-
Errado, a onda nao determina a profundidade do canal, e sim o tipo e a velocidade do barco que determinará a proporçao mínima entre a profundidade do canal e o calado do navio.
-
Jack3d, a onda influencia na determinação da profundidade do canal! Acredito que o erro está em afirmar que o comprimento contribui para a ocilação da embarcação ou pelo fato da altura da profundidade do canal não ser proporcional à onda de projeto.
-
Na verdade o comprimento influencia no squat, não sei qual é o erro
-
Lord Paulistinha, seu adendo está correto. A onda realmente influencia na determinaçao da profundidade do canal, nao obstante o erro da questao está exatamente no final, como vc havia dito no seu comentário. A onda de projeto nao é proporcional a profundidade do canal, ela apenas influencia na hora do calculo devendo ser levado em consideraçao, mas afirmar que ela será proporcional é um equívoco. Oq 7 meses de estudo nao faz com uma pessoa em? kkk. Obg pela observaçao guerreiro.
-
O erro da questão está em afirmar que no movimento oscilatório comprimento/velocidade da embarcação-tipo, para determinação da profundidade do canal de acesso, a altura será proporcional à onda de projeto. Neste caso, o maior efeito das ondas sobre a embarcação ocorre quando o seu comprimento é muito menor do que o comprimento da onda, situação em que se pode considerar um acréscimo de profundidade de metade da altura da onda, quando a embarcação encontra-se no cavado da onda.
-
É fato que as ondas provocam efeitos na navegação e, portanto, interferem nas dimensões das estruturas. Os parâmetros da onda, tais como altura, período e direção devem ser avaliados durante o cálculo da profundidade do canal de acesso.
Existem técnicas para a determinação da profundidade a ser acrescentada no canal de acesso devido ao efeito das ondas, como a técnica de RAO, que relaciona os movimentos verticais com comprimento, período e direção das ondas, portanto, é incorreto afirmar que se deve simplesmente acrescentar altura proporcional à onda de projeto, conforme afirma a questão.
-
Os valor da profundidade requerida pela embarcação-tipo estão relacionados à: MARÉ, EFEITOS DA ONDA, SQUAT, TRIM:
os fatores relacionados ao:
NIVEL D'ÁGUA: incertezas do nível d'água, mudanças da maré durante a manobra, maré meteorológica - cota de referência do nível d'água;
NAVIO: calado estático, incertezas no calado, variação na densidade da água, pé de piloto (squat, efeito de onda, folga líquida sobre a quilha) - cota do projeto do canal;
FUNDO: incertezas do leito, tolerância na execução da dragagem, sobredragagem - cota de dragagem do canal.
de acordo com a NBR 13246/1995
"O valor da profundidade requerida pela embarcação embarcação-tipo no canal de acesso portuário pode ser considerado como uma somatória que inclui aspectos relacionados à maré local, efeitos de onda, squat (afundamento dinâmico), trim (afundamento da proa e da popa) e calado estático da embarcação-tipo"
"Ondas - O maior efeito das ondas sobre a embarcação ocorre quando o seu comprimento é quase igual ao comprimento da onda, situação na qual se pode considerar um acréscimo de profundidade de metade da altura da onda.
R. O ERRO da questão está em "altura proporcional à onda de projeto". Estaria correto se: "somatório da metade da altura da onda"