SóProvas


ID
855643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O orçamento público é baseado em conceitos doutrinários próprios e bem distintos dos orçamentos elaborados por instituições privadas. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes.


Nem mesmo a lei ordinária poderá autorizar a utilização dos recursos arrecadados por meio das contribuições sociais do empregador incidentes sobre a folha de salários, bem como do trabalhador e demais segurados da previdência social, para um fim diverso do pagamento de benefícios da previdência, ainda que o país esteja em estado de guerra.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA PARA ANULAÇÃO:


    A redação do item prejudicou seu julgamento objetivo. Dessa forma, opta-se por sua anulação.


    http://www.questoesdeconcursos.com.br/concurso/justificativa/1562/tcu-2011-auditor-federal-de-controle-externo-justificativa.pdf
  • CF/88 - Art. 167. São vedados:


    VIII - a utilização, sem autorização legislativa específica, de recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir déficit de empresas, fundações e fundos, inclusive dos mencionados no art. 165, § 5º;
  • Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão:  TCU Prova: AFCE 

    "Nem mesmo a lei ordinária poderá autorizar a utilização dos recursos arrecadados por meio das contribuições sociais do empregador incidentes sobre a folha de salários, bem como do trabalhador e demais segurados da previdência social, para um fim diverso do pagamento de benefícios da previdência, ainda que o país esteja em estado de guerra."

    CF, Art. 167:

    São vedados:

    XI - a utilização dos recursos provenientes das contribuições sociais de que trata o art. 195*, I, a, e II para a realização de despesas distintas do pagamento de benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201. (EC nº 20/1998)

    * I, a e II contribuições do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada, incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho (...), bem como do trabalhador e dos demais segurados da previdência social.

    De fato, qualquer lei nesse sentido deveria ter sua inconstitucionalidade declarada, pois a vedação é absoluta não há ressalvas. Entretanto... é complicado afirmar que nem mesmo como o estado de guerra poderia autorizar a transposição desses recursos, uma que, em tese, é possível a suspensão de qualquer direito fundamental.