SóProvas


ID
842386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com referência à Reforma da Gestão Pública do Brasil em 1995,
julgue os itens que se seguem.

O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) veio em resposta à crise generalizada do Estado brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    A reforma do aparelho do Estado tornou-se imperativa nos anos90 por uma segunda razão. Não apenas ela se constituiu em uma resposta à crise generalizada do Estado, mas também está sendo caracterizada comouma forma de defender o Estado enquanto res publica, enquanto coisa pública, enquanto patrimônio que, sendo público, é de todos e para todos.
  • Olá pessoal, segue trecho do texto de Frederico Lustosa da Costa ( Revista de Administração Pública):

    "O Pdrae partia de uma premissa – a de que a crise latino-americana era uma crise do Estado. Com base nesse diagnóstico, o plano indicou como pilares do projeto de reforma do Estado:
    1) ajustamento fiscal duradouro:
    2)
     reformas econômicas orientadas para o mercado que, acompanhadas de uma política industrial e tecnológica, garantissem a concorrência interna e criassem condições para o enfrentamento da competição internacional;
    3)
    a reforma da previdência social;
    4
    ) a inovação dos instrumentos de política social, proporcionando maior abrangência e promovendo melhor qualidade para os serviços sociais;
    5) a reforma do aparelho de Estado, com vistas a aumentar sua "governança", ou seja, sua capacidade de implementar de forma eficiente políticas públicas."

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122008000500003&script=sci_arttext

     


  • O interessante dessa questão que a Cespe faz questão de escrever "generalizada" e pode confundir com o sistema gerencial que foi empregado pelo PDRAE.

    Nessa questão  generalizada quer dizer a crise geral do Estado.
  • O Brasil vinha passando por uma crise fiscal na década de 70 que ficou evidente na década de 80.Essa crise se estendeu por longos anos ,e ainda hoje,essa crise persiste.No governo de Fernando Collor houve uma tentativa de reforma desestrada,mas foi no governo de Fernando Henrique Cardoso que a reforma do Aparelho do Estado acentuou-se com a implementação do Pdrae.

  • Fonte para a citação da colega Socorro Barbosa: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf


  • Genti não resisti, lendo a questão e pensando nos acontecimentos pós segunda guerra mundial,e nas merdas que o Collor fez enquanto presidente pensei assim: após a segunda guerra o pais estava inchado, os altos burocratas foram responsabilizados pela crise do Estado pela sociedade brasileira, então a CF/88 foi um retrocesso burocrático uma das coisas que fez foi reduzir a flexibilidade da adm indireta, e esse engessamento reduziu fortemente o desempenho do setor público brasileiro ai veio o COLLOR e a casa caiu mano! rsrsrs , mas voltando ao tema COLLOR fez muita merda e continua na vida politica acabando ainda mais com o Brasil... mas vamos lá... decorei que apos o digníssimo Collor , com o governo FHC que volta a se falar em um movimento de reforma administrativa - PDRAE.  desculpe mas nao resisiti.

  • Rani,eu venho do futuro para lhe dizer que Collor será candidato à presidência da república esse ano.

  • Apesar de não concordar com o termo "generalizada", está no PDRAE (página 14).

     

    Nada a fazer.

  • será que essa crise do estado se refere ao governo collor?

  • GABARITO: CERTO

    PDRAE - 1995 Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado ( Década de 90 que começamos a perceber as ações de gerencialismo)

    Na campanha de Fernando Henrique Cardoso, não existia proposta de aplicação dessa reforma . Foi algo que aconteceu naturalmente.

    Esse plano surgiu em resposta a crise generalizada do Estado com objetivo de resgatar sua autonomia financeira e sua capacidade de implementar políticas públicas através de uma estrutura de modelo gerencial.

    CRITÉRIO FUNDAMENTAL DO PDRAE: Eficiência!!!

     

    Olhem este BIZU do colega Luan Prata! Sensacional!

     

    PDRAE ( Plano diretor da reforma do aparelho do estado)

     

    P - Voltada para o Público ( Cidadão)

     

    D - Descentralização. ( Transferência para organizações não estatais de atividades ñao exclusivas do Estado.)

     

    R-  Foco nos Resultados com controle a posteori.

     

    - Reforma Administrativa e não financeira, maior Autonomia.

     

    Eficiência ( Racionalização).

  • Na verdade a crise vinha desde os anos 1970. Foi apenas se acentuando ao longo do tempo.

  • CERTO

    "Uma primeira reação, no início dos anos 1980, foi ignorar a crise. A segunda resposta neoliberal de Estado mínimo também foi inadequada. A primeira subestimou o desequilíbrio fiscal e a segunda foi mera utopia. A resposta viria em meados dos anos 1990, com a ideia de reforma e reconstrução do Estado (PDRAE), a fim de resgatar sua autonomia financeira e a capacidade de implementar políticas públicas."

    FONTE: PALUDO - 2016.

  • O ​Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) lançou as bases do projeto governamental brasileiro de reestruturação do aparato estatal, não só enquanto "resposta à crise generalizada do Estado", mas também, segundo o discurso político vigente, enquanto "forma de defendê-lo como ‘ res publica ’ ", o que determinou, segundo o próprio Plano Diretor, o caráter "imperativo" da reforma nos anos 90. (PDRAE, 1995:19)

    GAB: CERTA