SóProvas


ID
850870
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A e? ciência das operações, economias de escala, inovações tecnológicas, baixo custo de mão de obra ou acesso preferencial às matérias-primas são procedimentos que indicam que uma empresa obtém vantagem de:

Alternativas
Comentários
  • A questão abordou o tema Estratégias genéricas de Porter e obtenção de vantagem competitiva. Para esse autor, há três tipos de políticas organizacionais genéricas que objetivam tornar uma organização mais competitiva:

    ◾ DIFERENCIAÇÃO: Desenvolvem produtos diferentes e únicos no ponto de vista no cliente no aspecto qualitativo. Um dos riscos dessa estratégia é, com o tempo, a organização não conseguir manter a lealdade dos consumidores.

    ◾ LIDERANÇA DE CUSTO: Produz produtos a um custo mais baixo que os concorrentes, e oferece ao consumidor com um menor preço final e com isso aumenta a sua participação no mercado. Essa redução pode ser obtida através da automação dos sistemas de produção, por exemplo. Um dos riscos envolvidos nessa estratégia é o grande volume de investimento realizado no início, marketing (É barato, mas é bom?) e a mudança da tecnologia e etc.

    ◾ FOCALIZAÇÃO/ ENFOQUE: Focaliza em um público específico e particular de consumidor. Os riscos moram no foco em nichos mais específicos dentro de um dos alvos e na sua anulação das vantagens do enfoque pela diferença de custos entre os concorrentes. “As diferenças de custos entre os concorrentes que atuam no mercado e as empresas que adotam os enfoques particulares se ampliam de tal modo que eliminam as vantagens de custos de atender um alvo estreito ou anulação a diferenciação do enfoque.” (Chiavenato, Sapiro, 2020)

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    LETRA A) “Diferenciação”

    INCORRETA. A estratégia competitiva de diferenciação é obtida com a caracterização único do produto na visão do cliente. É uma das estratégias genéricas de Porter.

    LETRA B) “Foco”

    INCORRETA . A estratégia de foco é realizada sob um público alvo bem específico. Não remete aos itens citados no enunciado.

    LETRA C) “Desempenho”

    INCORRETA . é um dos modelos de estratégias genéricas de Porter.

    LETRA D) “Custo”

    CORRETA . A liderança em custos pressupõe que as operações da organização sejam eficientes e que a tecnologia empresa seja adequada para a que haja uma produção a mais baixo custo e um consequente oferecimento de produtos com um preço menor.

    LETRA E) “acesso”

    INCORRETA . Não é um dos modelos de estratégias genéricas de Porter.

    FONTE: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. "Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados". 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.

    GABARITO: LETRA D