SóProvas


ID
846754
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com as fortes chuvas do verão passado várias pontes foram danificadas em determinado município, e não havia, na Lei de Orçamento, despesa específica para recuperá-las. Nesse caso, para realizar o reparo nas referidas pontes, o correto seria solicitar abertura de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:
    I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;
    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;
    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
  • É calamidade ou não é calamidade? Eis a questão.
  • Essa questão tem interpretaçao duvidosa, pois é sabido por todos que creditos adicionais suplementares sao dotatos, especiais nao sao dotados e os extraordinários obviamente também nao sao dotados. Eu marcaria extraordinário devido ao início da questão ( devidos as fortes chuvas de verao) pois se chuveu e caiu a ponte, no meu entender é CALAMIDADE.  Se fosse só queda de ponte devido a qualquer circustancia, exemplo falta de conservaçao, aím sim maracaria especial.
  • Questão mal feita, como um gestor não abre crédito extraordinário a época do fato?, a chave da questão está em (verão passado), pois se fosse (verão presente) seria extraordinário, o examinador ficou atrapalhado na hora de elaborar a questão.

    Fato presente - calamidade (crédito extraordinário)

    Fato passado - nova despesa (crédito especial)

    Ao meu ver essa foi a intenção do examinador, porém não justifica a resposta.