SóProvas


ID
844909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Com relação ao presidencialismo, julgue os itens a seguir.

O presidencialismo de coalizão ocorre em sistemas multipartidários quando o partido a que pertence o presidente possui ampla maioria no parlamento para aprovar seus projetos e implementar suas políticas.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Alguém pode comentar essa questão?
    Obrigada.
  • Afirmativa Incorreta! é justamente o contrario, a coalizão é necessaria quando o presidente não possui ampla maioria no parlamento para apoiar os seus projetos. Desde sua formulação pelo cientista político Sérgio Abranches em 1988, a expressão “presidencialismo de coalizão” tornou-se um verdadeiro mantra para definir a estrutura e o mecanismo de funcionamento do regime político-institucional brasileiro. A peculiaridade do sistema político brasileiro deve-se ao fato de conjugar o pacto interpartidos do parlamentarismo e a eleição direta para o chefe do governo, traço típico do presidencialismo. O observador político Fernando Henrique Cardoso acertou na mosca quando disse que, por mais bem votado que tenha sido o presidente eleito, seu capital eleitoral (“votos”) tem de ser, no dia seguinte, convertido em capital político (“apoios”). Do contrário ele reina, mas sem a famosa “base aliada”, não governa.
  • É necessário se estabelecer a coalizão exatamente por que o partido do presidente não tem a maioria no parlamento.

    Portanto, o correto seria: O presidencialismo de coalizão ocorre em sistemas multipartidários quando o partido a que pertence o presidente NÃO possui ampla maioria no parlamento para aprovar seus projetos e implementar suas políticas.

     

    Resposta: ERRADO.

  • Gab: Errado

    é ao contrário: a coalizão é necessária porque o presidente tem pouco "apoio" e assim não conseguiria implementar seus projetos.

     

    O presidencialismo de coalizão ocorre em sistemas multipartidários quando o partido a que pertence o presidente possui ampla maioria no parlamento para aprovar seus projetos e implementar suas políticas.