-
A) CORRETA ... indicadores SOCIAIS ... Sociais é adjetivo que está caracterizando o substantivo "indicadores" B) ERRADA ... chegamos A níveis insuportáveis. o "A" na frase representa uma preposição e não um artigo. Se fosse um um artigo teríamos algo como: "Verificamos OS níveis...", pois Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. "... A nível ..." não está nem definindo nem indefinindo o substantivo "nível". Na frase a preposição "a" está ligando um verbo (chegamos) a um substantivo (níveis) C) ERRADA "COM" é uma preposição e não uma conjunção. D) ERRADA ... está envolvida PESADAMENTE. Pesadamente é um advérbio de modo, ou seja, as pessoas estão envolvidas de modo pesado. E)"[...] e, portanto, de AVANÇO da criminalidade ..." "Avanço" na frase não é um verbo, é um substantivo masculino.
-
acho que o enunciado deveria ser função SINTÁTICA né, porque A por si só é artigo..
-
Na verdade, o A seria um artigo se ele estivesse com o sinal indicativo de crase, mas ,como não está, ele é apenas a preposição exigida por chegar.
-
Equívoco seu Manuelle, o A, mesmo sozinho, pode ser preposição. A banca o colocou ali justamente por alguns candidatos terem isso em mente.
-
A no singular + palavra no plural = crase nem a pau.. rsrsrs :)
-
-
GABARITO: LETRA A
→ “Nas últimas décadas, muitos indicadores SOCIAIS do Brasil melhoraram.” (adjetivo)
→ correto, temos um adjetivo que qualifica o substantivo "indicadores", tendo função sintática de adjunto adnominal.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺