SóProvas


ID
855532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Tendo em vista que as estruturas dos cais devem suportar as cargas permanentes, as sobrecargas verticais, as cargas de amarração e de atracação, as cargas móveis, os empuxos e as cargas decorrentes de fatores ambientais, julgue os itens subsequentes acerca dos tipos de obras portuárias e suas características de suporte aos referidos esforços.


Em terminal especializado na operação de contêineres, o equipamento conhecido por portêiner pode se locomover sobre trilhos ou sobre pneus, permitindo, nesse caso, seu deslocamento por toda a retroárea.

Alternativas
Comentários
  • O porteiner é uma estrutura gigante e fixa ele nao sai se movimentando por ai...

  • ERRADO

     

    Sob trilhos somente

  • o que se move sobre trilhos ou pneus é o transtainer

  • Em terminal especializado na operação de contêineres, o equipamento conhecido por portêiner pode se locomover sobre trilhos ou sobre pneus, permitindo, nesse caso, seu deslocamento por toda a retroárea.
     

    Os portêineres podem sim se locomover sob trilhos ou pneus, o problema da questão está ao afirmar que seu deslocamento se dá por toda retroárea, já que aqueles se limitam a posicionar-se próximo a zona de carga e descarga, e não na retroárea/retroporto que é onde os containeres ficam empilhados e são movimentados pelos transteineres.

  • Sobre o equipamento citado na questão podemos dizer que se trata de uma espécie de guindaste, com função de carregar e descarregar navios. Ele pode se deslocar sobre trilhos ou pneus, no entanto, devido às grandes dimensões não possui mobilidade suficiente para se deslocar em toda a retroárea.

    Existem outros equipamentos com maior mobilidade como: MHC ( Mobile Harbour Care), transtêiner, RTG (Rubber Tyred Gantry) e Reach Stacker.