2014) para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço.
B - correta. Departamentalização por funções fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. A departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo. Entre as suas desvantagens, vemos a falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais “estreita” dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas, gerando o que a banca chamou de "organizações dentro de organizações".
C - incorreta. Departamentalização matricial é um modelo misto que reúne a departamentalização funcional e a de projeto/produto/divisional na mesma estrutura. Essa estrutura é direcionada para projetos ou produtos, necessita e atua com equipes multidisciplinares, que cruzam os limites departamentais. Nesse modelo, apesar dos especialistas se movimentarem para desenvolver os projeto da estrutura matricial, permanecem vinculados às áreas funcionais a que fazem parte.
D - incorreta. A descentralização ocorre quando a autoridade para tomar decisões está dispersa pela empresa, através dos seus diversos setores.
E - incorreta. Desconcentração consiste na criação de órgãos para desempenhar algumas atividades administrativas do ente que o criou. Sendo a atividade administrativa distribuída ao órgão criado (dentro da mesma estrutura jurídica).
Tendo visto as opções, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014