SóProvas


ID
855649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O orçamento público é baseado em conceitos doutrinários próprios e bem distintos dos orçamentos elaborados por instituições privadas. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes.


Se determinado município precisar urgentemente aprovar a autorização legal para a contratação de determinado empréstimo destinado a reformar as escolas locais antes do início do período letivo, tal autorização não poderá ser incluída na LOA, pois essa lei não pode conter dispositivo estranho à previsão das receitas e à fixação das despesas.

Alternativas
Comentários
  • A autorização, na LOA, para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, é uma exceção ao princípio da exclusividade (art. 165, § 8°, CF/88).

    Assim, se o município for contratar o empréstimo por intermédio de uma operação de crédito, tá valendo.
  • Art.165 §8º: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão de receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
  • O art. 41 da Lei 4.320/64 prevê os créditos extraordinários para as situações de emergência. Como é o caso da reforma da escola citada no enunciado. Sendo que este artigo é um rol exemplificativo

    LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

           III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

  • Gabarito: ERRADA é possívl contratar operações de crédito sim.

    Art.165 §8º: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão de receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    Colega Luciana, acho que está ocorrendo um equívoco, pois a questão fala em operação de crédito e não em crédito extraordinário:

  • Nossa, é verdade João!
    Eu fiz confusão com os conceitos. E eu ainda tinha ficado na dúvida, sem entender direito essa questão. Realmente eu troquei as conceitos aqui!
    Muito obrigada pela correção!!
  • A questão não entra no mérito de qual crédito se deve usar, mas sim na possibilidade da inserção de contratações de crédito. Item Errado. 

  • GABARITO: ERRADO

     

    O princípio da exclusividade determina que a lei orçamentária não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas.


    Exceção se dá para as autorizações de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária.


    Logo, no caso em tela, a autorização legal para a contratação de determinado empréstimo destinado a reformar as escolas locais antes do início do período letivo deverá ser incluída na LOA.

     

     

    Prof. Sérgio Mendes - Estratégia Concursos

  • Princípio da exclusividade: A LOA não conterá dispisitivo (conteúdo) estranho à:

    Previsão das receitas 

    Fixação das despesas 

    Exceção: Autorização na LOA: contratar operações de crédito. Inclusive por ARO e abrir créditos suplementares.

  • ERRADO 

     

    PRINCÍPIO DA EXLCUSIVIDADE - EXCEÇÕES

    - Autorização para abertura de créditos SUPLEMENTARES
    - Contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação da receita (ARO ou outra operação de crédito)

     

    EMPRÉSTIMO = OPERAÇÃO DE CRÉDITO 

     

  • A LOA não pode conter dispositivo estranho à fixação das despesas e à previsão das receitas, ou seja, só pode conter matéria orçamentária. Esse princípio (exclusividade) tem o objetivo de evitar que outros temas tenham tramitação legislativa mais célere, característica das leis orçamentárias. Exceções: autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, mesmo que por antecipação de receita.Resposta: Errada.