SóProvas


ID
851656
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O cloro é um potente oxidante e participa de diferentes reações químicas com inúmeras substâncias orgânicas e inorgânicas presentes na água. Uns dos efeitos desejáveis podem ser representados pela:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    O consumo do cloro em águas e efluentes envolve processos químicos complexos que podem ser agrupados em três mecanismos gerais:

     

    1) oxidação - o cloro pode oxidar íons reduzidos de ferro (Fe+2), manganês (Mn+2) e sulfeto (S-2) e ser reduzido a cloreto (Cl-),

     

    2) adição - pode se adicionar a olefinas e outros compostos orgânicos com duplas ligações e produzir compostos ogânicos clorados,

     

    3) substituição - pode sofrer reações de substituição com fenóis produzindo clorofenóis ou com amônia produzindo as cloraminas (substâncias cloradas ativas).

     

    fonte: http://www.c2o.pro.br/hackaguas/ar01s10.html

  • Clorofórmio e clorofenol são compostos TOTALMENTE INDESEJÁVEIS que precisam ser evitados

    CLOROFÓRMIO

    Estudos, na década de 70, no entanto, mostraram que o cloro reage com substâncias orgânicas naturais presentes na água, como os ácidos húmicos, ácidos fúlvicos, clorofila etc., formando triclorometano (CHCl3), também conhecido como clorofórmio, substância pertencente à classe dos trihalometanos (THM’s). Nessa época, já havia pesquisas mostrando que esses compostos causam diversos males à saúde humana incluindo problemas no sistema reprodutivo, abortos espontâneos e maior propensão ao câncer. Em 1974, pesquisadores americanos, realizando estudos pela U.S. Environmental Protection Agency em 113 estações de tratamento de água, correlacionaram a presença do clorofórmio na água e a incidência de câncer. Na década de 90, essa substância, que das substâncias THM’s é a mais estudada, mostrou-se carcinogênica para ratos causando tumores de fígado, estômago, rins, tireoide, intestino e reto nas cobaias. Como o metabolismo desses roedores é semelhante ao humano, existe considerável suspeita de que essa substância também possa causar câncer nos seres humanos.

    DE LIMA SILVAA, Benjamim H.; DE MELOB, Marcos A. Bezerra. Trihalometanos em água potável e riscos de câncer: simulação usando potencial de interação e transformações de Bäcklund. Quim. Nova, v. 38, n. 3, p. 309-315, 2015.

    CLOROFENOL

    Pode ser classificado como um POP. Os Poluentes Orgânicos Persistentes – POPs são substâncias químicas que têm sido utilizadas como agrotóxicos, para fins industriais ou liberados de modo não intencional em atividades antropogênicas, e que possuem características de alta persistência (não são facilmente degradadas), são capazes de serem transportadas por longas distâncias pelo ar, água e solo, e de se acumularem em tecidos gordurosos dos organismos vivos, sendo toxicologicamente preocupantes para a saúde humana e o meio ambiente.

    https://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/convencao-estocolmo-pops/