SóProvas


ID
855376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O auditor de obras públicas, ao verificar o orçamento da obra, deve ter condições de analisar e interpretar as informações disponíveis, para que se garanta preço justo pelos serviços contratados. Em relação à orçamentação da construção de edifícios públicos, julgue os itens subsequentes.


No cálculo de encargos sociais, o custo com auxílio-enfermidade pode variar de uma empresa para outra.

Alternativas
Comentários
  • sim, correto

     

    pode acontecer da empresa do seu João investir mais em EPIs do que a empresa do seu Jorge, então aos orçamentistas do seu João podem considerar um encargo de auxílio-enfermidade menor porque o risco de seus oerários ficarem enfermos por causa de insalubridades é menor

     

    :)

  • O custo do auxílio enfermidade é calculado a partir do número de dias médio que os empregados faltam ao trabalho por motivo de saúde durante o ano.

    Por exemplo, o SICRO considera uma média de 5 dias por empregado por ano. Com isso, ele calcula o número de horas não trabalhadas como 5 x 7,33 = 36,6665 h/ano.

    Para se chegar no percentual de incidência, divide-se esse número pelo número de horas trabalháveis por ano: 1.972,1843 h, resultando na incidência de 1,86% nesse caso. Esse item faz parte do Grupo B, que considera os dias em que não há prestação de serviços, mas o funcionário tem direito a receber sua remuneração.

    Portanto, cada empresa terá uma incidência específica em função do número médios de dias não trabalhados pelos seus empregados em um determinado período apurado.