SóProvas


ID
855658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito dos princípios orçamentários.


Entre as três leis ordinárias previstas pela CF para dispor sobre orçamento, somente a LOA é obrigada a observar o princípio da especificação.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da especificação/especialização/discriminação  Veda as autorizações de despesas globais. As receitas e despesas devem ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos. O §4º do art. 5º da Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF estabelece a vedação de consignação de crédito orçamentário com finalidade imprecisa, exigindo a especificação da despesa. As exceções a esse princípio orçamentário são os programas especiais de trabalho  e  a reserva de contingência (art. 5º, III da LRF).
    Portanto, com o uso de lógica podemos responder a essa questão: se somente a LOA fixa despesas e prevê receitas, então, apenas a ela aplica-se tal princípio.

    Vamo que vamo!
  • Questão CORRETA.

    Errei porque a CF/88 não pede lei ordinária, e sim complementar. Art. 165:

    § 9º - Cabe à lei complementar:

    I - dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual;

    II - estabelecer normas de gestão financeira e patrimonial da administração direta e indireta bem como condições para a instituição e funcionamento de fundos.

     A Lei 4320/64 nasceu como Lei Ordinária, ela somente é usada porque o legislador não fez a lei complementar exigida pela CF, então podeos dizer que ela foi recepcionada pela CF/88 como lei complementar.

    Daí o Cespe afirmar que existem três leis ordinárias previstas na CF é pra %$#@$#.

  • Lei 430/64:

     Art. 5º A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único.

    Bons estudos!
  • CARO DALTRO, A QUESTÃO SE REFERE A ESSA PARTE DA CF/88:

    Seção II
    DOS ORÇAMENTOS

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    AS REFERIDAS LEIS SÃOSIM ORDINÁRIAS.

  • Só pra registrar que errei as últimas 3 questões... sinceramente, ou eu não sei mais nada dessa matéria ou essa prova tá muito tosca. Desculpem, mas os comentários acima não dizem respeito à questão. Quer dizer que a LDO não precisa serguir o princípio da especificação? Pode ela, portanto, tratar de outras matérias que não orçamentárias? Que coisa bizarra...
  • Amigos,

    Os princípios orçamentário só se aplicam à LOA, e não ao LDO e PPA. 

  • Segundo o Prof. Sérgio Mendes:

    "Para o PPA e a LDO não há necessidade de um detalhamento tão grande de receitas e despesas. Isso vai ocorrer posteriormente, pois a LOA é obrigada a seguir o princípio da especificação."


     

  • Klaus, a questão está se referindo ao princípio da especificação, e não da exclusividade. A LOA é o orçamento propriamente dito, nela que devem estar especificadas as receitas e despesas no mínimo por elementos, sendo a lei 4320/64... As outras leis servem mais como planejamento, orientando sua elaboração (Exemplo: A LDO não vai conter discriminação da receita e despesa.. isso é papel da LOA, minha gente)
  • Bom, é mais simples do que parece. É uma questão de saber que a banca CESPE segue a doutrina que entende que os princípios orçamentários se aplicam somente a LOA.
  • Para o PPA e a LDO não há necessidade de um detalhamento tão grande de receitas e despesas. A LOA é obrigada a seguir o princípio da especificação.

  • Especificação - Determina que as receitas e despesas constem na LOA de forma detalhada para evitar dotações orçamentárias.

  • Vamos tomar o cuidado de generalizar muito. Apesar dos princípios orçamentários aplicarem-se à LOA, o princípio do equilíbrio também é observado na LDO.

     

    LC nº 101/00, Art. 4º A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2o do art. 165 da Constituição e:

     

            I - disporá também sobre:

            a) equilíbrio entre receitas e despesas;

  • cespe e suas questões lixo