-
Questão errada.
O período de revisão é usado qdo o controle de estoque é realizados pelo sistema de revisões periódicas, conforme explicado abaixo:
Sistema de revisões periódicas: por esse sistema, o material é reposto periodicamente em ciclos de tempos iguais, chamados períodos de revisão. A quantidade pedida será a necessidade da demanda do próximo período. Considera-se também um estoque mínimo de segurança e ele deve ser dimensionado de forma que previna o consumo acima do normal e os atrasos de entrega durante o período de revisão e tempo de reposição. Nesse sistema são programadas as datas em que deverão ser realizados as reposições de materiais e os intervalos são iguais. A análise deverá ser feita considerando o estoque físico existente, o consumo no período, o tempo de reposição e o saldo de pedido no fornecedor do item. A dificuldade desse método é a determinação do período entre as revisões. Diversos aspectos devem ser analisados sendo que torna necessário observar que: (i) uma periodicidade pequena entre as revisões acarreta um estoque médio alto e como conseqüência um aumento no custo de estocagem e; (ii) uma periodicidade alta entre as revisões acarreta baixo estoque médio e como conseqüência um aumento no custo de pedido e risco de ruptura. (DIAS, 1993, p.118) Para minimizar esses riscos devem ser calculadas revisões para cada material estocado ou para cada classe de materiais, de acordo com objetivos operacionais e financeiros da empresa. A escolha de um calendário para as revisões é também de importância fundamental porque fornece subsídios importantes para se: definir volumes de materiais a comprar; listar os itens de uso comum para serem processados simultaneamente; executar uma compra única; efetuar compras e entregas programadas, optando pela determinação das periodicidades mais convenientes das necessidades.
Continua....
-
Sistema dos Máximos e Mínimos: Pelas dificuldades para a determinação do consumo e pelas variações do tempo de reposição é que usamos o sistema
máximos e mínimos, também chamados de sistemas de quantidades fixas, que consiste basicamente em:
a) Determinação dos consumos previstos para o item desejado;
b) Fixação do período de consumo previsto no máximo a ser consumido;
c) Cálculo do ponto de pedido em função do tempo de reposição do item pelo fornecedor;
d) Cálculos dos estoques mínimos e máximos;
e) Cálculo dos lotes de compra.
Esse método tem razoável eficácia, pois o Ponto de Pedido e o Lote de Compra são fixos e constantes, e as reposições são em períodos variáveis,
sempre acontecendo quando o nível do estoque alcança o ponto de pedido, o que garante, uma razoável automatização do processo de reposição, estimulando o lote econômico em situais de seu emprego usual, além de abranger todos os itens do estoque, independentemente de sua importância.
Bons estudos!!
-
Sistemas de Controle de Estoques
Exitem 3 sistemas principais:
A) Sistema de duas gavetas: geralmente usado para itens de pouca importância no estoque. Consiste em se uitlizar duas gavetas (A e B), a gaveta A tem estoque suficiente para atender o consumo durante o processo de reposição, e a gaveta B tem o suficiente para atender todo o período, conforme previsão. Assim quando o estoque da gaveta B chega a zero é um indicador de que é necessária um nova compra ou reposição de material, e com o intuito de não interromper o ciclo de atendimento , as requisições do estoque serão atendidas pela gaveta A.
B) Sistema dos Máximos e Mínimos: se, para a reposição do estoque, houvesse o conhecimento do consumo exato do material num período predeterminado, a dificuldade de determinar um ponto de pedido não existiria. Porém, essas condições ideais são utópicas, porque o estoque estaria a zero assim que o material comprado fosse recebido. Pelas dificuldades para a determinação do consumo e pelas variações do tempo de reposição é que usamos o sistema de máximos e mínimos, também chamados de sistemas de quantidades fixas, que consiste basicamente em;
1) determinação dos consumos previstos para o item desejado;
2)Fixação do período de consumo previsto no máximo a ser cosumido;
3) Cálculo do ponto de pedido em função do tempo de reposição do item pelo fornecedor;
4) Cálculos dos estoques mínimos e máximos;
5) Cálculo dos lotes de compra.
Esse método tem raxoável eficácia, pois o ponto de pedido e o lote de compras são fixos e constantes, e as reposições são em períodos variáveis, sempre acontecendo quando o nível do estoque alcança o ponto de pedido.
C) Sistemas de revisões períodicas: por esse sistema, o material é reposto periodicamente em ciclos de tempos iguais, chamados períodos de revisão. A quatidade pedida será a necessidade da demanda do próximo período. Considera-se também um estoque mínimo de segurança e ele deve ser dimensionado de forma que previna o consumo acima do normal e os atrasos de entrega durante o período de revisão e tempo de reposição. Nesse sistema são programadas as datas em que deverão ser realizados as reposições de materiais e os intervalos são iguais. A análise deve ser feita considerando o estoque físico existente, o consumo no período, o tempo de remposicão e o saldo do período entre as revisões.
-
Questão errada!
O sistema das reposições periódicas, também chamado de sistema das renovações ou revisões periódicas, consiste basicamente em repor periodicamente o material, em ciclos de tempo iguais, chamados períodos de revisão.
Já o sistema dos máximos-mínimos, também chamado de sistema de quantidades fixas, o ponto de pedido e o lote de compra é que são fixos e constantes e as reposições ocorrem em períodos variáveis, sempre quando o nível de estoque alcança o ponto de pedio.
Para estar correta a questão deveria assim estar: O período de revisão corresponde ao intervalo de tempo entre dois pedidos de um material cujo controle de estoque é realizado pelo sistema das reposições periódicas.
Bons estudos!!!
-
Questão Errada!
A questão se refere ao Tempo de Reposição da Peça e não ao Período de Revisão.
-
TEMPO DE REPOSIÇÃO: É O INTERVALO DE TEMPO QUE DECORRE DO INSTANTE EM QUE SE PERCEBE A NECESSIDADE DE RESUPRIMENTO ATÉ A CHEGADA DA MERCADORIA NA ORGANIZAÇÃO.
-
Período de Revisao (PR) do sistema periódico é equivalente ao Ponto de Pedido (PP) do sistema contínuo.
O intervalo entre 2 PRs ou PPs é o Intervalo de Ressuprimento.
-
Prezados. Sistema de máximos e mínimos , Sistema de reposição contínua e Sistema de ponto de pedido significam a mesma coisa?
-
A questão trata da definição do "INTERVALO DE RESSUPRIMENTO" como, perfeitamente, nos lembrou o colega Senna.
Vale ressaltar também que o Sistema de Máximos e Mínimos, por sua filosofia de pedir sempre e apenas quando o estoque estiver no mínimo, não executa revisões.
-
Valeu, Lorrayne! Agradecido!
-
Jane, são a mesma coisa sim.
-
O período de revisão é utilizado quando o controle é realizado pelo sistema de revisões periódicas.
-
O Correto seria:
O período de revisão corresponde ao intervalo de tempo entre dois pedidos de um material cujo controle de estoque é realizado pelo sistema de reposição periódica.
Falou em período de revisão = Reposição periódica = Modelo de Estoque Máximo = Modelo de intervalo Padrão
Falou em reposição contínua = sistema de máximos e mínimos = Sistema de ponto de pedido.
Renato Fenili.
-
Sistema de máximo e mínimos:
A reposição ocorre quando o estoque atinge um nível pré-determinado.
O intervalo de tempo entre as reposições pode variar.
A quantidade de mercadoria é fixa em cada pedido.
-
Veja o gráfico da questão: Q326933
"https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/cdd6c7c6-04"
M. A. Dias. Administração de materiais: uma abordagem logística. 5.ª Ed. São Paulo. Atlas, 2010, p.109.
Com base no gráfico acima, julgue o item a seguir, referente à gestão de estoques.
Um intervalo de revisão longo acarreta baixo nível de estoque médio, aumento no custo do pedido e incremento no risco de ruptura.
Portanto, para o CESPE, o intervalo de revisão é aplicado sim no sistema de reposição contínua, ou sistema de máximos e mínimos.
Alguém consegue discordar fundamentando o argumento "Cespiano" acima???
-
Gente, tem certeza que o intervalo de ressuprimento é o intervalo entre 2 pedidos? Pra mim é o intervalo da emissão do pedido de compras até o recebimento do produto...
-
O sistema máximo e minimo nao usa revisão periódica
-
ACRESCENTANDO:
REVISÃO PERIÓDICA --> LOTE VARIÁVEL + TEMPO CONSTANTE/FIXO
-
Gab: ERRADO
O sistema que é com base na técnica dos Máximos-Mínimos é o sistema de Revisão Contínua. A questão nos traz a Revisão Periódica (período de revisão). Com isso, gabarito errado!
- Reposição Periódica + Intervalo Padrão = Revisão Periódica.
- Máximos-Mínimos + Ponto de Pedido = Revisão Contínua.
- Esquema:
- Revisão Contínua ----> QUANTIDADE Fixa - TEMPO Variável;
- Revisão Periódica ----> TEMPO Fixo - QUANTIDADE Variável.
FONTE: Meu resumo de ARM/2021, pág. 30 e 31.
OBS: Vendo meu resumo. Interessados, solicitem amostra: Soresumo.com.br@gmail.com