SóProvas


ID
842122
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca do tema atendimento ao cidadão, analise as afirmativas abaixo e identifique se são verdadeiras(V) ou falsas(F). Após, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A segurança ao transmitir informações depende do conhecimento que o servidor possui sobre a função, as normas, os procedimentos, a organização, seus produtos e serviços.
( ) É necessário ouvir o que o cidadão tem a dizer para estabelecer uma comunicação sem desgastes.
( ) O servidor atendente deve falar o menos possível. Caso a informação conste dos sistemas da organização, deverá apenas imprimir a tela e entregá-la ao cidadão.
( ) A percepção dos gestos, expressões faciais e da postura do cidadão é fator fundamental. Por intermédio desta percepção, consegue-se captar diferentes reações e assim dispensar tratamento individual e único.

Alternativas
Comentários
  • o verbo dispensar foi usado como sinônimo de dar, conferir, distribuir.
  •    Segundo o Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA, instituído pelo Decreto nº 5.378/05, as organizações públicas devem buscar a promoção da qualidade de seus serviços, considerando prioritariamente, na avaliação de seu desempenho, a satisfação do cidadão.


    Na alternativa incorreta podemos perceber uma falta de interesse total por parte do servidor atendente em relação ao cliente/cidadão. A evolução das necessidades do setor público conduz a uma nova direção para o marketing, no sentido de considerar o atendimento ao cidadão como um aspecto positivo e, como tal, acima das tentativas de restringir decisões e atitudes tomadas a favor do cidadão.

      N
    Bons estudos!
       

  • Questão altamente maldosa!
  • Esta opção (a terceira) é ridícula:
    ( F ) O servidor atendente deve falar o menos possível. Caso a informação conste dos sistemas da organização, deverá apenas imprimir a tela e entregá-la ao cidadão. 

    Logo, restaram somente as respostas (D) e (E).

    Mas a quarta opção é fácil demais:
    ( V ) A percepção dos gestos, expressões faciais e da postura do cidadão é fator fundamental. Por intermédio desta percepção, consegue-se captar diferentes reações e assim dispensar tratamento individual e único.

    Assim, opção (D), sem precisar analisar as duas primeiras!
  • Ao meu ver, não considero o item "A percepção dos gestos, expressões faciais e da postura do cidadão é fator fundamental. Por intermédio desta percepção, consegue-se captar diferentes reações e assim dispensar tratamento individual e único." verdadeiro. Não se pode dispensar tratamento individual e único, mas sim atendimento. O tratamento deve ser pautado no princípio da isonomia e retrata ao procedimento de atendimento, enquanto o atendimento já utiliza da personalização para atender às necessidades do cliente, pode ser adaptada ao público. Me corrijam se eu estiver equivocada...  

  • Concordo plenamente com a Taís.
  • Questão deve ser anulada, pois um termo como "dispensar" apresenta significado opostos, exige que o candidato tenho uma bola de cristal durante a prova e adivinhe qual o significado o examinador da banca estava se referindo.
    Significado de Dispensar

    v.t. Isentar, desobrigar de: dispensar do serviço militar.
    Prescindir, não precisar de: dispensou a ajuda de muletas.
    Dar, conferir, distribuir: dispensou elogios.

  • Teve outra prova da CESPE recentemente em que a banca usou o termo dispensar com sentido ambíguo. Esses examinadores não tem mais nada pra inventar, não?
  • Primeiramente sugiro, com toda a delicadeza, darem uma estudada em português, porque assim verão que a questão não é ambígua. Dito isso, também se equivoca a colega que questiona o item 4:  "A percepção dos gestos, expressões faciais e da postura do cidadão é fator fundamental. Por intermédio desta percepção, consegue-se captar diferentes reações e assim dispensar tratamento individual e único." 
    Afirmando que a administração deve pautar-se pelo princípio da isonomia.
    Mas percebam que um atendimento particuar e único será dispensado a todos, indistintamente, o que significa que se estará observando a isonomia. Isonomia é tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais de acordo com suas diferenças. Não há como dar o mesmo tratamento para um jovem de 30 anos, formado, com conhecimento completo sobre o que quer e deseja da administração, com uma senhorinha de 70 anos, sem estudo, que veio do interior para resolver um problema na capital.
    A Senhorinha, com certeza deve de ter uma maior atenção, mais paciência do atendente, um vocabulário mais simples para que se possa fazer entender, o que caracteriza um atendimento diferenciado.
    Assim cada atendente deve observar no caso concreto o nível de instrução, o tipo de vocabulário a postura, para se adaptar ao cidadão cliente e poder atendê-lo com a maior eficiência possível.

    É isso aí galera, ótimos estudos!!!
  • A última alternativa devia estar nas questões de português, pois trata de regência verbal. Vamos lá:

    DISPENSAR, com o sentido de isentar, desobrigar é VTI. Quem dispensa, dispensa DE ALGO.

    DISPENSAR, com o o sentido de dar, conferir e distribuir é VTD.

    Por intermédio desta percepção, consegue-se captar diferentes reações e assim dispensar tratamento individual e único. (sentido de conferir, distribuir ou dar = VTD).

    Se fosse no sentido de isentar, a frase seria assim: "(...) dispensar de tratamento individual e único.

    Afirmativa Correta
  • "A percepção dos gestos, expressões faciais e da postura do cidadão é fator fundamental. Por intermédio desta percepção, consegue-se captar diferentes reações e assim dispensar tratamento individual e único."

    Esta afirmativa está ambígua, vejam a definição de DISPENSAR no dicionário (tem significados opostos):

    Significado de Dispensar

    v.t. Isentar, desobrigar de: dispensar do serviço militar.
    Prescindir, não precisar de: dispensou a ajuda de muletas.
    Dar, conferir, distribuir: dispensou elogios.

    Sinônimos de Dispensar

    Sinônimo de dispensar: demitir, desobrigar, desonerar, destituir, eximir, exonerar, isentar, livrar e prescindir

    Essa banca é maluca. Por que não utilizar um verbo de um único significado, como o verbo DAR?

    Acho que é para DAR dor de cabeça no candidato ou querer receber "uma chuva de pedidos de anulação da questão".

  • Eu fico impressionado com essas bancas, não vejo necessidade de colocar questões desses tipos. Só entra para o órgão a quantidade x que está no edital, mesmo assim tem alguns que demoram uma eternidade. Então a minha percepção é ser aplicado provas mais coerentes com perguntas que tenham mais fundamentos.

  • dispensar 

    dis.pen.sar 
    (lat dispensarevtd 1 Dar dispensa a. vtd 2 Desobrigar, isentar, eximir: Essas alegações não o dispensam. A diretoria dispensou-o dos seus serviços.vtd 3 Não precisar de, prescindir de: Posso dispensar esse livro. "Se a monarquia representativa dispensasse, nos reis, a inteligência" (Rui Barbosa).vtd 4 Tornar supérfluo: O incidente dispensa explicaçõesvtd 5 Conceder dispensa em (impedimentos matrimoniais). vpr 6 Abster-se, eximir-se, não se julgar obrigado: Dispenso-me de lá irvtd 7 Conferir, dar, distribuir: Dispensar favores, honras, mercês, prêmios. A diretoria dispensou prêmios aos alunos mais aplicadosvtd 8 Ceder; dar de empréstimo. vtd 9 Prestar, ministrar: Os transeuntes dispensaram os primeiros socorros ao acidentado.vtd 10 p us Despender, gastar. Antôn (acepção 2): obrigar; (acepção 3):exigir.

    Pode significar desobrigar ou conferir... complicado...

  • A questão não é bem feita dona ESAF, é uma péssima questão, porque uma questão bem feita pega o mau aluno, o que não estudou, o que não sabe interpretar, que não está atento...

    Essa questão favorece aos alunos que não sabem interpretar, porque quem marcou esta como certa pensou exatamente ao contrário do que a senhora ESAF teve intenção de escrever.

    palmas para a ESAF.


  • Comentário sobre o item: " A percepção dos gestos, expressões faciais e da postura do cidadão é fator fundamental. Por intermédio desta percepção, consegue-se captar diferentes reações e assim dispensar tratamento individual e único."

    Segundo Paludo, "se a medida da qualidade dos serviços está diretamente ligada à satisfação do usuário, então o atendimento ao cidadão deve ser muito bom (ótimo/excelente); deve-se utilizar soluções e medidas inovadoras para melhorar, tanto a prestação de serviços, quanto o atendimento. (...) O servidor público deve adotar uma atitude ativa quando em atendimento aos cidadãos. Sérgio Almeida (2001) indica as atitudes ativas que conduzem ao atendimento de excelência: (...) escutar: ouvir o cidadão sem interrompê-lo, prestando atenção nos detalhes (...)"


    In: Paludo, Augustinho. "Administração Pública, pg. 249

  • Examinador baixou o nível.

  • examinador acaba favorecendo quem "sabe menas"

  • Letra (D).

    ----------

     

    Adorei essa questão, muito boa!

     

    ---------

    At.te, CW.

  • Olá pessoal,

    Pelo que entendi a banca analisou 2 princípios para avaliar a letra D como correta.

    Quando o Estado presta um atendimento a um cidadão, o primeiro princípio é o da IMPESSOALIDADE, pois todos são iguais perante a lei. A partir do momento que este cidadão está em processo de atendimento, o princípio passa a ser o da ISONOMIA, pois as necessidades podem ser divergir de outros cidadãos.

    Um grande abraço a todos.

  • FGV tem uma prova de português MIZERÁVEL, não entendo a necessidade que ela sente de estender o português de forma tão exigente em outras matéria. Para acertar esta questão sem chutar ou por sorte de estar desatento ao ler o verbo DISPENSAR, o candidato tem que ser MUITO bom em português, em um nível extremo. 
    Qual candidáto faz questões de Administração Pública analisando Sintaxe da Oração e Transitividade dos verbos?

    Teria ainda que ter alto grau de conhecimento do verbo "dispensar" que pode variar seu sentido dependendo da sua transitividade...

  • Me ajudou muito

  • GABARITO D