SóProvas


ID
851950
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei Orçamentária Anual elaborada por um determinado ente federativo deverá, obrigatoriamente, discriminar todas as receitas e despesas relativas a todos os Poderes, órgãos e fundos, devendo, inclusive, constar pelos seus valores brutos, sem qualquer dedução. O cumprimento desse dispositivo é em obediência à essência dos seguintes princípios orçamentários:

Alternativas
Comentários
  • Galera, gabarito correto letra B

    os conceitos de universalidade e orçamento bruto estão bem próximos:

    Universalidade:  esse princípio diz que todas as despesas e receitas devem estar na LOA, a EXCESSÃO desse princípio diz respeito aos novos tributos criados depois da elaboração da LOA.

    Orçamento bruto: Diz que as receitas devem constar pelo valor bruto. Como esse conceito já está na questão, então vou dar um exemplo para ficar claro

    o órgão" A " vai receber 1.000 reais de receita, porém, já sabe que deverá repassar 500 reais ao órgão" B", ele NÃO poderá colocar em sua receita o valor de 500 reais

  • LETRA B

    Estabelecido, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei 4.320, de 1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do art. 165 da Constituição Federal, determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

    Art. 6º Tôdas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

  • universalidade e orçamento-bruto