SóProvas


ID
851317
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os anos oitenta foram cenário da construção do projeto profissional que se fortaleceu pelas lutas democráticas e pela reorganização política dos trabalhadores e dos movimentos sociais. Nesse processo, segundo Barroco (2009), erigiu-se um novo ethos balizado pela negação do conservadorismo e também pelo seguinte fator:

Alternativas
Comentários
  • O novo ethos profissional compareceu no metodo BH em 1975 mas a sua materializaçao mais significativa ocorreu no III congresso Brasileiro de A. Sociais( Congresso da Virada em 1979). E em 1980 se direcionou para o novo currículo so S. Social que foi reformulado em 82/83 critucando as bases filosoficas do conservadorismo e em 86 mais uma reformulação com o reconhecimento da liberdade como valor central. ( Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos”,  Maria Lucia Silva Barroco).

  • Na década de oitenta, a construção do projeto profissional foi fortalecida pelas lutas democráticas e pela reorganização política dos trabalhadores e dos movimentos sociais organizados. Favorecendo a participação cívica e política dos profissionais, ampliando sua consciência, esse contexto também propicia o confronto teórico e ideológico entre tendências e a luta pela hegemonia entre diferentes projetos societários e profissionais. 

    (...)
    Nesse processo, se construiu um novo ethos, marcado pelo posicionamento de negação do conservadorismo e de afirmação da liberdade. Valores e princípios foram se reafirmando na vida cotidiana através da participação cívica e política, do trabalho, da vivência e enfrentamento de novas necessidades, escolhas e posicionamentos de valor, da recusa de papeis tradicionais, da incorporação denovos referenciais ético‐morais, entre outros aspectos. 
    (BARROCO, p.208-209)

     

     

     

    Fonte: BARROCO, Maria Lúcia Silva. Fundamentos éticos do Serviço Social  in: “Serviço Social: Direitos Sociais e Competências
    Profissionais” (CFESS, 2009).

  • Anos 80 erigiu um novo ethos balizado pela negação do conservadorismo e também pela afirmação da liberdade.