SóProvas


ID
843835
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Na administração direta e indireta — incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo poder público — é objeto de análise do controle externo, exercido pelo Congresso Nacional, a legalidade dos atos de admissão de pessoal a qualquer título.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:
    [...]
    III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório;

    bons estudos

  • Controle sobre a legalidade dos atos é de competencia da propria adm ou Judicial. Creio que a questão está errada.

  • Atribuições do TCU

    Apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório

  • A admissão a qualquer tipo??? E os cargos comissionados, não são excetuados???

  • fiquei em dúvida com o "a qualquer título"....acho q só faz sentido quando coloca na frase a exceção dos cargos comissionados....como está no artigo!  pq se ñ colocar fica parecendo q cargo comissionado tbm tá no bolo.

  • Pessol,a qualquer título,quer dizer o seguinte:mesmo que seja contratação por tempo determinado,ou seja,aquela prevista no art.37  da carta magna.IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.


  • • CONTROLE EXTERNO: ocorre quando o órgão fiscalizador se situa em Administração DIVERSA daquela de onde a conduta administrativa se originou.
    - controle do Judiciário sobre os atos do Executivo em ações judiciais;
    - sustação de ato normativo do Poder Executivo pelo Legislativo;

  • "A qualquer título" ... da um medinho kkkk
  • esquecer de mencionar o TCU até vai, mas ''admissão de pessoal a qualquer título.'' é osso né dona CESPE? 

  • a qualquer título......-_-

    então eles analisam as nomeações para cargo em comissão...

    Questão podre

  • Ao meu ver quem faz o controle da admissão de pessoal é o TC e não o Congresso.....

  • marquei errado por considerar,

    "Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete"

    O TCU exerce competências privativas as quais são exercidas apenas por ele, dentre as quais: " apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título". É errado dizer que o congresso nacional aprecia a admissão de pessoal, extrapola mais ainda pois o congresso nacional não pode fazer o registro de pessoal.

    Ademais, a legalidade de tais atos será realizada sob a admissão de pessoal a qualquer título, seja qual for a forma de admissão, apenas se exige que o órgão esteja sob a jurisdição do Tribunal.