para Turckman, a formação de um grupo divide-se em:
formação: aqui o grupo esta começando a interagir e demarcar o terreno. a liderança, estrutura e objetvos do grupo ainda é incerta.
tormenta/conflito: aqui o grupo já há interação no grupo, porém surgem conflitos, quanto à sua liderança, e os limites da individualidades; começa-se a vislumbrar uma hierarquia.
normatização: aqui a hierarquia é defenida, bem como as regras e normas. há um comportamento coordenado e destinado a um objetivo, começa-se a haver uma coesão no grupo, que agora passa a agir com um objetivo comum.
desempenho: aqui a estrutura do grupo é funcional e aceita. foco nas tarefas a serem realizadas. nos grupos permanetes é a ultima fase.
interrupção: é a dissolvição do grupo TEMPORARIO, nessa fase há conflitos, pois alguns ficam felizes com os resultados e outros não.
ver-se-á que a zona de desconforto não é tão desconfortante assim. Haja vista que, a medida que se torna mais desconfortante, o conforto superveniente será de um valor inestimável. E nesse dilema de causa e efeito, que tange a vida, que conquistar-se-á o que se diz inconquistável. CIPRIANO, M. O. B.
Estágios no desenvolvimento de um grupo segundo Tuckman:
1. Formação - estágio inicial;
2. Tempestade - fase de conflito;
3. Normatização - estágio de criação de normas de sobrevivência; (GABARITO)
4. Desempenho - grupo maduro, que superou com sucesso as fases anteriores;
5. Encerramento - desmobilização, encerremento das atividades.