SóProvas


ID
848596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os trabalhos para construções de obras rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias iniciam-se por meio de estudos de planejamento de transporte, seguidos pelas fases de reconhecimento, exploração e projetos. Com relação a esses estudos, julgue o  item  seguinte.


Contratrilhos de uma ferrovia são trilhos ou peças laminadas que se colocam na parte externa da via, como reforço nas curvas, junto aos trilhos normais, para combater a força centrípeta.

Alternativas
Comentários
  • Contratrilhos são empregados nas seguintes situações:

      Em pontilhões e passagem inferior de vão superior a 6m;

      Em pontes e viadutos;

      Onde exista pilar de passagem superior situado a menos de três metros de fiada de trilho mais próxima;

      Onde exista obra considerada de importância suficiente a proteger e está a menos de três metros da fiada de trilho mais próxima

  • Contratrilho: Trilho que nas passagens de nível, curvas fechadas etc., de uma via férrea, se assenta ao lado interno dos trilhos ordinários, para os resguardar e evitar descarrilhamentos; contracarril.
  • Contratrilho:

    - Pedaço de trilho curvo nas extremidades, de comprimento adequado, colocado paralelamente ao trilho de linha, junto aos trilhos externos e de um lado e outro do “coração” do AMV, tendo por finalidade “puxar” o rodeiro para fora, evitando que os frisos das rodas se choquem contra a ponta do “jacaré” ou da agulha.

     

    http://www.dnit.gov.br/download/sala-de-imprensa/isf-215-projeto-de-superestrutura-da-via-permanente-aparelho-de-mudanca-de-via.pdf

  • Contracarril posto nas partes lateral e interior dos trilhos de uma ferrovia, para evitar descarrilamentos.

  • Contracarril posto nas partes lateral e interior dos trilhos de uma ferrovia, para evitar descarrilamentos.