SóProvas


ID
84427
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à política fiscal, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A política fiscal costuma ser muito intervencionista por isto rejeitada pelos neoliberais, a política fiscal intervem com a força do Estado para transformar a economia de tal forma que não é possível aos agentes privados, então utiliza a legitimidade do governo para intervir diretamente sobre a renda, através de tributos e gastos públicos, para gerar empregos e impulsionar a economia.
  • a) Procura estimular ou desestimular as despesas de consumo e de investimentos por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito.
    FALSA. Assertiva se refere à política MONETÁRIA.
    b) Funciona diretamente sobre as rendas, mediante a tributação e os gastos públicos.
    VERDADEIRA.
    c) É uma medida de política fiscal pura, anti-recessiva, materializa-se por meio de redução dos gastos do governo e/ou aumento da carga tributária com meios de pagamentos constantes.
    FALSA. O aumento da carga tributária é uma medida RECESSIVA.
    d) Por política fiscal, entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia.
    FALSA. Assertiva se refere à política MONETÁRIA.
    e) Caso a política fiscal assuma a forma de uma redução dos impostos, seu impacto sobre a demanda se dará pela diminuição da renda disponível dos agentes.
    FALSA. A redução dos impostos faz com que AUMENTE a renda disponível dos agentes, uma vez que o dinheiro que era gasto com tributos poderá, agora, ser gasto com outras finalidades.
  • COMENTÁRIO:
    Uma "política fiscal pura" é sempre financiada pela arrecadação, e não por políticas monetárias.  Uma medida de política fiscal pura, anti-recessiva, materializa-se por meio de aumento dos gastos do governo e/ou redução da carga tributária com meio de pagamentos constantes.