SóProvas


ID
858070
Banca
FGV
Órgão
PC-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Sociedade empresária regular, atuando desde 2009 no mercado imobiliário em Tuntum, obteve a homologação de plano de recuperação extrajudicial. Decorridos 18 (dezoito) meses da homologação, com o agravamento substancial de sua situação financeira e incapacidade de cumprir o plano, a devedora viu-se obrigada, em 2012, a requerer recuperação judicial, que não teve deferido seu processamento pelo juiz por não ter a sociedade atendido a requisitos legais. Com base nas disposições da Lei nº 11.101/2005, é possível afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art 161.

    § 3o O devedor não poderá requerer a homologação de plano extrajudicial, se estiver pendente pedido de recuperação judicial ou se houver obtido recuperação judicial ou homologação de outro plano de recuperação extrajudicial há menos de 2 (dois) anos.

    Tem a regra geral no 48 mas esta QC aborda este art.


  • Não entendi a questão, pois a alternativa B não exlcui a validade da E, e vice-versa.

    Alguém encontra a resposta?
  • A sociedade do enunciado está pedindo a recuperação judicial e está, ao mesmo tempo, cumprindo um plano de recuperação extrajudicial, certo?

    Os requisitos legais para a recuperação judicial (que é o que a sociedade está querendo) estão no art. 48 da Lei 11.101/05 (abaixo). Nenhum dos requisitos deste artigo faz referência ao devedor estar cumprindo (ou já ter cumprido) planos de recuperação extrajudicial; logo, tanto faz para o deferimento do processo de recuperação judicial se o devedor está (ou esteve) em processo de recuperação extrajudicial.

    Art. 48. Poderá requerer recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido, exerça regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos e que atenda aos seguintes requisitos, cumulativamente:
    I – não ser falido e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentença transitada em julgado, as responsabilidades daí decorrentes;
    II – não ter, há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial;
    III – não ter, há menos de 8 (oito) anos, obtido concessão de recuperação judicial com base no plano especial de que trata a Seção V deste Capítulo;
    IV – não ter sido condenado ou não ter, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenada por qualquer dos crimes previstos nesta Lei.
  • O devedor poderá pedir RECUPERAÇÃO JUDICIAL enquanto pendente RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL, PORÉM O CONTRÁRIO NÃO É VERDADEIRO. 

    O devedor não poderá pedir RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL enquanto pendente RECUPERAÇÃO JUDICIAL.  ART. 161§3º - O devedor não poderá requerer a homologação de plano extrajudicial , se estiver pendente pedido de recuperação judicial, ou se houver obtido recuperação judicial ou homologação de outro plano de recuperação extrajudicial há menos de dois anos. 
  • Atenção para mudança que a  Lei Complementar nº 147, de 2014 fez em relação ao inciso III do art. 48 da Lei nº 11.101/05.

    Art. 48. Poderárequerer recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido, exerçaregularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos e que atenda aosseguintes requisitos, cumulativamente:

      I – não serfalido e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentença transitada emjulgado, as responsabilidades daí decorrentes; 

     II – não ter, hámenos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial;

    III - nãoter, há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial combase no plano especial de que trata a Seção V deste Capítulo;(Redação dada pela Lei Complementar nº 147, de 2014)

      IV – não ter sidocondenado ou não ter, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenadapor qualquer dos crimes previstos nesta Lei.

  • e

    A decisão do juiz não está correta, porque o devedor pode requerer recuperação judicial enquanto estiver pendente o cumprimento de plano de recuperação extrajudicial.

  • Além desses requisitos gerais previstos no art. 48, há ainda outro, constante da norma do art. 161, § 3.°, da LRE: “o devedor não poderá requerer a homologação de plano extrajudicial, se estiver pendente pedido de recuperação judicial ou se houver obtido recuperação judicial ou homologação de outro plano de recuperação extrajudicial há menos de 2 (dois) anos”.

  • Quem tem o MENOS (recuperação extrajudicial) pode pedir o MAIS (recuperação judicial), independentemente de decorrido qualquer prazo.

    Por isso a letra B está incorreta.

    Regra: Quem tem o MAIS (recuperação judicial) não pode pedir o MENOS (recuperação extrajudicial).

    A - Se tiver pendente pedido de recuperação judicial ou obtido a recuperação judicial o devedor não poderá requerer a homologação extrajudicial.

    .

    .

    .

    Regra 2 - Quem teve o menos, decorridos dois anos, pode pedir novamente o menos

    B - O devedor não poderá requerer a homologação de plano extrajudicial se houver obtido homologação de plano extrajudicial há menos de dois anos.

    No caso ainda estava pendente homologação de recuperação extrajudicial (18 meses), isto é, 1 ano e 6 meses. Ainda restavam 6 meses e 1 dia para que o devedor pudesse pedir outra recuperação extrajudicial, logo, a decisão do juiz está incorreta.

    Por isso a Letra E é a correta.

    .

    .

    .

    Art. 161, § 3º "O devedor não poderá requerer a homologação de plano extrajudicial, se estiver pendente pedido de recuperação judicial ou se houver obtido recuperação judicial ou homologação de outro plano de recuperação extrajudicial há menos de 2 (dois) anos".

  • Pelo nível de acertos, temos que:

    1. Nenhum livro explica isso direito
    2. Nenhum aluno aprende, apenas decora
    3. Os profs fingem que sabem o que ensinam
    4. Nem Fábio Ulhoa Correa sabe o que escreveu em seu livro.