SóProvas


ID
842611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de gestão de pessoas e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

Nas instituições, o processo de formalização é responsável por gerar previsibilidade, ordem e consistência, aspectos alcançados, também, por uma cultura organizacional forte, com a vantagem, nesse caso, de prescindir de documentação escrita.

Alternativas
Comentários
  • Então no processo de formalização não há documentação escrita?
  • prescinde não quer dizer despensa
  • Pessoal, cuidado com a interpretação de texto!

    Dipensa-se a documentação escrita em relação à "cultura organizacional forte" e não ao processo de formalização. Esta sim pode prescindir de documentação escrita para gerar "previsibilidade, ordem e consistência..." 

    "nesse" refere-se sempre ao termo mais próximo.

    Bons estudos
  • o processo de formalização é responsável por gerar previsibilidade, ordem e consistência (CORRETA)
    aspectos alcançados, também, por uma cultura organizacional forte, com a vantagem, nesse caso, de prescindir (DISPENSAR) de documentação escrita.
    REALMENTE A CULTURA ORGANIZACIONAL FORTE NÃO É ESCRITA, MAS ELA GERA PREVISIBILIDADE, ORDEM E CONSISTÊNCIA.
    VEJA A QUESTÃO DO CESPE ABAIXO CONSIDERADA CORRETA.
    CESPE - 2012 - ANATEL - Analista Administrativo  

    No que se refere aos aspectos gerais do processo administrativo, julgue os itens de 82 a 90.

     

    A intensa formalização na organização gera previsibilidade, ordem e consistência, assim como uma cultura organizacional forte.

  • Significado de Prescindir

    v.t.i. Não precisar de; dispensar, renunciar, recusar.
    Não ter em consideração; abstrair.
    (Etm. do latim: praescindere)


  • realmente é uma questão de interpretação, pois o ato de prescindir-se de documentação escrita está referindo-se somente à cultura e não ao processo formal

  • Parabens, Igor. O erro, às vezes, pode ser de português (rsrsrs...)

  • uma cultura organizacional forte dispensa documentação escrita? isso é contraditório...

  • Pricylla M, acredito que a Q323825 possa ajudar pois considerou certa a afirmação:

     "Elementos como símbolos materiais, rituais, linguagem integram um sistema de valores que são compartilhados pelos membros de uma organização e definem a cultura da instituição."

    Sendo assim, para ter uma cultura forte numa instituição, não necessita de documentação escrita. Com o passar do tempo os costumes vão formando essa cultura.

    Bons estudos

  • Uma outra questão ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Analista Administrativo Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Cultura Organizacional; 

    A intensa formalização na organização gera previsibilidade, ordem e consistência, assim como uma cultura organizacional forte.

    GABARITO: CERTA.

  • Uma cultura organizacional forte aumenta a consistência do comportamento. Nesse sentido, podemos dizer que uma cultura forte funciona como um substituto da formalização.
     Uma formalização intensa na organização gera previsibilidade, ordem e consistência. Uma cultura forte pode fazer o mesmo sem necessidade de documentação escrita. Portanto, podemos encarar a cultura organizacional forte a formalização, com dois caminhos diversos para se chegar ao mesmo fim. Quanto mais forte a cultura organizacional, menos os executivos precisam se preocupar em desenvolver regras e regulamentos para orientar o comportamento dos funcionários. Essa orientação é introjetada pelos funcionários à medida que eles aceitam a cultura organizacional.

    (Comportamento Organizacional, ROBBINS, PÁGINA 377).

  • prescindir = dispensar

  • Comentário:

    Muito bacana essa questão, além do que esse aspecto da cultura organizacional é bem cobrado. Quando uma cultura organizacional é forte, ou seja, muito aceita e respeitada por todos os seus membros, então a necessidade de formalização (feitura de normas e regulamentos expressos) diminui, podendo a cultura substituir esses meios de regulação. Atenção também para a palavra “prescindir” ela quer dizer “não precisa”. Portanto, item correto.

    Gabarito: C

  • Dispensa documentação escrita? ai ai ai, odeio essa matéria!

  • Gab: CERTO

    Apesar de ter errado a questão, concordo com o gabarito. Precisamos apenas ler com amor no coração! Veja!

    A questão diz que o processo de formalização é responsável pela previsibilidade, ordem e consistência, ok! Esses aspectos são alcançados também por Culturas Fortes, que, nesse caso, (qual caso? Ora, da cultura forte), não precisam de documentação escrita para que seja "implementada", uma vez que nesse nível de cultura todos são responsáveis, exercem seus papéis com maturidade e entendem o que deve ser feito, seus papéis e ações são claros. Com isso, não há exigência de documentação escrita para que eles cumpram o que já fazem normalmente. Portanto, gabarito correto.

    Erros, mandem mensagem :)