SóProvas


ID
855076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tendo em vista que, em 2003, o Conselho Federal de Psicologia
(CFP) estabeleceu que os instrumentos de mensuração psicológica
devem seguir padrões técnicos objetivos, julgue os itens de 41 a
44, concernentes a avaliação psicológica.

Os testes psicométricos baseiam-se na teoria da medida e, especificamente na psicometria, fazem uso de números para descrever os fenômenos psicológicos, ao passo que os testes impressionistas (projetivos e expressivos), ainda que se utilizem de números, fundamentam-se na descrição linguística.

Alternativas
Comentários
  • Os testes psicométricos se baseiam na teoria da medida e, mais especificamente, na psicometria, usam números para descrever os fenômenos psicológicos, enquanto os testes impressionistas, ainda que utilizem números, se fundamentam na descrição linguística.

    Os testes psicométricos usam a técnica da escolha forçada, escalas em que o sujeito deve simplesmente marcar suas respostas. Primam pela objetividade: tarefas padronizadas. A correção ou apuração é mecânica, portanto, sem ambiguidade por parte do avaliador.

    Os testes impressionistas requerem respostas livres, sua apuração é ambígua, sujeita aos vieses de interpretação do avaliador. O psicólogo impressionista trabalha com tarefas pouco ou nada estruturadas, a apuração das respostas deixa margem para interpretações subjetivas do próprio avaliador, e os resultados são totalmente dependentes da sua percepção, dos seus critérios de entendimento e bom senso.

  • PMK é expressivo. tem descrição linguística????