SóProvas


ID
846682
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Nos termos da teoria burocrática weberiana, a burocracia é um sistema:

Alternativas
Comentários
  • Weber entende que nas sociedades ocidentais há uma tendência geral à racionalização e um dos meios através dos quais essa tendência se materializa, sobretudo nestas sociedades, é a burocracia. A burocracia é estudada à luz de um modelo universal e eficaz de racionalidade e de dominação. A realidade social aparece como um complexo de estruturas de dominação – carismática, burocrática e tradicional -, onde a possibilidade de dominar é a de dar aos valores - conteúdos das relações sociais – o sentido que interessa aos agentes em luta, ou seja, impor valores. Para Weber a dominação adquire um papel fundamental nas sociedades ocidentais pois é verdadeiramente o fator mantenedor da coesão social. A burocracia então é vista como o melhor modo de organizar a dominação racional por intermédio de uma incomparável superioridade técnica com outras formas organizacionais, devido à especialização de funções, redução de atritos, redução dos custos e padronização de tarefas, entre outros aspectos.

    FONTE:
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA9-8AF/teoria-burocracia

    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • Alternativa E

     

  • Gabarito: E

     

    O ponto central da obra de Weber era a dominação burocrática, não a estrutura burocrática em si como um modelo a ser seguido para organizações. As críticas à burocracia “tipo puro” de Weber são, portanto, oriundas de um erro de interpretação, pois ele não tinha a intenção de tornar a burocracia um modelo administrativo para as organizações modernas, ele apenas descreveu as características mais básicas de algo que já existia na
    sociedade.


    As críticas a seguir são de autores que consideravam a burocracia como uma teoria da administração defendida por Weber. Para eles, existe uma discrepância entre o modelo burocrático oficial e a vida real, na qual as práticas informais, sentimentos e demais ações humanas gerariam uma série de disfunções. Alguns autores chegam a propor modelos próprios de burocracia, os quais prezam principalmente pela “humanização” e necessidade de adaptação ao ambiente.

     

    Weber, no livro Economia e Sociedade, define: “Poder significa toda probabilidade de impor sua própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade”.


    Dentre os tipos de poder, ele cita a disciplina e a dominação.


    --- > Disciplina é a “[...] probabilidade de encontrar obediência pronta, automática e esquemática a uma ordem, entre uma pluralidade indicável de pessoas, em virtude de atividades treinadas”.


    --- > Dominação é a “[...] probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis”.

  • Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima.

    Gab E